Saúde Integral

PSOAS: Músculo da Alma

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito se fala sobre alma. O assunto é difícil e abrange vários aspectos. Religiosidade, espiritualidade e filosofia se ocupam do tema. Antes de adentrarmos nos significados, precisamos conhecer a etimologia da palavra. O termo vem da palavra hebraica néfesh, que significa “criatura que respira”, utilizada no velho testamento da bíblia. A origem do vocábulo também está na palavra grega psykhé “um ser vivente” ou “vida”. Psykhé é empregado no novo testamento. Dentro do livro sagrado católico alma possui vários significados. Vamos resumir cada um deles.

Possuidora da vida, sopro de vida ou fôlego de vida

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Gênesis 2:7 

Não é apenas o homem que tem alma. Animais e plantas também possuem. Neste contexto, é preciso esclarecer que não é uma comparação entre seres, mas, ambos estão em pé de igualdade em relação à existência neste plano: os dois vivem, cumprem seu propósito e morrem.  

Sangue ou aquilo que é essencial à vida física

Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Gênesis 9:4

Aqui, a alma é visto como elemento primordial a vida física, humana e animal. Neste significado, a materialidade da carne está ligada ao sangue. Violência contra o homem e caça de animais mata a alma, consequentemente encerra a existência física.

O estado psíquico do indivíduo

Aqui, o conceito de alma é restrito aos seres humanos. A alma como estado psíquico possui três fundamentos.

    • A sede do apetite físico: representa a importância da água e da comida para a integridade corporal.
    • A origem das emoções: refere-se à angústia, tristeza dos dias difíceis e também a alegria de viver. Sobre a alegria, o sentimento é visto como fruto de quem eleva seus pensamentos a Deus.
    • A vontade a ação moral: aliar suas vontades a retidão de caráter.

O próprio indivíduo ou pessoa

A alma não é outra coisa que o próprio indivíduo. Ao termos atitudes corretas estamos elevando nossa alma, purificando a nós mesmos.

A existência ou vida física e humana

Aqui a alma é a força que nos mantém vivos, também pode ser visto como a própria vida.

Desejo, intenção

Neste contexto, a alma representa nossos desejos. Quanto mais firmes e puras são nossas intenções, mais elevada é a alma.

Existência após a morte, a parte imaterial e eterna do homem

Durante a vida física, nada adianta acumular riquezas, se a alma está na escuridão. Quando o corpo morre, a alma continua a viver. A existência após a morte é plena quando a vida terrena foi guiada pela bondade.

Alma segundo o espiritismo

Para o espiritismo, a alma é um ser simples. Ela é a morada do pensamento, da vontade e do senso moral. O homem é feito da união entre alma, perispírito (ou campo energético) e corpo material. Para a doutrina, alma é ser inteligente, nela reside as percepções e as sensações. Ela sente e pensa por si própria, além de ser diferente, vir antes e sobrevive à morte do corpo. O espiritismo ainda nos diz que alma é o início da vida e da inteligência.

Alma antiga

Existem pessoas que destoam das demais. Há quem não ande em bandos, vive em constante estado de reflexão e apresenta comportamentos incompatíveis a faixa etária. Elas têm amizade com professores e outros adultos. Tais indivíduos são incompreendidos, vistos como chatos e considerados antissociais. Porém, essas pessoas têm alma antiga. A característica compreende uma visão amadurecida sobre sua vida e o mundo. Os seres de alma antiga trilham firmemente seu caminho, sem medo de lançarem-se sozinhos nesta jornada. Será que você é uma pessoa de alma antiga? Leia as características abaixo e confira.

Criança estranha e socialmente mal adaptada

Algumas crianças e adolescentes apresentam uma incrível maturidade. Elas são consideradas precoces, e por não se encaixarem nos padrões considerados normais, são tidas como rebeldes. Inteligentes e extremamente curiosas, pais e professores não sabem o que fazer. Crianças e adolescentes com alma antiga colocam a maturidade e inteligência dos adultos em xeque e, geralmente são tidas como arrogantes.

