Mindful Eating Nutrição Nutrição Orgânica

Sopa de Inhame para reforçar sua imunidade

A sopa está presente na alimentação desde que a civilização pré-histórica encontrou uma forma de aquecer a água para cozinhar os alimentos. Ela surgiu a partir do momento em que o homem se deu conta que as carnes que caçava se tornavam macias e com um melhor sabor se fossem cozidas com água e uma mistura de ervas.

Ao experimentar esse caldo e descobrir que ele era tão saboroso, o homem acabou incorporando a sopa aos seus hábitos (tanto de preparo, quanto de consumo), principalmente por ser um prato acessível e de fácil elaboração, com um grande valor nutritivo. Hoje o prato se tornou um alimento comum e muito saudável e está presente no consumo diário da sociedade contemporânea.

Benefícios do Inhame

Balde e carrinho cheios de Inhame
Rachel Seidu de Studio Nigeria no Canva

Os benefícios que o inhame podem lhe trazer são inúmeros. Ele aumenta a fertilidade, reforça as defesas do organismo, possui ação anti-inflamatória, ameniza os sintomas da menopausa e da TPM.

Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. O inhame tem um elevado valor calórico, sendo rico em proteínas e elementos, tais como: o fósforo e o potássio, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C, Ferro e Magnésio.

O inhame impede o acúmulo de toxinas e combate os radicais livres. Um aliado para quem quer controlar e combater a pressão alta, o colesterol elevado, a osteoporose, a artrite e o cálculo renal.

O consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido (evitando sempre deixá-lo muito tempo no fogo) para que não haja perda dos nutrientes e das vitaminas essenciais.

Aprecie essa receita deliciosa que vai reforçar sua imunidade.

Sopa de Inhame

Ingredientes:

– 1 kg de inhame
– 1 cebola
– 1 colher de gengibre
– 1 colher de óleo
– 1 pitada de sal
– 1 xícara de cheiro verde

Modo de preparo:

Cozinhe o inhame numa panela de pressão por aproximadamente 5 minutos. Descasque e bata no liquidificador com água até formar um tipo de creme.
Refogue a cebola e o gengibre numa panela com óleo. Acrescente o creme de inhame e, por fim, adicione o sal e cheiro

Você também pode gostar

Esse tubérculo possui uma boa quantidade de vitamina C e complexo B, que são importantes para o sistema imunológico e ainda é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que são importantes para redução do colesterol LDL, ou seja, do mau colesterol.

O consumo de 100 gramas do inhame cru corresponde a 97 calorias e pode ser preparado de várias formas, principalmente na elaboração das sopas.

Essa receita parece ser deliciosa, não é mesmo? Se você já provou, conte-nos sua experiência e nos mande uma foto! Envie um e-mail para contato@eusemfronteiras.com.br. Compartilhe também outras receitas e experiências nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz é um espaço de aprendizagem contínua que oferece vivências, cursos e práticas meditativas, promovendo o autoconhecimento e o despertar da consciência.

O aprendizado acontece ao se estimular a convivência grupal, a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, a conexão com a natureza e o trabalho voluntário.

Localizado no município de Nazaré Paulista e envolto pela mata atlântica, o campus nos inspira a perceber que somos parte de uma única teia da vida. Estar em Nazaré Uniluz significa participar de uma rede interativa e criativa de pessoas que se apoiam mutuamente e seguem um ritmo cadenciado de atividades, nas múltiplas formas de aprendizagem: estudos sobre temas diversos e prática de meditação, da liderança grupal e compartilhada e da espiritualidade.

Também faz parte dessa experiência a prática do silêncio como forma de cultivar uma atitude meditativa que facilita a livre expressão da alma.

Nazaré Uniluz é uma instituição sem fins lucrativos, não está associada a organizações religiosas ou filosóficas e, há mais de três décadas, nutre e é nutrida por cada indivíduo que a visita e busca uma forma verdadeira e amorosa de se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a totalidade da vida.

Aqui, no Blog Eu Sem Fronteiras, você encontra algumas das deliciosas receitas servidas em Nazaré Uniluz.

Site: nazareuniluz.org.br
E-mail: comunicacao@nazareuniluz.org.br
Telefones:(11) 4597 7103 / (11) 96473 2851
Obs: É necessário discar o código 11 mesmo estando em São Paulo.
Facebook: Nazaré Uniluz
Instagram: @nazareuniluz
Youtube: Nazaré Uniluz