Nutrição

7 benefícios do Orégano

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Existem diversos ingredientes utilizados na cozinha que servem para realçar o sabor dos alimentos e dos pratos em geral, porém, nem sempre esses segredinhos utilizados no preparo das refeições têm apenas função culinária, como é o caso do orégano. Iguaria frequente no prato de muitos brasileiros, essa erva pode ser utilizada de diversas maneiras e tem propriedades que vão além do imaginário popular.

O que muita gente não sabe é que o origanum vulgare, como é batizado cientificamente o orégano, contém uma grande lista de benefícios para a saúde. E esse segredo já era compartilhado há cerca de milhares de anos atrás para fins medicinais entre as civilizações antigas. Conheça algumas dessas benfeitorias e aproveite todo o poder e sabor do orégano.

Problemas decorrentes da menstruação

Este período é considerado entre algumas mulheres uma das fases mais dolorosas da vida; cólicas, inchaços, ciclo desregulado dentre outros sintomas tornam esse momento muito difícil. Consumir orégano com frequência ajuda a regular o fluxo menstrual, a amenizar as dores e até mesmo a prevenir a menopausa precoce. Você pode mastigar folhas da erva fresca ao longo do dia ou até mesmo prepará-la como chá, tomando a bebida de três a quatro vezes ao dia, sem açúcar, de preferência.

O coração e a pressão arterial

Por ser uma fonte rica de potássio, o orégano é recomendado para o tratamento da pressão arterial elevada, além de ajudar no controle dos batimentos cardíacos dos que consomem quantidade de sódio em exagero. Sua composição cheia de Ômega 3 e antioxidantes faz com que as inflamações diminuam assim como a possibilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Funcionamento do sistema digestivo

Agente colaborador na produção de enzimas digestivas, ele também atua como estimulante na produção de substâncias como o linalol, cimeno, tanino e cervacol, os responsáveis pelas propriedades digestivas. Seu uso previne as cólicas no intestino e a formação de gases. É recomendável que seja consumido em forma de chá para melhores resultados.

Ação antibacteriana

O cervacol e o timol são os dois elementos de ação antibacteriana presentes na folha e, devido a esse fator, ambos ajudam na defesa contra possíveis bactérias capazes de atacar o intestino, a pele e outras regiões do corpo.

Detox natural

A onda do detox está em alta, e a quantidade de receitas para eliminar as toxinas do corpo é enorme. Em apenas um ingrediente, podemos encontrar nutrientes como cálcio, ferro, vitamina K e manganês, além de fibras e nutrientes potentes, sem que haja a necessidade de tantas alternativas. Alguns estudos já foram realizados e comprovaram que o orégano proporciona esse efeito no organismo.

Fortalecedor de ossos

Os minerais já citados, como manganês, ferro e cálcio são excelentes para o fortalecimento dos ossos. No orégano, se concentra grande parte destes nutrientes, sendo indicado como excelente alternativa contra a osteoporose.

Aliado contra a gripe

Imunidade baixa ou época propícia para as infecções virais, não importa; sempre acontece aquele incômodo de se contrair uma doença do tipo e principalmente aquela gripe chata que veio na hora errada. Uma das utilidades mais conhecidas do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Para que ele aja rápido, assim que se der conta de que está ficando doente, adicione de 3 a 6 gotas de óleo de orégano em um copo com água e beba sempre antes das refeições. O recomendável são cinco dias fazendo esse processo.

Essas são apenas algumas dicas de como usá-lo no cuidado com a saúde. Além de tudo o que foi dito anteriormente, ele é livre de colesterol e conta ainda com muito mais qualidades. Tratado apenas como um mero “coadjuvante”, o orégano merece mais atenção e deve ser conhecido além de sua fama de ser um simples tempero.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]