Saúde Integral

Como alguns alimentos podem ajudar a controlar emoções

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ansiedade, insônia, mau humor, estresse, angústia, entre outras sensações, podem estar relacionada a falta, ou excesso, de alguma substância neurotransmissora, que auxilia no deslocamento dos impulsos nervosos entre um neurônio e outro, enviando informação ao sistema límbico, principal responsável por nossas emoções e sentimentos.

Alguns alimentos contém vitaminas e nutrientes que trabalham na formação dessas substâncias, como por exemplo a serotonina, responsável pelo mau humor e ansiedade. É possível por meio de uma alimentação regulada você ajustar os níveis de emoções do seu corpo, colaborando para seu bem-estar e harmonia.

Quando estamos ansiosos, nervosos, é falta de serotonina, essa substância está muito presente nos doces, por isso é comum sentirmos vontade de comer algum docinho quando estamos assim, porém também podemos encontrá-las nas bananas e mel, que possuem nutrientes que ajudam nosso corpo na produção de serotonina.

Também são responsáveis por alterações no nosso humor a dopamina e noradrenalina e, para melhorar os níveis delas em nosso corpo, devemos ingerir alimentos ricos em Ômega 3, como algumas espécies de peixes: salmão, atum e sardinha e, também, pode ser encontrado em nozes e castanhas.

O abacate é um ótimo aliado na luta contra a insônia, apesar de ser uma fruta que tem gordura, tem vitamina B3 que equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono e também ácido fólico que funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir.

Angústia e medo podem estar relacionados a falta de cálcio e magnésio, que atuam no equilíbrio das sensações. Além dos alimentos como leite, iorgute, queijo, feijão, vegetais verdes, que são ricos em cálcio e magnésio, a lentilha é também um ótimo tranquilizante, pois é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.

shutterstock_263923184

O chá verde combate o estresse e cansaço, pois neutraliza substâncias oxidantes presentes no organismo, que em excesso acabam desorganizando o bom funcionamento do corpo.

Algumas mulheres quando estão na TPM recorrem ao chocolate ou carboidratos provavelmente para aumentar os níveis de triptofano e serotonina e, consequentemente, melhorar o humor. Nesse caso prefira o consumo de carboidratos integrais como arroz, pão, macarrão, aveia, etc.

É sempre bom conhecer e compreender o funcionamento de todos os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos para conseguir equilibrar seus efeitos em nosso organismo, de acordo com nossas necessidades.

Os alimentos têm muitas funções além de nos nutrir e hidratar, colaboram ativamente para o funcionamento do nosso corpo, saber usá-las a nosso favor é fundamental para o bem-estar geral. 


  • Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]