Saúde Integral

O que a falta de zinco pode fazer com a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para ter uma saúde boa, uma alimentação equilibrada é a base para que isso seja possível. E, quando falamos em alimentação equilibrada, devemos levar em conta todos os nutrientes que precisamos ingerir para o bom funcionamento do organismo. Os minerais têm a sua importância nesse aspecto. Entre eles, o zinco é um dos mais importantes, sua ausência pode trazer problemas para a saúde.

O organismo não armazena zinco, por isso precisamos todos os dias comer alimentos que tenham ele em suas composições. Veja abaixo algumas informações importantes sobre esse mineral.

Previne doenças crônicas

O zinco auxilia na reprodução saudável das células. Com isso, ele ajuda a prevenir diversas doenças, como até mesmo o câncer e outras patologias crônicas. Além disso, as funções antioxidantes desse mineral também ajudam a prevenir diversos tipos de doenças.

Imunidade

O sistema imunológico é o que nos ajuda a ter o organismo mais forte e previne doenças. O zinco também ajuda a fortalecer a sua imunidade, pois ele aumenta o número de linfócitos T no organismo.

Previne contra doenças cardiovasculares

O zinco ajuda a evitar inflamações e o acúmulo de colesterol. Dessa forma, diminui o risco de ter doenças cardiovasculares.

Regula o sistema endócrino

O zinco é importante para evitar e tratar a diabetes. Também influencia a glândula tireoide, que é estimulada pela presença do zinco no organismo.

Beneficia o sistema nervoso

O zinco beneficia as células do sistema nervoso, pois elas são revestidas por uma gordura que depende do mineral. Dessa forma, ele também ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer, déficit de atenção e hiperatividade.

O zinco pode ser encontrado em carnes vermelhas, frutos do mar como ostras e lagostas, gemas de ovos, feijão e amêndoas. Caso você queira saber como equilibrar os níveis de zinco em sua dieta, converse com um nutricionista. E, caso você suspeite que tem algum problema de saúde por causa da falta do mineral, consulte um médico.

Esse artigo tem como objetivo informar sobre o assunto, mas não substitui de forma alguma a consulta com um profissional qualificado. Por isso, tire suas dúvidas com um médico e um nutricionista.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]