Ervas e Chás Nutrição

Chá para acalmar: Abacaxi, maracujá e especiarias

Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o chá de abacaxi, maracujá e especiarias é adoçado com açúcar demerara. Pouco comum em nossas cozinhas, esse açúcar passa por um processo de refinamento leve, não recebe nenhum aditivo químico e possui valores nutricionais altos em relação ao açúcar refinado. Esse é um ótimo chá para acalmar.

Seu teor nutricional é parecido com o do açúcar mascavo, porém, na hora de cozinhar, existe uma grande diferença entre eles: o sabor. O açúcar mascavo tem um sabor acentuado, que lembra o da rapadura. Já o demerara tem o sabor menos acentuado, substituindo melhor o açúcar refinado em preparos de sabor suave, como a receita abaixo:

Chá para acalmar de abacaxi, maracujá e especiarias

Foto Artigo 3Ingredientes

1/2 xícara de chá de açúcar demerara
Polpa de um maracujá
4 fatias de abacaxi picados com casca
6 cravos
3 paus de canela
Água mineral

Preparo

Em uma panela, coloque o açúcar com 1/4 de xícara de água e espere forma uma calda; Junte as frutas e as especiarias e cozinhe por cinco minutos. Adicione 1 litro e meio de água e deixe ferver por dez minutos. Coe e sirva com uma fatia de laranja e um pedaço de canela.

Sobre o autor

Renata Constantino Barrella

Renata Constantino Barrella

Doutoranda em Geofísica pela Universidade de São Paulo, dedica suas horas vagas para cozinhar e pesquisar sobre alimentos. Contato e outras receitas em seu perfil do Instagram: @goriahuk