Arteterapia Autoconhecimento Coaching Saúde Integral

Combatendo o estresse

Celso de Godoy Junior
Mesmo vivendo na era de pleno e infinitos avanços tecnológicos, infelizmente estamos diante de uma época nunca antes vivenciada por tantas doenças. Presenciamos cada vez mais transtornos como o de depressão, câncer, ansiedade, nervosismo e infelicidades advindas de inúmeras realizações que determinadas pessoas sofrem e somatizam, prejudicando suas vidas e rotinas diárias.

Diante de tal realidade, é comum ouvir esta reclamação: “Por que isso continua dando errado, por quê???” Desta forma, as pessoas são intensamente influenciadas por toda a rapidez que os recursos tecnológicos as induzem a viver de forma superacelerada, cheia de obrigações, responsabilidades, etc.

Extremamente racionais por tais práticas, nas quais podem facilmente perder a paciência, ficar ansiosas ou pior, muitas pessoas agem de forma desapegada a qualquer valor sentimental, preenchendo esses espaços emocionais por modos autoritários, punitivos e atitudes intolerantes. Isso gera grandes conflitos e as torna seres de relacionamentos mecânicos, rotineiros e ausentes de atenção, carinho, amor, companheirismo, entre outras convivências pessoais.

De acordo com essa realidade, quero ajudar a você, leitor, a viver de forma a desacelerar esta impulsividade tão estressante e prejudicial aos seus relacionamentos humanos, orientando-o a se preencher com a apreciação de experiências de calma e conforto existencial, fatores essenciais para combater esses conflitos.

Inicialmente, ao fazer cada uma das suas atividades diárias, procure realizá-las com leveza, respirando de forma lenta e concentrada, caminhando e utilizando os seus materiais em geral com maior atenção. Dessa forma, terá mais disposição e qualidade em suas atividades momentâneas.

“Vibre a paz interior e traga-a em suas ações externas.”

Ao usar um controle remoto de televisão, teclado de computador, entre outros, sinta-o em suas mãos, pressione cada tecla devagar e tenha satisfação pela praticidade do seu bom funcionamento.

“Conectando-se com o externo e cortejando o seu bom desempenho.”

Caso ele estiver com mau contato, conserte e evite de se estressar por falhas repetitivas.

“Dê conserto ao problema, e não nervosismo a sua saúde.”
“Ao estar com outras pessoas, olhe-as com atenção, doe palavras positivas e de encorajamento. A beleza agrada aos olhos, mas é a doçura das ações que encanta a alma.” – Voltaire

Viva a sua vida de forma onde haja mais atenção, valorização, gratidão e amor em suas orações, fé e atitudes ao seu próprio sucesso.

“Projete mentalmente o bem e concretize-o na satisfação das suas ações.”

Você é tudo aquilo que pensa, reforça e concretiza vivencialmente em sua vida. Por meio da respiração concentrada, bons pensamentos e determinação em suas atitudes, conseguirá se distanciar de muitas tensões de estresse e se nutrirá da apreciação sentimental, paz consigo, com os outros e o universo físico e abstrato.

Onde há escuridão, conflitos, somente a luz, o equilíbrio tem o poder de te trazer claridade às mudanças. Que esta luz brote de ti, perpetuada de recheios de amor e união à paz humana.

Encontre e expresse esta luz afetiva dentro si e veja o quanto tudo se espelhará em suas realizações de felicidades.

Namastê!


Referências bibliográficas

Cury, A. Qualidade de vida: Gestão do estresse e da ansiedade. São Paulo, Menthes, 2015.

FURTL, G. M. Uma abordagem Junguiana da Cura pela arte. São Paulo: Paulus, 2004.

SARAIVA, A. A. Os mandamentos da lucratividade: as histórias e os ensinamentos de um grande negócio que parecia impossível. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SARAIVA, A. A. 25 verbos para construir sua vida: Os ensinamentos de um dos maiores empreendedores do Brasil e fundador do Habib’s. São Paulo, Planeta do Brasil, 2016.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Celso de Godoy Junior

Coordenador de recursos organizacionais e humanos, com 11 anos de experiências na área comercial e educacional. Graduado em Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos (USF e FAAT) e Especialista em Arteterapia (UNIP), com ênfase no desenvolvimento e capacitação de crianças, jovens e adultos, desde 2010.
Realizo atendimentos particular e em grupos, práticas de treinamentos e motivação de funcionários, com o objetivo de resgatar o Autoconhecimento, fortificação e canalização dos potenciais interno, em beneficio pessoal, familiar, acadêmico e profissional, visando o cultivo da qualidade de Vida e aumento dos seus resultados globais.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Facebook: Celso G. Jr
E-mail: [email protected]

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP