Nutrição

Alimentos que ajudam a combater o câncer

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ocâncer é uma das doenças que requer maiores cuidados para a saúde humana. Uma enfermidade que não poupa jovens ou velhos, homens ou mulheres e pobres ou ricos, os tratamentos médicos evoluíram bastante nas últimas décadas, porém não há garantias de cura e a melhor forma de vencer o câncer é descobrindo e tratando-o desde cedo.

Utilizando-se de tratamentos severos como a radioterapia e a quimioterapia, que quase nunca são oferecidos no prazo ideal na rede pública de saúde, o combate ao câncer começa por adquirir hábitos que previnam a sua manifestação, como não fumar, evitar exposição solar e o consumo de alimentos transgênicos, caso não haja componente genético.

shutterstock_145117771-2Nunca devemos abrir mão dos tratamentos indicados pelos médicos, mas uma alimentação adequada é sempre interessante para uma vida saudável. Então por que não também para ajudar a combater o câncer?

Um dos grandes best-sellers do início dos anos 2000, o livro “Medicina Alternativa de A a Z”, autoria de Carlos Nascimento Spethmann, propõe algumas dietas que podem ajudar na melhora dessa séria enfermidade. Segundo Spethmann, a mudança nos hábitos alimentares pode ajudar na recuperação. Lembrando que o tratamento médico nunca deve ser abandonado.

Orientações alimentares para ajudar no combate ao câncer
  • Suspender a ingestão de alimentos de origem animal, inclusive ovos, leite e derivados;
  • Substituir café, chá-preto e chá-mate por chás medicinais;
  • Evitar consumir alimentos gordurosos e alimentos processados, como açúcar refinado, farinha de trigo refinada, arroz, macarrão e etc;
  • Procure consumir alimentos ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, protege as células contra radicais livres, inibe o desenvolvimento de tumores e retarda o envelhecimento dos tecidos.
Dicas de tratamentos alimentares contra o câncer
  • Suco de folhas e talos de agrião, diluídos em água. Tomar 250 ml de manhã, em jejum;
  • Saladas cruas de cebola e alho, temperadas com limão, azeite de oliva e sal grosso;
  • Suco de repolho diluído em água, acrescentando suco de um limão para 250 ml de suco. Tomar 30 minutos antes do almoço;
  • Suco de acerola natural. Tomar cinco vezes ao dia;
  • Chá de Feno-Grego (20g para 1 litro de água). Tomar quatro xícaras ao dia;
  • Chá de Lúpulo (15g para 1 litro de água). Tomar três xícaras ao dia;
  • Chá de Tanchagem (30g para 1 litro de água). Tomar quatro xícaras ao dia.

Mamão: refeições envolvendo a fruta quatro vezes por semana, mastigando algumas sementes (reforçando que os alimentos indicados nessa relação são auxiliares ao tratamento médico, ou seja, é recomendável o consumo deles, porém junto a uma alimentação completa, balanceada e saudável. De preferência, consulte também um nutricionista). 

  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]