Autoconhecimento Meditação Saúde Integral

Yoga ajuda a aliviar dores das costas e conduz a mudança no estilo de vida

Mulher fazendo Yoga em uma floresta.
Ale Fiori / Colunista Eu Sem Fronteiras
Escrito por Ale Fiori

Ao estudarmos nosso corpo sutil, sabemos que a coluna é a estrutura que contém nossos principais centros energéticos, os sete chakras. É ela que sustenta nosso corpo e nossa postura ereta. Uma coluna alinhada traz benefícios para a respiração e revela muito de nossa saúde. Em tempos tão acelerados pelas tecnologias e o excesso de trabalho, esquecemos de alinhar a coluna. Trabalhamos curvados no computador, sem nos darmos conta do nosso corpo, da nossa respiração. Resultado? Um a cada cinco adultos no Brasil tem dor crônica na coluna. (IBGE,2020).

Quando estava na formação como instrutora de yoga, conduzia um projeto junto a professores e servidores de uma escola em Brasília. Passei o questionário de anamnese e recebi de volta relatos em 80% das fichas sobre dores nas costas, pescoço e ombros. A tensão e o estresse da rotina de trabalho já estavam manifestada no corpo. Claro, uma consulta médica é essencial para saber as causas e tratamentos, mas lembre-se de que os medicamentos aliviam as dores, mas o efeito passa. É preciso de uma mudança no estilo de vida. Sim, os professores de yoga não são médicos, mas conduzem práticas comprovadas em que o movimento consciente e a mudança na filosofia de vida podem afastar incômodos do corpo e da mente.

Mulher fazendo Yoga em uma floresta.
Foto cedida pela colunista Ale Fiori

A dor mais comum na região das costas é a dor lombar. Ela é a segunda maior causa de visitas aos médicos, só perde para a dor de cabeça. O problema atinge mais de 80% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estimular a flexibilidade da coluna é essencial, e principalmente, fortalecer a região. O chamado “core” é o grupo muscular que estabiliza bacia, pélvis e abdômen. Quanto mais fortalecido, menos vai exigir forçar a coluna, garantindo uma qualidade de vida e retardando a degeneração.

Você também pode gostar

Para aliviar ou prevenir dores nas costas, pescoço e ombros, portanto, as posturas do yoga focadas na coluna e no abdômen estimulam o fortalecimento e a fluidez de energia. Aliás, é na região do abdômen, logo acima do umbigo, que está o chakra solar, Manipura, relacionado ao poder de transformação e força de vontade. É o centro do nosso ser emocional. Em tempos tão acelerados, está na hora de nos darmos conta que mudar o estilo de vida exige observar nosso corpo, perceber nossa mente, nutrir nossa alma e realizar nossa transformação do ser.

Sobre o autor

Ale Fiori

Sou jornalista e instrutora de Yoga Integrativo (prática que aplica diferentes técnicas do Yoga, de acordo com as necessidades do aluno). Praticante de Vinyasa Yoga Flow, vejo na fluidez do movimento com a respiração o caminho principal para o autoconhecimento do corpo e da mente. Desde 2017, mantenho o canal “Yoga com Ale Fiori” no YouTube, com sequências terapêuticas e práticas rápidas para o dia a dia dos iniciantes. Também produzi uma série de relaxamentos e meditações guiadas no SoundCloud, inicialmente para os alunos do curso de Yogaterapia para Estresse e Ansiedade, no qual indicamos caminhos e ferramentas para o controle de situações aflitivas na rotina diária. Mantenho turmas online e presenciais em Brasília (DF). Lembro sempre que o Yoga não cura, mas ajuda a nos conhecer melhor, a lidar com as adversidades, a identificar o que devemos desapegar e quais são nossas qualidades que devemos cultivar.

Contatos:
Email: alefiori@gmail.com
Facebook: yogacomalefiori
Instagram: @alefiori.yoga
Youtube: Yoga com Ale Fiori
Site: satvikayoga.blogspot.com l soundcloud.com/alefioriyoga
Telegram: t.me/alefioriyoga