Autoconhecimento Yoga

Aerial Yoga e Espiritualidade

aerial yoga
Mudra Yoga
Escrito por Mudra Yoga
Sabemos que Yoga é união entre corpo, mente e espírito. É uma filosofia de vida que deve ser vivenciada nas ações do dia a dia, não apenas na sala de práticas. Yoga é presente, não futuro, e sua prática deve ser feita com desapego. Não adianta ter pressa de chegar, pois o lugar é aqui e a hora é agora. Yoga é um caminho que se faz ao caminhar. Em essência, Yoga é a união do Ser Humano com o Divino que existe dentro dele. Yoga é a possibilidade de nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.

Como o Yoga atua?

Treinando ao mesmo tempo o corpo e a mente, o Yoga cria um estado de equilíbrio que ajuda o praticante a enfrentar todas as tensões sem se abalar. Desenvolve uma nova postura, não apenas física, mas também mental, desenvolve um novo olhar diante da vida, prevenindo o aparecimento de doenças e auxiliando na cura dos males já instalados.

Por que o Yoga funciona?

É simples, um sinônimo para doença é desequilíbrio. O Yoga funciona porque mantém os opostos em equilíbrio. As energias masculina e feminina presentes em todos nós são harmonizadas durante a prática do Yoga, tornando as pessoas mais completas e a vida mais plena. A prática do Yoga é extremamente eficaz para prevenir e curar doenças, auxiliando no tratamento de inúmeros males.

Entre os principais benefícios estão: uma melhor respiração; facilidade de digestão; equilíbrio da produção hormonal; melhor padrão do sono; fortalecimento do sistema imunológico; manutenção do corpo mais saudável; aumento da concentração; músculos mais flexíveis e as ideias também, enfim, uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.

aerial yoga

Cada postura do Yoga é acompanhada de respiração consciente e atenção permanente a todas as partes do corpo envolvidas no exercício. Isso conduz a uma maior tranquilidade mental, levando o praticante de Yoga a vivenciar em sua totalidade o momento presente, o aqui e agora, mantendo sua energia naquilo que está fazendo. Ao permanecer numa postura, o praticante está desenvolvendo concentração, coragem, determinação, flexibilidade, equilíbrio, sensibilidade, humildade e autoconhecimento. Qualidades que depois da prática ele leva para sua vida, para o seu dia a dia, tornando a vida mais leve, mais plena e mais feliz.

E o Aerial Yoga, o que tem a ver com tudo isso?

Em primeiríssimo lugar precisamos deixar muito claro aqui que o Aerial Yoga não veio para substituir nenhum método do Yoga tradicional. O Aerial Yoga é somente uma extensão de uma prática milenar que os praticantes já conhecem e honram ao longo do tempo. É uma nova maneira de praticar Yoga onde são utilizados tecidos especiais presos no teto, como ferramentas de auxílio na realização das posturas do Yoga tradicional, os asanas. O Aerial Yoga pode ser praticado por todos, em todas as idades, desde os mais iniciantes até aqueles com nível maior de experiência e flexibilidade.

Na própria evolução natural do Hatha Yoga foram surgindo ao longo do tempo diferentes maneiras de se praticar Yoga. Todas elas com o objetivo de melhorar a saúde física e mental, para que o praticante possa se relacionar melhor com o estresse do dia a dia, se conectar com o seu Eu interior, criando união entre corpo, mente e alma, e também procurando ajustar a prática para pessoas de todas as idades e habilidades. E foi seguindo essa evolução natural que surgiu o Aerial Yoga.

Em Aerial Yoga, tal como nas aulas do Hatha Yoga tradicional, começa-se com concentração, canto de mantras, exercícios de respiração (os chamados pranayamas), exercícios de aquecimento do corpo, e depois deixamos o tecido nos envolver e nos ajudar a executar as posturas mais tradicionais do Yoga. As aulas sempre terminam com um agradável relaxamento guiado e acompanhado de uma música bem suave, com os praticantes confortavelmente aconchegados dentro dos tecidos em forma de balanço, que eles costumam chamar de casulos.

aerial yoga

Segundo a mentora do método Aerial Yoga Brasil, Sarah Clotworthy, com o peso do corpo apoiado no tecido o aluno pode perceber com mais facilidade o alinhamento correto da postura através do relaxamento, ao invés do esforço, podendo encontrar um estado de paz e uma sensação de leveza corporal bastante eficaz. Pois, quando praticamos Aerial Yoga usamos a gravidade a nosso favor, deixando a energia fluir livre em nossos centros energéticos chamados Chakras, e quando usamos os Mudrás e os Pranayamas intensificamos ainda mais a potência desta energia.

