Autoconhecimento

15 pequenos hábitos para aliviar o estresse

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Recentemente tenho me sentido muito estressada e isso tem me deixado ansiosa e com alguns problemas de saúde, como comer demais, menstruação atrasada e falta de ar. Eu sei que não estou sozinha nessa, fazendo uma pesquisa para o meu livro, muitos de vocês afirmaram que uma de suas maiores lutas é ter que lidar com o estresse e tentar encontrar o equilíbrio. Estou aqui para te ajudar a encarar o estresse ao adicionar pequenos hábitos no seu dia a dia.

Tenho me esforçado bastante para aplicar esses hábitos na minha vida e espero que você se junte a mim, para que possamos, juntos, mudar as nossas vidas para melhor. Essa lista está organizada por hábitos que você pode praticar quando acordar, durante o dia e antes de dormir.

ASSIM QUE ACORDAR

1) Pratique a gratidão

Agradecer faz com que nos lembremos do que é realmente importante nas nossas vidas.

2) Leia um capítulo de um livro de autoajuda

O segredo é fazer uma leitura rápida para começar seu dia inspirado com a sua melhor versão de si mesmo. Eu recomendo os livros On Becoming Fearless e  Thrive da Arianna Huffington.

3) Suar

Às vezes, só de treinar logo cedo eu fico mais aliviada porque não tenho que pensar! Além disso, você liberará endorfina — o que te deixará calmo e feliz ao longo do dia.

4) Beba um pouco de chá

Estudos provaram que tomar chá pela manhã, como o Chá Verde, não te fornece apenas a cafeína necessária para te manter desperto, mas também é ótimo para seu sistema imunológico. Tente trocar o café pelo chá.

5) Pense no que você quer realizar no dia

Às vezes eu não gosto de usar a palavra “meditação” porque isso assusta as pessoas. Mas, se você pega um pouco do seu tempo para pensar sobre a paz, você já está meditando. Pensamentos positivos percorrem um longo caminho. Pegue um momento para pensar no que você espera conquistar durante o dia e imagine-se concretizando tudo o que precisa.

DURANTE O DIA

6) Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável faz o trabalho duro para você. Você não se sentirá tão agitado e culpado se comer as coisas certas. Se possível, tente preparar sua comida e opte por um regime saudável. Permita-se desfrutar de uma refeição mais “porcaria” uma vez na semana. (Ou, se você for como eu, comece com 3 dessas refeições por semana e vá modificando aos poucos)

7) Limpe quando puder

Sempre me impressiono com como eu posso limpar a minha casa e uma semana depois ela já está uma bagunça. Como isso pode acontecer?? Geralmente é porque não estou limpando na frequência que deveria. Organizar e limpar suas coisas depois de utilizá-las faz uma grande diferença. Quando terminar de tomar seu café da manhã, lave os pratos. Dobre sua roupa logo que terminar de secar. Pequenos hábitos como esses podem ser uma mão na roda.

8) Respire fundo

Quando sentir que está começando a ficar cansado, veja o milagre que 5 respirações profundas podem fazer. Veja por si mesmo, vá em frente e tente agora mesmo! Inspire… expire. Repita 5 vezes. Respirar fundo oxigena o seu cérebro, o que te permite se acalmar e pensar de forma mais clara.

9) Organize seu espaço

Trabalhar em um ambiente desarrumado adiciona um estresse desnecessário ao seu dia. Guarde os papéis que você não precisa no momento. Guarde as roupas espalhadas. Deixe um espaço na sua mesa para que você possa trabalhar, sem estresse.

10) Pare um pouco e cheire as rosas

Literalmente! Não perca esses pequenos momentos. Pegue leve e aproveite a beleza ao seu redor. Isso coloca a vida em outra perspectiva!

ANTES DE DORMIR

11) Diário

A insônia foi um verdadeiro problema quando eu estava na universidade, mas felizmente, está muito melhor agora. Eu não consigo dormir quando a minha mente está funcionando a mil por hora. Às vezes, só de colocar esses pensamentos no papel já faz diferença e consigo dormir melhor.

12) Desligue seus eletrônicos uma hora antes de dormir

Sei que eu dificulto a minha vida quando olho o meu Email antes de dormir. Na hora já fico mais desperta e não consigo adormecer. E o mesmo acontece quando checo o Facebook ou Instagram.

13) Saia para uma pequena caminhada

Sair para caminhar depois de jantar ajuda a metabolizar a comida e te permite um tempo para limpar a cabeça antes de relaxar durante a noite.

14) Saiba quando desistir

Fico bastante estressada quando vejo uma lista de afazeres zombando de mim. Então, passei a adotar uma estratégia que tem me ajudado MUITO, é um pequeno hábito, aprendi quando desistir!

Por exemplo, nessa primavera fiz uma lista dos projetos que pretendia acabar no verão. Planejei um projeto por semana. Na primeira, me senti extremamente ansiosa por causa dessa ESTÚPIDA lista. Na semana seguinte, decidi jogá-la fora. A verdade é que eu estava muito ocupada e jogar essa lista fora foi essencial. Aprendi quando desistir e investir na realidade!

15) Vá para cama cedo

Sério, vamos falar a verdade. Todos precisamos dormir mais. Vá para cama meia hora mais cedo. Quando acordar você me agradecerá.

Espero que incorporando esses pequenos hábitos no seu dia a dia você possa aliviar seu estresse.

O que VOCÊ faz quando precisa se livrar do estresse? Conte-nos nos comentários!


Escrito por Amanda Magliaro Prieto da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]