Espiritualidade Hinduísmo

O que significa o símbolo do OM?

Mulher meditando em sua casa
YakobchukOlena / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O símbolo do OM (ॐ) costuma ser estampado em camisetas, gravado na pele em tatuagens e visto em inúmeros materiais eletrônicos. Mesmo com toda essa popularidade, são poucas as pessoas que sabem o que ele verdadeiramente significa. Antes de qualquer coisa, “OM” é o mantra mais relevante do hinduísmo, ou das religiões indianas como um todo. Ele está presente no início e no fim de todas as orações verbalizadas do hinduísmo, assim como o “amém” nas orações dos cristãos.

Além de ser o mantra mais importante, o OM – ou Aum – é considerado o som que tem mais poder, pois é uma representação da voz do criador durante a criação de todo o universo. É nele que todos os sons, mantras e palavras estão unidos; ele é tido como o primeiro som existente. Você sabia que o “OM” é considerado o mantra mais importante do hinduísmo? Confira o artigo, aprofunde-se no conhecimento desse significado e entenda o seu poder!

Origem do OM

O local mais distante em que algum tipo de menção ao OM foi encontrado foi em um escrito sagrado do hinduísmo, chamado de “Mandukya Upishad”. Nele, OM é definido como “indestrutível”, ou seja, muito superior ao tempo. Esse escrito ainda se associa ao Vedanta, que é uma das seis filosofias do hinduísmo.

Definido ainda como um conhecimento sem fim e como a real essência de todas as coisas que existem, inclusive a vida, o OM passou a representar Shiva, Visnu e Brahma, que são a trindade sagrada dos deuses do hinduísmo. Por esse fator, o OM é tido como um estado de felicidade constante, inacabável. É o estado em que um ser humano é apenas consciência e vive em paz consigo mesmo e com todo o universo que está ao seu redor.

Algumas pessoas acreditam que o símbolo OM teve origem dentro da prática da Yoga. Nesse caso, afirma-se que, na criação do Universo, o OM foi o exato som que deu início a todas as coisas vistas e sentidas.

Símbolo OM – significado

O símbolo OM é composto por três curvas, um semicírculo (ou crescente) e um ponto. Esses elementos representam os estados de consciência humana:

Símbolo OM com incenso e velas do lado
Marina Pissarova / 123rf
  • A curva inferior simboliza o estado de vigília, o estado da consciência plena. Ela reúne os cinco sentidos para experimentar e manifestar-se no mundo.
  • A curva do meio simboliza o estado do sonho. É a representatividade do recolhimento de um indivíduo quando ele volta para si e experimenta o mundo onírico.
  • A curva superior simboliza o sono profundo. Aqui a mente está completamente fechada, sem sonhos ou possíveis desejos.
  • O semicírculo representa a ilusão, aquilo que impede um indivíduo de alcançar a felicidade.
  • O ponto simboliza o estado de consciência absoluta. É nele que se encontram a felicidade e a paz, e nele a conexão com o divino se torna possível.

Om no Hinduísmo

Como já dito, para os hindus o som do “OM” é o próprio criador, e os mantras são considerados fontes de todas as coisas. O “AUM”, que é a pronúncia do som “OM”, simboliza a inércia, a verdadeira essência, o princípio. O hinduísmo acresce o mantra aos seguintes trinários:

  • Os principais deuses hindus: Brahma, Vixnu e Shiva.
  • Os símbolos do mundo e do ser humano: terra, espaço e céu; corpo, pensamento e alma.
  • As qualidades do cosmo: materialidade, energia e essencialidade.
Pulseira e anel marrons com símbolo OM.
Marvin Meyer / Unsplash

O mantra OM

O mantra OM é pronunciado no início e no fim de práticas com intuito espiritual, de relaxamento ou em técnicas budistas, por exemplo. Comumente esse mantra é entoado em aulas de Yoga, e pode ser falado por qualquer pessoa. Assim como o símbolo do OM representa os estados de consciência, também pode ser símbolo dos estados de vida: presente, passado, futuro e silêncio, que simboliza a realidade que transcende o tempo. Nas práticas de Yoga o OM também é utilizado para viver o momento presente. A pronúncia “Aum” faz com que um indivíduo entre em contato consigo mesmo e abstraia todo o excesso de passado e de futuro que possa existir na sua mente, a fim de alcançar a felicidade.

Ao entoar esse mantra, alcançamos uma vibração sonora aproximada de 432 hz, que é semelhante à frequência vibracional encontrada na natureza. Por isso, ao recitar o OM nós nos ligamos metafórica e fisicamente a todos os seres que habitam a natureza e o universo.