Materialismo não

Pessoas de alma antiga não cultuam o materialismo. Aparatos tecnológicos, roupas de grifes e riqueza não representam nada. Seguir a moda e ser admirado pelas coisas não está nos planos. Objetos e dinheiro não trazem satisfação e alimentam o vazio de almas pequenas. O ter é valorizado somente se estiver relacionado à espiritualidade. Ter consciência do livre arbítrio, ter a consciência da importância do amor…

Admira o conhecimento, a sabedoria e a verdade

Essa alma é voltada para a intelectualidade, algo percebido como fonte de poder. A sabedoria é vista como chave para a verdadeira felicidade. A verdade é o que leva a liberdade plena. Ler revistas ou sites de fofocas é a maior perda de tempo. Uma pessoa de alma antiga nunca estará sozinha, pois, sempre tem um bom livro.

Ver o panorama da situação

De que importa ter mil amigos e uma imensidade de likes em redes sociais? Para quem possui uma alma antiga, nada. Os lemas são: analisar a vida como um todo, captar o que é realmente em sua existência e no mundo e viver a vida com serenidade e sensatez.

Pensativo e introspectivo

Quem tem alma antiga pensa muito sobre suas atitudes e na dos outros. Esses momentos de reflexão sempre rendem frutos. Pessoas assim transitam por diversas situações com tranquilidade.

Um ser solitário

Dedicar-se aos pensamentos exige concentração. Em meio ao barulho e a multidão fica difícil. Para concentrar-se em questões complexas e subjetivas é preciso afastar-se do mundo. Pessoas de alma antiga não são vistas com grupos e adoram ficar em seus quartos. Este distanciamento permite a aproximação da essência pessoal e resolução de problemas.

Inclinação espiritual

Indivíduos com alma antiga possuem forte ligação com a espiritualidade. Para eles, a existência não está limitada às funções orgânicas. Nossa missão não é somente trabalhar e pagar contas. O amor não é algo a ser perseguido, e sim fator elementar à vida. O amor a vida, ao semelhante, a natureza e ao ofício. Para essa alma, o amor é a melhor maneira de exercermos a espiritualidade.  Esta inclinação espiritual traz uma relação de responsabilidade com o tempo. Por entendê-lo como algo valioso, não sobra espaço para futilidades, inveja, raiva e nenhum sentimento tóxico.

Consciência sobre a transitoriedade da vida

A consciência da morte por vezes atormenta. Por entenderem que a vida é breve, as pessoas com alma antiga vivem plenamente. Elas não perdem tempo remoendo sentimentos e não convivem ao lado de pessoas tóxicas. A vida é maravilhosa para gastarmos nossa energia com elementos negativos.

Nuances

Sentimentos comuns às pessoas de alma antiga: desconfiança mundial, cansaço mental, paciência vigilante e calma destacada.

PSOAS

Você ainda não deve ouvido falar. Chamado de “músculo da alma”, o PSOAS é o grande centro energético do corpo. A flexibilidade garante o trânsito de energia vital nos ossos, músculos e articulações. Este músculo é o mais profundo estabilizador do corpo humano. O PSOAS faz a ligação entre a coluna vertebral e as pernas. O músculo é responsável pela mobilidade articular, amplitude dos movimentos, nos mantém de pé e possibilita levantar as pernas para caminhar. Descobertas recentes mostram o PSOAS como um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente, resumindo, o músculo é o mensageiro primário do sistema nervoso central. A ligação com o tecido conjuntivo interfere na respiração e no medo reflexo.

shutterstock_149966432

Quando saudável, o músculo estabelece um suporte para os órgãos abdominais. Os benefícios vão além:

  • Um PSOAS positivo alonga com mais eficiência a parte posterior dos músculos, pernas e pélvis ganham mais independência.
  • A posição da coluna vertebral melhora, os órgãos abdominais funcionam melhor
  • Melhor funcionamento dos órgãos abdominais, da respiração e do coração

O músculo possui estreita relação nas reações físicas e emocionais básicas. Postura errada, tensão, estresse e ansiedade comprometem o PSOAS. O músculo fica mais curto e duro, dando início a dores nas costas, dor ciática, hérnia de disco, problemas digestivos e ciclo menstrual abundante. O corpo dispara outras mensagens de alerta. As glândulas supra-renais são atingidas. Localizadas sobre os dois rins, as glândulas são formadas por dois tecidos. O córtex corresponde a parte externa, enquanto a medula forma a parte interna. O córtex produz esteroides, substâncias que funcionam como hormônio (testosterona) e como vitaminas (vitamina D). Alterações no PSOAS também afetam o sistema imunológico.

