Linguagem do Corpo Saúde Integral

Linguagem do Corpo: De onde se origina o Terçol?

Mulher com terçol
ViDi Studio / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Famoso no imaginário popular, o terçol sempre esteve associado a alguma crença ou invenção, principalmente na infância, quando se acreditava que ao negarmos comida a uma grávida uma bolinha no canto do olho apareceria como um tipo de castigo. O tema rende ainda mitos e lendas fantasiosas, e continua gerando dúvidas frequentes entre as pessoas.

Brincadeiras à parte, o pequeno incômodo, que num primeiro momento desperta espanto e aflição, na realidade é tão mais comum do que se imagina, e surge sem que haja a necessidade de medo e apreensão, dada sua magnitude. No entanto, vale a pena entender sobre a proveniência desse verdadeiro enigma, que intriga, até os dias atuais, muita gente curiosa.

Quais são as causas emocionais do terçol?

Ainda que não exista um consenso a respeito disso, muitos médicos consideram o terçol um “aviso” que o corpo dá de que é preciso diminuir os níveis de ansiedade e estresse. É como se o nosso sistema imunológico estivesse nos alertando sobre problemas mais graves que podem nos acometer caso não cuidemos da nossa saúde mental.

Os olhos são bastante suscetíveis à ansiedade e ao estresse. Sintomas como tremores nas pálpebras e até mesmo sensação de queimação nos olhos nos momentos de bastante pressão psicológico e emocional são comuns em pessoas que passam por situações estressantes, então faz sentido o terçol ter também essa origem.

O terçol, segundo a Linguagem do Corpo

Há uma técnica, chamada Linguagem do Corpo, que relaciona todos os males físicos que se abatem sobre nós a problemas relacionados às nossas emoções. De acordo com Cristina Cairo, principal defensora dessa técnica, o terçol pode ter origem na nossa insistência de levar adiante situações que não gostaríamos mais de viver.

Ela sugere que, para evitar que isso aconteça, precisamos respeitar a forma como estamos nos sentindo, evitando que façamos exatamente o oposto daquilo que desejamos e pensamos.

Quais são as causas espirituais do terçol?

Assim como motivos físicos e emocionais podem causar o terçol, desequilíbrios espirituais também podem ocasionar esse pequeno problema. Segundo a Ayurveda, medicina tradicional indiana, os olhos se conectam ao fígado, que é o órgão que “armazena” a raiva e o rancor.

De acordo com essa medicina alternativa, portanto, o terçol pode estar relacionado a mágoas que estamos carregando conosco sem a menor necessidade. Evitaria o surgimento de novas lesões se trabalhássemos o perdão para deixar isso esse rancor.

Criança com terçol
phasinphoto / Getty Images Pro / Canva

Há outros possíveis significados espirituais para o terçol, que variam de acordo com o olho no qual a lesão apareceu. Confira:

Terçol no olho direito: indica um estresse causado diretamente por outra pessoa, que não está respeitando o seu espaço e as suas decisões. Além disso, pode estar relacionado a situações que você tem tentado controlar, mas sobre as quais não é possível exercer controle.

Terçol no olho esquerdo: o terçol no olho direito está muito relacionado a ilusões, especialmente a situações que estamos nos recusando a ver ou que fingimos que não estão acontecendo. É importante “abrir os olhos” e observar em volta para evitar desilusões, que são a consequência da ilusão.

Terçol nos dois olhos: Além de reforçar as causas do olho esquerdo e do olho direito, pode indicar contrariedade por ser forçado a fazer algo ou a agir de uma forma que não é a ideal ou o seu verdadeiro desejo. Perceba qual é essa situação e se é possível fazer algo para evitá-la ou resolvê-la.

Todas essas causas podem ser responsáveis por esse problema, mas há ainda a possibilidade de alguma influência de energias negativas externas, ou seja, alguma maldade ou intenção ruim vinda de alguém. Nesse caso, é útil procurar ajuda espiritual ou até mesmo fazer um banho ou compressa com ervas.

Basta ferver um litro de água e adicionar uma colher de sopa de camomila e um punhado de alecrim. Além da limpeza espiritual, ambas as ervas têm ação antibactericida.

Se você fizer a compressa, não se esqueça de esperar a água amornar bastante, pois a pele das pálpebras é bastante sensível.

Caso opte pelo banho, tome seu banho normalmente e, quando terminar, jogue a mistura sobre a sua cabeça, deixando escorrer pelo rosto e pelo corpo. No fim, enxague-se apenas com água.

Terçol por Cristina Cairo

Cristina Cairo, autora do livro Linguagem do corpo, associa a origem do terçol ao estado de raiva e também à contrariedade de insistirmos em fazer algo que de fato não gostaríamos mais de levar adiante. A professora e escritora sugere evitarmos esse tipo de sentimento e atitude respeitando a forma com que cada um pensa e escolhe ser feliz, além de mudarmos de direção sempre que for preciso.

O que causa terçol no olho?

Pessoa com terçol
leventalbas / Getty Images Pro / Canva

O terçol é provocado pela inflamação das glândulas Zeiss e Mol, que ficam localizadas na parte externa das pálpebras. Ela ocorre devido a uma infecção motivada por bactérias, conhecidas como Staphylococcus. Entretanto, outros fatores como excesso de oleosidade e o mau funcionamento das glândulas sebáceas (ficam ao redor dos cílios) podem contribuir, do mesmo modo, para o seu surgimento.

Quais os sintomas do terçol?

Os sinais de manifestação do terçol se anunciam com um pouco de dor, por conta da sensibilidade da região dos olhos. Os indícios se apresentam por meio de inchaço na pálpebra, lacrimejo, vermelhidão, sensibilidade à luz, visão turva, e, em alguns casos, é possível notar a presença de pus, geralmente caracterizada por uma pontinha amarela no canto do olho.

Como curar terçol?

Por ter estimativa baixa de tempo de vida, em um quadro otimista, o terçol chega a durar de sete a quinze dias, variando de pessoa para pessoa. Não existe um tratamento específico para o terçol, uma vez que ele costuma se curar sozinho. Porém, algumas medidas como compressas de água morna e o uso de colírios indicados para o problema ajudam no alívio dos sintomas.

O que é o terçol interno?

O hordéolo interno, como é chamado clinicamente, aparece com menos frequência e possui características e traços bastantes semelhantes ao terçol externo. Também ocasionado pela Staphylococcus, a contaminação no local agride as glândulas de Meibomius, que estão mais profundas nas pálpebras. É considerado, em maior parte, doloroso, e sua aparência lembra a de uma espinha.

Dicas de prevenção

Mulher tirando maquiagem dos olhos
AnnaStills / Getty Images / Canva

Embora não haja risco de contágio, algumas ações podem ajudar a impedir o seu aparecimento, como, por exemplo: retirar a maquiagem habitualmente antes de dormir, higienizar bem as mãos regularmente, em especial antes de colocar lentes de contato. Esses são os procedimentos adequados que ajudarão no combate à transmissão de vírus e bactérias, não apenas os responsáveis pelo terçol.

Você também pode gostar

Apesar de não ser prejudicial, a automedicação deve ser descartada, sobretudo se a inflamação se prolongar demais ou se espalhar para outras áreas dos olhos. Visitar um oftalmologista nessas hipóteses é mais do que recomendável.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br