Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 3

Capa do livro Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas, capítulo 3.
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 3 – Saiba quando calar-se

Deveríamos nascer com um sensor na região facial, para dele sair, no tempo certo, um impulso elétrico e travar os nervos que regem os músculos que levam à fala! Verdade! E seria um momento de glória para a humanidade: calar-se, quando quem precisa falar é o interlocutor! Deixar o outro falar o quanto precise, sendo que o máximo que possa escapar da boca “ouvinte” é um polido: “Hum… Hum… Sei…”. De fato, pode-se afirmar até que o noticiário criminal reduziria, porque, calando-se, muita encrenca pode ser evitada.

Por outro lado, o que custa deixar que o(a) interlocutor(a) solte os seus demônios e, quem sabe, alivie um pouco das tensões internas? Custa nada, caro(a) leitor(a)! E ouso até dizer que se trata de um ato piedoso, que pode até mesmo render uns creditozinhos básicos na hora de resgatar os débitos cármicos e escolher como será na próxima encarnação: gente novamente, pintassilgo ou plâncton!

X vermelho na boca do homem de negócios de meia-idade vestindo camiseta azul.

Faça a diferença apenas não fazendo nada, calando-se e deixando a palavra para a outra pessoa, tudo leva a crer que ela será grata a você!

Ademais, calar-se propicia um valioso tempo para pensar no que deverá dizer!

Piadinha bem representativa do calar-se na hora certa: estavam as pessoas reunidas na savana africana, comemorando sabe-se lá o quê, tomando muita cerveja, quando uma delas, sabidamente festeira e animadora até de velórios, começou a gritar bem alto: “Hip, hip!”, e todos respondiam: “Hurra!”… E tome-lhe “Hip, hip!”, e mais “Hurra!”. Até que ela conseguiu terminar a palavra, uma vez cansados os demais de lhe interromper: “Hipopótamo!”, que era o que intencionava dizer, porque era a única pessoa a ver aquelas duas toneladas furiosas correndo justo na direção onde estavam todos!


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 3 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube