Convivendo Saúde Integral

7 coisas que você precisa saber sobre a assexualidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Estamos em uma época de quebra de tabus, mas que, ao mesmo tempo, ainda nos mostra casos de intolerância sobre os diversos tipos de sexualidade. Isso mesmo. Diversos tipos! Não existem apenas heterossexuais e homossexuais, mas uma gama muito maior de opções que qualquer pessoa com a imaginação fértil pode até se espantar. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a assexualidade.

Pessoas assexuais são aquelas que não sentem atração sexual. É diferente dos celibatários, que decidem não fazer sexo por uma crença religiosa ou pessoal.

Veja abaixo 7 curiosidades sobre essa orientação sexual.

Assexualidade é uma orientação sexual

A definição de orientação sexual é exatamente o que desperta a atração sexual em uma pessoa. No caso dos assexuais, eles não possuem essa atração, mas mesmo assim se usa o termo assexual para ficar mais fácil de entender a natureza sexual de quem faz parte desse grupo.

Assexualidade não é uma doença ou transtorno

Cada caso é um caso, mas o que se observa é que normalmente quem é assexual não passou por nenhuma doença ou problema de saúde que possa ter interferido na sua atração sexual pelos outros. Ainda não existem estudos científicos que façam essa ligação, então acredita-se que a assexualidade pode ser algo natural.

Diversos níveis de assexualidade

Levando em conta diversas pessoas que se consideram assexuais, existem diversos níveis de assexualidade. Desde aquelas que não sentem atração sexual nenhuma por ninguém, até aqueles que até conseguem sentir essa atração, mas somente quando estão em uma conexão romântica muito profunda com alguém.

Elas também se relacionam com pessoas com outras orientações sexuais

Uma pessoa assexual também se relaciona com pessoas que possuam atração sexual. Nesses casos, a pessoa faz sexo com o parceiro para satisfazê-lo (mesmo ela não tendo vontade e prazer no ato) ou entra em um acordo para que o outro possa fazer sexo com outras pessoas.

Alguns se masturbam

Apesar de não sentirem vontade de fazer sexo com outras pessoas, alguns assexuais sentem a necessidade fisiológica de liberar os fluídos sexuais. Por isso a masturbação pode acontecer. Mas é diferente de uma masturbação em que se fantasia com outra pessoa. É uma masturbação puramente física e sem desejo.

Um por cento

De acordo com estudos, alguns pesquisadores levantam a hipótese de que, pelo menos, um por cento das pessoas nos Estados Unidos são assexuais e também que, pelo menos, um por cento também nunca tiveram uma atração forte por outra pessoa.

Comunidade online

A assexualidade não é um assunto tão novo assim. Na verdade, ela está aparecendo um pouco mais por causa da internet. Com a facilidade de formar grupos de discussões online, muitas pessoas têm se juntado para compartilhar online as suas experiências. Para conhecer mais sobre o assunto, acesse.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]