Nutrição

13 nozes que precisam fazer parte da sua dieta

Walnuts. Walnut kernels. Clean organic walnuts. Nuts in the cup on vintage blue wooden background. Countryside agriculture. Walnut tree fresh fall harvest.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você também quer perder aqueles quilinhos a mais que andou ganhando? Se a resposta é sim, deveria passar a incluir as nozes em sua dieta. Este alimento é uma rica fonte de nutrientes, além de ser, é claro, muito saudável. As nozes são ricas em vitaminas do tipo B, proteínas, cálcio, fibras, manganésio, cobre, L-arginina e vitaminas do tipo E, tornando-as um poderoso antioxidante.

Entre os benefícios principais, podemos citar: a prevenção de arteriosclerose, redução do risco de ocorrerem doenças degenerativas (sistema nervoso), combate ao cansaço físico e a sensação de fadiga, combate a diabetes do tipo 2, redução do colesterol do tipo ruim, combate à esterilidade e a problemas de impotência sexual e prevenção de doenças cardíacas.

Confira treze tipos de nozes que precisam fazer parte de sua dieta:

Pistache: este grão é rico em vitamina do tipo E e em betacaroteno, sendo benéfico para os rins e para o fígado. Possui um sabor levemente amargo e doce.

Pinhões: apesar deste alimento ser uma fonte rica de gorduras, os pinhões possuem um inibidor eficaz de apetite, que ajuda no processo de perda de peso, conhecida como ácido pinoleico. Além disso, este é um alimento rico em ferro, cobre, manganês, vitamina K e vitamina E, substâncias que auxiliam na melhora do sistema cardiovascular. Outra grande vantagem do pinhão é que ele traz diversos benefícios para o intestino grosso, fígado e pulmões.

Peanuts: este alimento é rico em energia, além de ser muito nutritivo. No entanto, vale ficar atento, porque seu consumo não é indicado em casos de sobrepeso.

Passas: se você precisa todos os dias de uma boa dose de vitamina, invista no consumo de passas. O consumo deste alimento proporciona uma maior absorção de proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Além disso, este alimento ajuda no combate de anemias e na prevenção de hipertensão.

Tâmaras secas: este alimento é rico em açúcares, proteínas, vitaminas do tipo C, potássio, cálcio, sais minerais, ferro e fibras. Além disso, ele possui em sua composição mais de 70% de hidratos de carbonos complexos e simples, o que o torna muito energético.

Nozes: a noz é, sem dúvida alguma, um alimento que deveria estar presente diariamente em nossa alimentação. As vitaminas e minerais existentes em sua composição são extremamente benéficas para manter o organismo ativo e saudável. Além disso, as nozes são antioxidantes. Possuem cobre, zinco, fósforo, cálcio, ferro e gorduras de azoto, além de vitaminas do tipo A e B, que ajudam a fortalecer o sistema nervoso e na redução dos níveis de colesterol ruim.

Figos secos: os benefícios do figo seco se devem principalmente à presença de cloro, potássio, sódio, manganésio, ferro, fósforo, cálcio, vitamina B1 e B2 e vitamina A. Ajuda principalmente em casos de prisão de ventre.

Chufas: por conter em sua composição vitaminas, amido, fibra, proteínas, gorduras e diversas enzimas, é um alimento com grande valor nutritivo.

Castanhas: estes alimentos contêm potássio e fósforo em sua composição, substâncias importantes para evitar arritmias e equilibrar o ritmo dos batimentos do coração. Além disso, a castanha ajuda a melhorar o funcionamento da tireoide, na proteção dos neurônios, ajuda na prevenção de doenças e na melhora do sistema imunológico.

Avelãs: essa importante oleaginosa ajuda no combate do colesterol ruim no sangue, além de ser uma fonte de vitaminas do tipo B e de magnésio, que agem como anti-inflamatórios, protegendo, assim, a saúde do coração. Outro grande benefício deste alimento é que ajuda a melhorar a saúde dos dentes e na prevenção de doenças nos ossos, por exemplo, a osteoporose.

Ameixas secas: auxilia e muito em casos de prisão de ventre, além de promover uma melhora no processo digestório.

Amêndoas: este alimento é extremamente rico em zinco, que auxilia para um bom funcionamento do sistema de defesa do corpo humano, e ainda para o processo de cicatrização. A amêndoa também é uma fonte rica de cobre, magnésio, fibras, proteínas, gorduras monoinsaturadas, vitaminas do tipo B1 e do tipo E, substâncias que diminuem a quantidade de colesterol ruim no sangue.

Albaricoques secos (damasco): alimento que é uma fonte importante de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial, na boa circulação sanguínea e na prevenção de doenças como artrite ou reumáticas.

Agora que você já conhece os benefícios das nozes, que tal preparar uma deliciosa receita? Confira no site: Salada de Couve Flor com nozes: adicione sabor em sua mesa.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br