Como cuidar do PSOAS?

Por ser um músculo canalizador de energia, o PSOAS sofre desequilíbrios constantes. A correria cotidiana nos leva a adotar posturas erradas ao sentar e caminhar, além de descuidar da alimentação. Para recuperá-lo são necessárias medidas especiais. Alimentação equilibrada é um importante passo. Outra aliada para reequilibrar o PSOAS são as terapias orientais. Confira nossas dicas para reequilibrar o PSOAS.

→ Ioga

A técnica indiana possui mais de 5 mil anos. Compreende práticas do hinduísmo e budismo. O objetivo é harmonizar corpo e mente pela respiração, posturas e meditação. Vamos listar alguns benefícios.

  • Promove autoconhecimento e paz interior
  • Alivia o estresse físico e mental
  • Alivia dores nas costas
  • Beneficia o sistema nervoso
  • Melhora o aparelho digestivo
  • Melhora o sistema cardiovascular
  • Promove o bom funcionamento das glândulas endócrinas
  • Melhora o intelecto, concentração e memória
  • Ameniza ou elimina doenças psicossomáticas (problemas físicos advindos de causas psíquicas)

→ Pilates

O método desenvolvido por Joseph Pilates nos anos 20 alonga e fortifica o corpo. Os exercícios de baixo impacto e poucas repetições são individualizados. Eles não desgastam as articulações nem os músculos. O pilates é uma técnica democrática, podem praticar atletas profissionais a pessoas sedentárias. Não há contraindicação para pessoas com problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas, contudo é necessária avaliação médica prévia. Veja os benefícios do pilates:

  • Combate o estresse físico e mental
  • Realinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos abdominais
  • Melhora a respiração
  • Traz flexibilidade
  • Promove coordenação motora
  • Previne fraturas

→ Tai chi chuan

A técnica nasceu na China. Caracterizada pelos movimentos lentos, o tai chi chuan trabalha a concentração. A prática melhora o funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório, esquelético, digestivo e dos órgãos sensoriais. O tai chi chuan traz as seguintes vantagens:

  • Diminuição do estresse físico e mental
  • Vida mais serena
  • Aumento a vitalidade
  • Relaxamento muscular
  • Aumento da concentração
  • Fortalecimento o sistema imunológico

→ Musculação

A musculação também age na recuperação do PSOAS. Os exercícios trazem equilíbrio e estabilidade, entre outros benefícios:

  • Protege os músculos
  • Força muscular
  • Flexibilidade e mobilidade
  • Coordenação motora
  • Relaxamento
  • Acelera o metabolismo
  • Melhora o funcionamento do coração

O PSOAS, o “músculo da alma” é o principal campo energético do nosso corpo. Maus hábitos comprometem o fluxo de energia e trazem doenças. Infelizmente, o corpo recebe a atenção devida quando ele falha. Nós somos responsáveis pelas alterações dessa máquina. Devemos realizar uma revolução em nossas vidas. Alimentação balanceada, exercícios físicos e dormir bem para o corpo funcionar bem. Evitar ansiedade e estresse para não sobrecarregar o corpo e não comprometer a mente. Tais mudanças estão em nossas mãos. É preciso ter força de vontade para buscar o caminho certo. Não é fácil ter bons hábitos, porém, a dedicação vem na forma de vitalidade.

Tudo bem se você nunca ouviu falar do PSOAS. Você não precisa conhecer denominações científicas para todos os órgãos e funções orgânicas. Entretanto, é um dever zelarmos pelo bem estar do corpo. Um organismo sadio é resposta das suas atitudes. Ainda não cuida da saúde como ela merece? Comece a mudança hoje mesmo. Quer dicas?

  • Beba 1,5 litros de água diariamente
  • Preste atenção em sua respiração
  • Atenção com a postura
  • Tenha um hobby
  • Não ingira cafeína após as 16 horas
  • Evite sentimentos negativos

Manter o PSOAS e o corpo todo saudável é fácil. Consciência e força de vontade são os aliados nessa difícil, mas, recompensadora missão de adotar hábitos saudáveis.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]