Convivendo

O significado do natal nas religiões

Família montando árvore de natal.
Jonathan Borba / Unsplash
Escrito por Priscila Sarmento

O feriado mais familiar está chegando: o Natal, quando reunimos toda a família, as crianças ficam empolgadas com o Papai Noel, a vovó colocando comida na mesa, hummm! Rabanada. Comidinhas que só são servidas nessa época. Mas você já se perguntou como essa data é celebrada por outras religiões? No catolicismo é o nascimento de Jesus, na umbanda comemora-se a vida de Oxalá, pai maior. A palavra “Natal” significa “nascimento”, por isso algumas religiões comemoram essa data. Vamos conferir?

Catolicismo

Presépio.
NeONBRAND / Unsplash

A maior representação da data é o nascimento do filho de Maria, Jesus Cristo. As famílias se reúnem para a ceia entre os dias 24 e 25 de dezembro. Vão à igreja para as comemorações religiosas e assistem à missa do Galo, realizada na véspera do Natal pelo Papa, no Vaticano.

Budismo

Escultura de buda.
abhijeet gourav / Unsplash

No budismo não há essa comemoração. Para eles não é uma data cristã, mas de cunho espiritual. Mas eles admiram quem luta pela humanidade, sendo assim respeitam a celebração e a figura de Jesus Cristo, que, para eles, é considerado um bodhisattva, que é um santo ou alguém que se sacrifica pela humanidade. Para eles o mês de maior comemoração é maio, quando se celebra o nascimento e a morte de Buda.

Judaísmo

Velas para Hanukkah.
Element5 Digital / Unsplash

Os judeus não comemoram o Natal nem o Ano novo. Embora o mês todinho de dezembro seja de festas, nem o dia 25, nem a virada do ano são comemorados. Nesse mês é comemorado o Hanukkah, que em hebraico significa “festa da luz”. Para eles, na data é comemorada a vitória do povo judeu sobre os gregos, uma guerra pela liberdade que durou dois mil anos. O menorah é o principal símbolo dos judeus, que é um candelabro com oito velas. Cada vela é acesa diariamente até completar os oitos dias de festas.

Umbanda

Mesa de jantar branca.
Libby Penner / Unsplash

Na umbanda, Oxalá é relacionado a Cristo. A data é um agradecimento a esse orixá grandioso. No dia 25, os umbandistas comemoram agradecendo à entidade que comanda as forças da terra.

Você também pode gostar

Evangélico

Pessoas na igreja.
Pedro Lima / Unsplash

Os evangélicos também acreditam no nascimento de Cristo, assim como os católicos. Por isso ambos são considerados cristãos. A diferença é que os evangélicos não realizam a missa, fazem celebrações com orações em casas ou cultos em igrejas.

Espiritismo

Crianças brancas numa janela.
Kelly Sikkema / Unsplash

O Natal, no espiritismo, é realizado de forma discreta. Para eles, é uma data muito importante e eles celebram em suas casas, sem bebida e geralmente sem carne, em respeito aos animais. Para eles é um momento de paz e reflexão sobre as palavras deixada por Jesus na Bíblia.

Taoísmo

Celebração do ano novo chinês.
Humphrey Muleba / Unsplash

Na China, muitos seguem o taoísmo. Essa religião não faz qualquer comemoração de Natal, contudo conta com diversas datas comemorativas em que comemoram o nascimento de grandes figuras do credo. A data mais importante para eles é o Ano Novo Chinês.

Islamismo

Homem de mãos juntas.
Mufid Majnun / Unsplash

Os islâmicos não acreditam que Jesus Cristo seja filho de Deus, apenas um profeta. Com isso, não há uma data especial para comemorar o nascimento do profeta maior. Para eles, as comemorações sagradas são Eid al-Firt, que é a celebração do desjejum após o Ramadã, e o Eid al-Adha, que marca o fim da peregrinação à Meca.

Sobre o autor

Priscila Sarmento

Formada em publicidade pela Escola Técnica de Publicidade e Propaganda — ETEC, em 2000. Superior completo em jornalismo pela Faculdade Candido Mendes — UCAM, em 2005. Pós-graduada em marketing também pela Faculdade Candido Mendes — UCAM, em 2009. Especialização em marketing digital EAD na UCAM, em 2019.

Jornalista na empresa de RH Simetria, assessora de comunicação na Fiocruz — INI, desenvolvimento de cooperado na UNIMED.

Realizei alguns trabalhos com criação de materiais publicitário, diagramação e arte como freelancer.

Email: pris.sarmento@yahoo.com.br
Linkedin: Priscila Sarmento
Facebook: prissarmento
Instagram: @prissarmento