Arteterapia Saúde Integral

Como me sinto fazendo Arteterapia?

O objetivo desta atividade, foi de explorar e reconhecer os benefícios e fortalecimento emocional e psíquico que o tratamento terapêutico de Arteterapia, tem conseguido florescer na vida da participante.

Desta forma, iniciamos a oficina, através da leitura da música:

Tô relendo minha lida, minha alma,

Meus amores

Tô revendo minha Vida, minha luta,

Meus valores

Refazendo minhas forças, minhas fontes,

Meus valores […],

To limpando minha casa,

Escrevendo minhas cartas, meu começo,

Meu caminho,

Estou podando meu Jardim

Estou cuidando de mim […]

Meu Jardim – Vander Lee

Com o término da música, conversamos sobre os seus significados e o quanto ela tem se dedicado, através dos ensinamentos e práticas terapêuticas, a conseguir melhorar a sua qualidade de vida, minimizando os seus conflitos, potencializando gradualmente a sua autoestima e conseguindo se encontrar com novas experiências e convivência mais amorosa, alegre e de bem-estar com os amigos e seus entes queridos.

Em seguida, foram disponibilizados diversos materiais a participante e explicado para fazer uma Mandala com Guache, em formato de uma Flor, nomeando em cada desenho, expressões e cores, significados que tem ocorrido, florido beneficamente em sua Vida, através do cultivo dos seus pensamentos e ações de equilíbrio, soluções, respeito e felicidades em suas realizações pessoal e coletiva, doando e recendo o bem, a renovação a si e com outras pessoas.


Durante os momentos destas produções artísticas, a participante escolheu diferentes cores de tintas, além de fazer com grande prazer os seus traçados e símbolos representativos, de como tem conseguido superar muitas das suas dificuldades, dores sentimentais e conflitos ocorridos em sua vida.

Com o término, a mesma apresentou e explicou cada significado da sua Arte expressiva.

No centro da sua Mandala, ela trouxe a cor amarelo e a colagem de uma flor vermelha, simbolizando a luz e a ativação, fluidez da energia do amor. Além disso, ela desenhou outras flores em expansão da primeira, como novos frutos envolvidos com o brilho de sentimentos de satisfação as mudanças, força, determinação e o equilíbrio dos seus valores interno.

Para terminar, ela fez a confecção na borda da sua Mandala, a repetição de três sequências de raios, representado a transmissão de informações, aprendizagens e a nutrição desta nova fase em sua vida!

Após a apresentação, ouvimos de olhos fechados, a música:

Ainda que eu falasse a língua dos homens,

Ainda que eu falasse a língua dos Anjos,

Nada seria sem o Amor.

É só o Amor, só o Amor que prova o que é verdade! […]

Monte Castelo – Renato Russo.

Dessa forma, finalizamos mais um encontro de arte com terapia para a Vida,

Terapia para o bem e o Amor recíproco!

Conheça  a Arteterapia, transforme as suas forças internas, os seus pensamentos e sentimentos, em ações, inovação em seus relacionamentos com a sua família, em seu trabalho e sucesso em outras experiências!


Referência bibliográfica

ACAMPORA. B. B. 170 técnicasarteterapeuticas: modalidades expressivas para diversas áreas. 2 ed. Rio de Janeiro, Editora Wak, 2014.

RISO. W. Pensar bem, sentir-se bem: [Sandra Martha Dalinsky]. São Paulo. Planeta, 2013.

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Atua há mais de dez anos na área educacional, como professor de pedagogia à pós graduação. É escritor, coach de desenvolvimento pessoal e liderança. Atua com palestras e treinamentos voltados à segurança do trabalho (SIPAT), educação emocional e liderança comportamental.
Grande experiência como professor de pós graduação em arteterapia, psicopedagogia e graduação em pedagogia.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Instagram: @celsoo.g.jr
Facebook: Celso G. Jr
Youtube: Despertar
E-mail: celso.g.jr@hotmail.com

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP