Arteterapia Saúde Integral

O que é Arteterapia?

Celso de Godoy Junior
São práticas de atividades artísticas, que tem o objetivo de realizar um tratamento terapêutico, através do uso de diferentes linguagens: Arte, Música, Dança e Teatro, essas quando bem estruturadas e conduzidas por cada profissional, conseguem promover  o acesso e o cultivo psicológico de cada pessoa participante, focando o autoconhecimento, aumento da sua autoestima e reconstrução da sua qualidade de vida.

Com isso, a Arteterapia desenvolve-se praticamente em três etapas:

Em princípio, antes de começar qualquer atividade, realizamos um relaxamento, que poderá ser feito por meio da leitura de uma história, ouvindo uma música de olhos fechados ou por uma meditação, que será orientada pelo profissional, que conduzirá cada pessoa a acessar determinados sentimentos, lembranças, entre outros potenciais internos […].

Feito isso, o Arteterapeuta apresentará a seu público a proposta artística desta atividade, através de diferentes expressões físicas ou uso de materiais de arte: tintas, argila, recorte e colagem de figuras de revistas, jornais, linhas de lã etc, esses que serão instrumentos para cada pessoa expressar-se sentimentalmente, criando movimentos interno e externo chamados de “Ponte”, promovendo o reconhecimento dos seus conflitos, estresse, ansiedade e ativação gradual dos seus sentimentos adormecidos.

Para finalizar, depois que todos terminarem os seus trabalhos, cada um o apresentará espontaneamente, descrevendo os seus significados: formas, símbolos, cores entre outros detalhes, que possivelmente representará o seu estado emocional momentâneo.

Os públicos que podem fazer a Arteterapia são diversos: crianças, adultos e idosos são bem-vindos!

Com isso, através da realização de cada proposta Arteterapeutica, conforme já descrito acima, consegue-se criar vínculos com as emoções e forças psicológicas […] de cada participante, que ao longo de suas expressões artísticas e realizações diárias, terá um diálogo interior, deparando-se com contextos próprios e poder se desprender de antigos hábitos, ideias, conflitos e traumas psíquicos […], através da fortificação de sentimentos de coragem e iniciativas que venham a transformar as suas dificuldades, mágoas passadas, etc, em energias que somatizarão mudanças a favor do seu desenvolvimento pessoal, familiar, acadêmico e social.

As oficinas de Arteterapia, podem ser realizadas com diferentes públicos: crianças, jovens, adultos e idosos, sendo individual ou em grupos, realizando uma atividade por semana, com duração média de uma hora.

Conheça a Arteterapia, venha nos visitar e purificar, renovar o seu “Eu interior”, ativando as suas forças e se libertando, transformando os seus males em potenciais ao seu próprio bem.

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Celso de Godoy Junior

Atua há mais de seis anos nas áreas da Educação, Escritor e Terapeuta com foco em práticas resignificativas ao resgate da qualidade de vida pessoal, familiar, profissional e social. Além disso, também trabalha desde o início do ano de 2017, como Professor de Graduação de Pedagogia e Pós em Arteterapia e Psicopedagogia.

Paralelo as suas inúmeras experiências socialmente e em Escolas do Estado, Município e os múltiplos conflitos dos alunos, a falta de interesse nos estudos, desrespeito aos professores e demais desmotivações entre ambas as partes, realiza desde meados de 2018, um Projeto com Palestras Educacionais a Instituições do Ensino Básico, Superior e Empresas. Orientando cada professor, cuidadores e funcionários do meio corporativo, a maior conscientização em suas reações e ações positivas, capacitando-os sucessivamente para lidar com emoções perturbadoras, conseguirem manter relacionamentos saudáveis e resultados globais em suas experiências de vida.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Facebook: Celso G. Jr
E-mail: [email protected]

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP