Energia em Equilíbrio Yoga

7 posturas do yoga para fazer em casa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para praticar yoga é essencial o auxílio de um profissional da área, só assim você garantirá os benefícios da técnica sem colocar sua saúde em risco. Porém, há algumas posturas simples e poderosas que podem ser introduzidas facilmente em seu cotidiano.

Abaixo, seguem sete posturas simples, que não só podem como devem ser colocadas em prática. Essas práticas, além de melhorar a postura, ajudam a eliminar o estresse, ansiedade, protege contra doenças cardíacas e melhora a concentração.

  • Gato-Vaca

Acorde a coluna após uma longa noite de sono. Quando seu despertador tocar, posicione-se de 4, depois arquei, abaixe a cabeça e olhe para suas coxas. Respire fundo e lentamente traga a coluna para a posição inicial, depois disso olhe para cima e deixe a barriga cair.  Repita esse processo por cerca de quatro vezes.

  • Cachorro olhando para baixo

Para iniciar o dia com mais disposição, alongue as costas, braços e pernas. Fique de 4, empine o bumbum, estique as pernas e apoie o calcanhar no chão. Para exercitar seus tendões e panturrilhas, pedale os pés. Respire três vezes nessa posição e retome lentamente a postura inicial.

  • Flexão para frente de pé

Ideal para realizar no horário do almoço, depois de muito tempo sentado no trabalho. Mantenha-se em pé, solte os ombros e flexione o corpo para frente, vá descendo devagar até que as mãos encostem nos dedos dos pés, se tiver dificuldades, dobre o joelho. Lentamente, volte a posição inicial e deixe para levantar a cabeça por último.

  • Flexão para frente sentado

Indicado para ser realizado depois do almoço, pois auxilia na digestão. Sente no chão e deixei os pés esticados e a coluna reta. Lentamente, estique os braços em direção a sola dos pés, caso não consiga tocá-los, dobre os joelhos. Respire três vezes nessa posição e retome a postura inicial.

  • Guerreiro 

Para mandar o sono embora, posicione-se como se fosse um corredor e alinhe seus pés. Gire o corpo, lentamente, e apoie o calcanhar do pé no chão, mantendo o joelho da perna que estiver na frente dobrado. Os braços devem ser levantados na altura do ombro. Olhe para frente, respire fundo por três vezes e depois retome a postura inicial.

  • Pombo

Indicada para ser realizada durante a noite, especialmente antes de dormir para desacelerar e tirar a tensão do corpo. Inicie na posição do cachorro (postura 2). A perna direita deve ser levantada e dobrada sem encostá-la no chão, você pode utilizar uma almofada para repousar a testa. Respire, lentamente, por cinco vezes e depois retome a posição inicial.

  • Criança

Para um relaxamento profundo, comece de 4 e encoste o bumbum nos calcanhares. Abra os joelhos e desça o tronco até que sua testa encoste no chão. Respire, lentamente, cinco vezes e depois retome a postura inicial.

Se você ainda tem dificuldade para realizar a prática de yoga, algum fator pode estar te atrapalhando. Quer saber mais? Confira no site: Obstáculos para a prática de yoga.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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