aerial yoga

A prática regular do Aerial Yoga desenvolve força e flexibilidade na mesma medida e sem impacto, buscando o equilíbrio físico e mental, podendo encontrar resultados mais rápidos que em outros métodos. Um dos maiores benefícios dessa modalidade é um estado de relaxamento mental, enquanto o corpo fica apoiado, possibilitando ao praticante levar o seu foco para a respiração, sem forçar as posturas que são mais difíceis, evitando qualquer tipo de lesão por esforço exagerado. Pois, quando a estrutura óssea está apoiada, os músculos tendem a se alongar com mais facilidade, sem o desconforto de algumas posturas como o Sirshasana, que é uma postura invertida bem avançada. No Aerial Yoga ela é realizada sem comprimir a coluna cervical. Sendo assim, mesmo alunos iniciantes podem praticar posturas mais avançadas, como Sirshasana, que é um pouso sobre a cabeça, bem como inúmeras outras posturas deste nível, sem riscos de se machucar.

Aerial Yoga nos propõe abrir o corpo, para a mente se abrir também, equilibrando todas as energias do nosso SER, para que tenhamos saúde em todos os níveis: físico, mental e emocional.

A essas alturas você já deve estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com espiritualidade? E eu respondo: TUDO. Tem tudo a ver. Tanto o Yoga tradicional quanto o Aerial Yoga são práticas que contemplam uma vida mais plena, um dia a dia mais consciente, uma visão de mundo com um novo olhar.

aerial yoga

Ao mesmo tempo cuidamos da saúde do corpo, da mente e da alma, e aprendemos a desenvolver a capacidade de olhar para todos os Seres Humanos como membros de uma mesma família, a nossa família, uma família chamada humanidade.

E quando conseguimos enxergar o mundo desse ponto de vista, quando conseguimos desenvolver em nós essa capacidade, a nossa consciência se expande e nos tornamos a melhor versão de nós mesmos. Passamos a entender que não somos apenas Seres Humanos que possuem um espírito, e sim Seres Espirituais vivenciando uma experiência humana no Planeta Terra.


Você também pode gostar de outro artigo desta autora. Acesse: Plano de Saúde ou Plano de Vida?

Sobre o autor

Mudra Yoga

Mudra Yoga

Descrição da Escola
Localizada no Coração de Porto Alegre, a escola Mudrá Yoga foi fundada em 2007 e está preparada para receber o aluno que deseja se desenvolver através da prática regular.
Temos também cursos de Formação para quem deseja fazer do Yoga sua Profissão.
Nossas Redes de Aerial Yoga são instaladas dentro dos padrões de segurança para suportar o peso do aluno que pode executar os exercícios com tranquilidade.
Com várias Professoras em nossa Equipe temos aulas em diversos horários com diferentes tipos de Yoga, tais como: Aerial Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Nidra Yoga e Meditação.
Escolha o tipo de Yoga com o qual você mais se identifica e venha experimentar.
PS.: Temos também Aulas Regulares e Cursos de Formação em Dança Indiana.
--------
Descrição da Principal Escritora nesta Coluna
Maria Helena Lakshmi é a Escritora Responsável por esta coluna. (Outras professoras da nossa equipe também enviarão artigos para esta coluna.)
Praticante de Yoga há mais de três décadas e proprietária da Mudrá Yoga.
Formação acadêmica em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, tendo atuado em várias agências de publicidade e propaganda em Porto Alegre. Ministrou aulas de Pesquisa Mercadológica na UNISINOS como assistente de ensino.
Escritora, com dois livros publicados, e Instrutora de Yoga com formação em várias modalidades:
- Hatha Yoga, com certificação de Cosmelli Yoga Centre e Satyananda Yoga Brasil.
- Vinyasa Flow Yoga, com certificação by Padma Hare, reconhecida pela Aliança Internacional de Yoga.
- Aerial Yoga, com certificação by Sarah Clotworthy de Aerial Yoga Brasil.
- Cursos de Meditação e Mantras, por Sivananda Yoga de Porto Alegre.
- Terapêuta Floral pelo Sistema Florais de Saint Germaim.
- Cursos de Tarot dos Deuses Hindus e Tarot das Flores.
- Viajou à Índia onde fez curso de Concentração Tântrica e experienciou vida de Ashram seguindo suas rotinas.

Contatos
Endereço da Escola
Av. Borges de Medeiros, 343 - Conj. 46
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Fone (51) 3024-0401
WhatsApp (51) 98114-4420
Contato por e-mail [email protected]
Site: www.mudrayoga.com.br
Facebook: /MudraYogaPortoAlegre
Instagram: @/mhlakshmi