Nosso país é um celeiro de inúmeras plantas medicinais incríveis, que, numa alquimia mágica, fazem maravilhas! É a bioenergética que estuda a capacidade curativa de cada planta e nos traz estas informações preciosas.
Nesta série de ervas que curam, traremos algumas dicas para você usar no seu dia a dia, aquilo que nossos ancestrais já sabiam e que nós agora buscamos nas farmácias.
Hoje vamos falar de duas plantas medicinais para ansiedade e dificuldade para dormir. Afinal, algumas mentes não param e a ansiedade pode se tornar algo muito devastador quando não controlada, causando muitos sintomas, inclusive físicos.
Apresentamos o capim-cidreira, chamado também de capim-limão ou capim-santo. É uma erva com incríveis propriedades medicinais: ansiolítica, relaxante, antibactericida, diurética, analgésica, digestiva e expectorante. E pode ser facilmente cultivada num vaso no seu jardim.
Você também pode gostar de:
- Está gripado ou resfriado? Cure-se com os chás
- Chá de capim limão: propriedades e benefícios
- O poder dos chás
A melissa, também chamada de erva-cidreira ou cidreira, tem ação sedativa, digestiva, repelente e ajuda nas cólicas menstruais.
Vamos passar a receita de um chá simples, cheiroso, delicioso, que aquece o corpo e conforta a alma, para tomar antes de dormir.
Numa panela, coloque água para ferver. Limpe as folhas da melissa, extraia as folhas e descarte os talos. Use umas 6 folhas frescas ou uma colher de sopa se usar a erva seca.
Com o auxílio de uma tesoura – porque com as mãos é mais difícil –, corte a melissa e lave as folhas. Use de 15 a 20 folhas se estiver usando a folha fresca ou de 5 a 6 colheres de sopa, se for a erva seca.
Após a água estar fervida, desligue o fogo, coloque as ervas em infusão e abafe a panela de 15 a 20 minutos. Coe e está pronto o chá. O ideal é não adoçar.
Tome umas duas horas antes de ir para a cama, porque é bastante diurético, então, se tomar muito próximo à hora de deitar, precisará se levantar para ir ao banheiro.
Desfrute da natureza e amenize seus desconfortos de forma simples, usando a força da vida.