Autoconhecimento Psicanálise

A depressão e a vida depois dela

Wilian Lichtenthäler
Nesses anos de trabalho, lidando com pacientes que traziam suas expectativas de vida, e em muitos casos se encontravam sem mais o mesmo ânimo ou as dificuldades do caminho iam se acumulando de tal forma que não conseguiam mais se desvencilhar desses entraves.

Não sabendo lidar com estes problemas e, além disso, as perdas de uma maneira geral ocasionavam aquilo que denominamos de depressão, que nada mais é que todas as angústias interiores que não foram resolvidas ou mal encaminhadas durante o trajeto.

O leitor amigo pode pensar: “Mas se é só isso, porque não consigo sair deste estado de ânimo, porque não tenho alegria e vontade de viver?”, vão se acumulando tantos porquês que a vida vai ficando sem motivação e sem objetivos.

shutterstock_220751449-2

Depressão: nada mais é que todas as angústias interiores que não foram resolvidas ou mal encaminhadas durante o trajeto.

Não podemos deixar de lembrar que este processo se instala no “Ser” devido a insatisfação consigo próprio, ou seja, a deterioração do aspecto emocional do paciente, e as perdas que acima mencionamos podem estar relacionadas à morte de algum ente querido, à dispensa do trabalho profissional, ao fim de uma relação e tantas outras situações que colocam o indivíduo em xeque com relação aos seus paradigmas de vida.

Sempre me perguntam se existe alguma cura para esses processos, e eu digo sempre que “sim”, que em sua maioria são tratamentos de média ou longa duração, eu coloco com fator primordial que a pessoa busque ajuda profissional, essa pode ser de um Terapeuta, Psicólogo, Psicanalista, Analista ou mesmo em muitos casos de um Psiquiatra, que utilizará de medicação adequada para o equilíbrio e a posteriori uma terapia bem direcionada para debelar os aspectos que interferem diretamente na saúde do paciente.

Para essas dificuldades que surjam no caminho, é verdadeiro também entender os processos de cada pessoa, por isso a periodicidade e o Rapport são tão importantes para que possamos auxiliá-lo a sair deste estado o mais rapidamente possível, restabelecendo suas motivações de vida e seu papel em todo este contexto.

Quero enfatizar que hoje com os novos processos terapêuticos e outras terapias, juntamente com o receituário médico, se alcançam bons resultados fazendo com que o indivíduo debele por completo esse quadro, trazendo-o para uma vida plena e feliz.

Sobre o autor

Wilian Lichtenthäler

Wilian Lichtenthäler

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo em Administração de Empresas.

Completei cursos de extensão na área de saúde: Psicanálise e Análise /Medicina Tradicional Chinesa / Terapia Ortomolecular.

Tenho mais de 20 anos de experiência atuando como Psicanalista / Analista Clínico e Terapeuta Transpessoal. Foco em distúrbios de ordem Mental, Física e Emocional. Além de experiência de mais de 2 décadas em Medicina Tradicional Chinesa, tendo como especialidades áreas Ginecológicas, Neurológica, Psicológica e Reumatológica.

Possuo conhecimento de Terapias Complementares para o reequilíbrio dos pacientes mediante uso de técnicas como Massoterapia, Cromoterapia, Tuína, Do-in, Shiatsu e Terapia Ortomolecular. Além de conhecimento em Fitoterapia Chinesa, Brasileira e Florais de Bach e Quântico como complemento em tratamentos de casos crônicos e agudos e na prevenção de enfermidades.

Ministro Palestras e Aulas focadas principalmente às áreas de atuação em especial, Medicina Tradicional Chines, Psicanálise & Análise Psíquica, Florais de Bach, e ligadas ás áreas comportamentais.

Celular: (11) 99938-9122 (WhatsApp)
Facebook:www.facebook.com/wilianlichte
Blog: wilianlichte.blogspot.com
Skype: wilianlicht