Alimentação consciente Nutrição

Alimentos fotoprotetores. Uma proteção a mais para a pele

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o tipo de câncer mais comum no Brasil é o câncer de pele, correspondendo a 33% dos diagnósticos da doença. Entre os casos, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente e apresenta baixa letalidade (já que o tumor não é maligno), mas ainda é motivo para alertar a população sobre esse mal.

Uma das principais causas do câncer de pele é a exposição prolongada ao sol sem a proteção adequada. Outras consequências do excesso de sol são o aparecimento de manchas e a ocorrência de queimaduras, que comprometem a saúde e a hidratação do maior órgão do corpo.

Os raios solares podem ser desejados por quem está na praia ou por quem prefere um clima mais quente, mas mesmo os amantes de sol precisam tomar cuidado com o astro. O protetor solar é a medida mais eficiente para se proteger contra os efeitos nocivos da exposição solar, no entanto não é o único meio de se prevenir contra câncer de pele, manchas e queimaduras.

Existem alimentos que são fotoprotetores, ou seja, eles podem fortalecer as células contra a ação dos radicais livres, produzidos a partir dos raios solares e de processos de oxidação do organismo, que prejudicam a pele. Por isso é que alguns dos alimentos ricos em antioxidantes são fotoprotetores e podem funcionar como uma segunda forma de combater os males dos raios solares, além do protetor solar.

A seguir, você vai descobrir quais são os principais alimentos fotoprotetores que podem fazer parte de uma alimentação equilibrada e benéfica para o seu organismo!

Imagem de um cesta de vime grande repleta de alimentos naturais e fotoprotetores como: verguras, legumes e ervas diversas.
Imagem de RitaE por Pixabay

Alimentos fotoprotetores

1) Alimentos amarelos ou alaranjados

Cenoura crua, mamão, damasco, pêssego, manga, melão, abóbora: apresentam vitamina A e betacaroteno, antioxidantes que atuam na reconstrução celular e no combate aos radicais livres.

2) Vegetais verde-escuros

Espinafre, brócolis, rúcula e agrião: apresentam betacaroteno, ainda que seja em menor quantidade, quando comparados às frutas amarelas ou alaranjadas. São ricos em vitamina E, capaz de bloquear a luz solar.

3) Leguminosas

Alho (que é uma raiz), batata, soja, beterraba, berinjela e vagem: ricos em isoflavona, que estimula a produção de proteínas nas camadas de pele do corpo humano.

4) Frutas cítricas

Limão, laranja, kiwi, morango, acerola e caju: ricos em vitamina C, que atua como antioxidante no organismo.

5) Oleaginosas

Castanha, noz, amêndoa, avelã, pistache, gérmen de trigo e óleos vegetais: bloqueadores de raios solares, apresentam grandes quantidades de vitamina E.

Imagem de três peixes crus separados para serem preparados em uma refeição. Temos ainda, tomates, limões, aspargos que farão parte da receita,
Imagem de RitaE por Pixabay

6) Peixes

Salmão, atum e sardinha: ricos em ômega 3, que reduz as linhas de expressão, por prevenir o ressecamento e a desidratação da pele.

7) Cacau

Apresenta flavonóides em sua composição, que é um importante agente no desenvolvimento de resistência aos raios ultravioletas.

8) Chá verde

A folha de chá verde, sem açúcar, pode neutralizar os efeitos dos raios solares no organismo. Quem tem histórico de pressão alta deve escolher outra opção de alimento fotoprotetor, porque o chá verde acelera o metabolismo.

Para que os alimentos fotoprotetores possam atuar no seu organismo, é importante que você realize o mínimo de processos possíveis com cada um. O simples ato de aquecer uma verdura ou uma fruta pode comprometer a quantidade de nutrientes que eles apresentam.

Além disso, a ação dos alimentos fotoprotetores está diretamente relacionada à frequência com a qual você ingere essas comidas. Quanto mais alimentos fotoprotetores você incluir na sua rotina, maior será o poder deles no seu organismo.

Imagem de um prato grande branco dividido em várias porções com alimentos variados como: frutas, grãos, sementes, óleos.
Imagem de silviarita por Pixabay

Refeição fotoprotetora

Considerando a lista de alimentos fotoprotetores apresentada, é possível observar que quase todos os grupos de alimentos estão representados. Se você quiser um dia de fotoproteção, passe o protetor solar e prepare cada um dos pratos que sugerimos!

É importante ressaltar que as refeições a seguir não devem ser interpretadas como uma dieta ou como um único meio de se proteger do sol. Você pode escolher um dos pratos para fazer durante o dia ou pode provar todos eles, mas você não estará plenamente protegido(a) sem o protetor solar.

1) Café da manhã

Junto aos outros alimentos que você come no café da manhã, experimente uma salada de frutas com mamão, melão e pêssego. Se preferir, acrescente castanhas picadas para um toque de crocância ao prato.

2) Lanche

Entre o café da manhã e o almoço, é importante trazer nutrientes para o corpo. Faça uma mistura de castanhas, nozes e amêndoas com damasco. Alimente-se com esse tira-gosto fotoprotetor!

Imagem de um prato branco de porcelana repleto de lindos e saborosos espetos veganos feitos com cenoura, abobrinha, pimetão, tomate, cebola roxa e alecrim.

3) Almoço

Comece com uma salada de rúcula, agrião e espinafre, temperando com o óleo vegetal da sua preferência. Prepare um filé de salmão grelhado no alho para comer com cenoura crua, beterraba e vagem. Para acompanhar, você pode experimentar um suco de laranja, morango, limão e acerola.

4) Café da tarde

O chá verde será ideal para recuperar as energias que você usou ao longo do dia. Use um patê de atum para deixar as torradas mais saborosas e aproveite o momento para saborear um pedaço de chocolate amargo com a maior porcentagem possível de cacau.

5) Jantar

Batatas recheadas com berinjela são opções saudáveis, nutritivas e fotoprotetoras para o seu jantar. Tempere tudo com alho e acrescente brócolis como acompanhamento para o prato principal.

Você também pode gostar

6) Ceia

A última refeição do dia deve ser leve e de fácil digestão, por isso você pode escolher kiwi e pistache para encerrar o dia com chave de ouro. Faça outras combinações possíveis para cada uma das refeições e amplie seu paladar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]