Fisiologicamente falando, o ritmo das vibrações que a pronúncia do “AUM” tem proporciona efeito relaxante sobre o sistema nervoso, semelhante à prática de meditação. Por isso o mantra OM é muito utilizado para livrar-se do estresse e relaxar a mente.

Como praticar

O mantra OM pode ser praticado com diversas finalidades; tudo depende da intenção de quem o pratica. Ele pode ser entoado em voz alta com a intenção de cura para o corpo físico: verbalize em um tom de voz alto a palavra “Aum” por aproximadamente oito segundos, sendo que em seis deles você ficará com a boca fechada, mantendo apenas o som. Para uma cura mental, você deverá entoá-lo em volume médio, seguir a contagem de segundos e manter a boca fechada. Se o seu objetivo é apenas cuidar das emoções, repita-o mentalmente.

Meditação na praia
kieferpix / Getty Images / Canva

É importante que você entenda que essas dicas são formas simples de incluir o mantra OM no seu dia a dia. Quando você decidir praticá-lo, prefira estar sozinho em um lugar no qual haja silêncio, para que você possa se concentrar em sua intenção e no que deseja naquele momento. É indicado que você conheça práticas como a Yoga, por exemplo, para se aprofundar no conhecimento do poder que esse mantra tem sobre o corpo e a mente humanos.

O poder do OM em nossas vidas

Praticar o OM é reconectar-se consigo e também aproximar-se do criador. É viver o momento presente e entender que as nossas vibrações atraem novas vibrações. A consciência que temos quando acessamos o nosso interior é ressaltada durante a prática do OM, que é considerada simples, mas que carrega o poder de alinhar os sete chakras de uma pessoa.

Ao entoar esse mantra, nós afastamos o excesso de pensamentos e proporcionamos um relaxamento para a nossa mente. Com isso, todos os pensamentos negativos são afastados. Conseguimos ainda aumentar a nossa capacidade de concentração, sentimos bem-estar e enxergamos com clareza o caminho que pode nos levar à felicidade.

Om mani padme hum

O mantra Om mani padme hum é um dos mais conhecidos entre quem estuda esse tema. Ele é considerado o mantra da compaixão e da misericórdia, sendo essencial para toda a sociedade. Mesmo tendo sido esquecido durante séculos, foi retomado por Buda Padmasambhava, que o levou ao mundo.

Analisando cada uma das sílabas que formam os mantras, é possível aprender um pouco mais sobre as energias que ele carrega. “Om”, por exemplo, simboliza tudo aquilo que ainda pode ser purificado, como nossas palavras, nossos pensamentos e nossas ações. O significado de “Mani” é joia, indicando algo que é capaz de remover o sofrimento de alguém.

Depois, “Padme” é um símbolo da sabedoria, porque indica a flor de lótus, que se desenvolve em um ambiente hostil e continua sendo bela e pura. Finalmente, “Hum” é o que traduz o princípio da indivisibilidade. É a partir dele que unimos corpo, mente e discurso, com método e sabedoria.

Considerando essas informações, compreendemos que o mantra Om mani padme hum é responsável por afastar qualquer negatividade e sofrimento que possa atingir uma pessoa, permitindo que ela veja cada situação com clareza e busque a sabedoria nos discursos que reproduz.

Você também pode gostar

Ao entoar esse mantra, até mesmo o ar é purificado. Além disso, o karma negativo que você carrega será neutralizado, garantindo que o universo lhe trará apenas boas vibrações. Inclusive, Om mani padme hum pode ser escrito em bandeiras ou em pedras, para proteger o entorno da sua casa.

Para aproveitar essa purificação trazida pelo mantra, você deve entoá-lo nos momentos em que os pensamentos negativos estiverem se manifestando na sua mente. Em um lugar silencioso e livre de interferências externas, recite cada uma das sílabas de forma clara, quantas vezes sentir que é necessário. Assim, tudo ao seu redor vibrará luz!

Com o seguinte vídeo do Youtube, você se inspirará com a energia que o mantra Om mani padme hum carrega. Estimule-se com a repetição dele!

Se você ainda não sabia o significado do símbolo OM, aproveite o que aprendeu hoje para entrar em contato com o seu interior. Esse mantra é capaz de aliviar o peso que você costuma carregar diariamente e de lhe mostrar que encontrar a felicidade pode ser muito mais simples do que você imagina. Priorize a sua saúde física e mental e pratique mantras; aprofunde-se em assuntos sobre meditação e dê uma chance a essas práticas tão benéficas aos seres humanos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br