Nutrição

12 alimentos que te fazem feliz

alimentos que te fazem feliz
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Uma boa alimentação é capaz de fazer milagres no corpo. Para quem dúvida, alguns alimentos, além de garantirem um bom funcionamento do organismo, melhorando inclusive os aspectos da pele, cabelos e unhas, também têm o poder de fazer com que a gente se sinta mais feliz.

Comer, naturalmente, provoca uma confortável sensação de bem-estar, isso acontece pois, ao realizarmos uma refeição, estamos atendendo uma necessidade física do corpo. Porém, depois de ingerir alguns alimentos, com substâncias que aumentam a liberação de serotonina, nós podemos ter uma sensação reconfortante.

Confira agora uma lista de alimentos que podem fazer o seu dia mais feliz:

1- Banana: a banana contém triptofano, esse aminoácido é uma substância precursora da serotonina, o que contribui para que o organismo não fique vulnerável a depressão, estresse, insônia, ansiedade e mau humor.

2- Mel: o mel contém alguns minerais antidepressivos e cálcio, ótimo para manter a mente tranquila.

3- Abacate: ácido fólico, vitamina B3, potássio, proteína, ferro, magnésio, vitaminas C, E e B6. Excelente para o sistema nervoso, além de que o ácido fólico atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor.

4- Frutos do mar: se o sabor não é o suficiente, os frutos do mar possuem zinco e selênico, estimulam a atenção, a memória e evitam a depressão.

5- Nozes: elas ajudam a transformar glicose em energia. O consumo auxilia na memória e cognição. Também possuem uma substância reconhecida como parte do complexo B, chamada de Inositol, necessária para um bom funcionamento da serotonina e acetilcolina.

alimentos que te fazem feliz

6- Tofu: feito à base de soja, o tofu é um queijo com muitos nutrientes, possui muita proteína, é uma importante fonte de magnésio. A falta de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia.

7- Espinafre: não é só o Popeye que fica renovado quando come espinafre. Ele é considerado uma boa arma contra a tristeza, pois contém potássio e ácido fólico, ambos auxiliam no combate a depressão.

8- Grão-de-bico: rico em triptofano, ele contribui para produção de serotonina do corpo, auxiliando na sensação de felicidade. O magnésio presente proporciona relaxamento, reduz o estresse e a ansiedade.

9- Pimenta: acelera o metabolismo e dá sensação de euforia, além de reduzir os sintomas da depressão e do estresse.

10- Laranja: ela é eficiente na melhora do humor, no combate ao estresse e no relaxamento muscular, pois contém vitamina C e cálcio.

alimentos que te fazem feliz

11- Lentilha: o equilíbrio do cálcio e magnésio age diretamente no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina.

12- Chocolate: a fonte da felicidade não é apenas pelo sabor doce, mas também porque é rico em triptofano e ainda possui teobromina, que tem efeito estimulante, e magnésio.


Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]