Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga fora do Tapetinho: confiar e entregar

Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro

“(…) Yoga não é tanto uma forma de aprender, mas de desaprender um monte de coisas que são hábitos supostamente herdados de nossa evolução.”

(Sri Aurobindo, The adventure of consciousness)

Esses dias, estava com um tema muito forte: parcerias. Amizade. Se relacionar. Em relação à dinâmica de saber dar e receber, entregar e agradecer. Confiar e saber dar. Tudo isso estamos trabalhando em uma prática de Yoga que deseja integrar pensamentos, palavras e ações.

Lendo um pouco sobre os pensamentos do yogui indiano Sri Aurobindo, mais uma vez, vejo a importância de trazer os aprendizados da prática física e meditativa do Yoga para a vida “fora” do tapetinho.

Quantas vezes você conversa com alguém olhando nos olhos?

Sentamos e nos movemos em consciência do corpo e em desejo de uma libertação, muitas vezes, durante a prática, sentindo muita alegria e abertura. Mas depois não sabemos como levar toda essa vivência e consciência para a vida prática, para as relações e para o trabalho.

Uma das coisas sobre a qual gostaria de contar foi a experiência que tive praticando acro yoga e aprendendo sobre a confiança e sobre ser leva para minha parceira. E isso se aplica para sempre em tudo.

Também vi que junto com uma parceira posso fazer posturas e chegar a lugares na vida que sozinha jamais conseguiria. Com a ajuda para o trabalho sinto a confiança e a alegria que se tem quando se trabalha com um propósito comum.

Também sinto a importância de trabalhar mais em duplas ou grupos aprendendo a olhar nos olhos e respirar juntos. Quantas vezes você conversa com alguém olhando nos olhos? Quando você escuta está mesmo ouvindo ou só pensando no que já vai responder?

Tudo isso percebi que pode ser difícil, olhar nos olhos pode parecer vergonhoso, né? Olhar a verdade. Porque sabemos que o trabalho é interno, mas os olhos do outro são espelhos de mim e me vejo pelo olhar do outro e, daí, me conheço mais.

Podemos nos unir para nos conhecermos melhor e atingir conhecimento e liberdade com a ajuda de todos, porque quando ajudo o outro a evoluir, também estarei evoluindo e vice versa.

E vamos juntos!

Quer saber mais sobre a filosofia do Yoga? Vou dar uma palestra, gratuita e online no mês de março. Saiba mais sobre esse evento aqui.

Namastê!

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: [email protected]