Autoconhecimento

Como controlar a sua mente?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Passamos, infelizmente, muito tempo de nossa vida nos lamentando, reclamando ou idealizando dias melhores sem ter a iniciativa correta para mudar o que nos incomoda. Buscamos ajuda nos mais diferentes meios e muitas vezes não temos o resultado esperado pelo simples fato de que estamos procurando no lugar errado. Podemos ir até muito longe, mas, se não olharmos para dentro de nós mesmos e nos darmos conta de que o problema precisa ser tratado em sua raiz, nada funciona.

Este artigo é para te ajudar a aprender a importância e o poder que temos sobre nós mesmos. A força de vontade, o autoconhecimento e autocontrole podem ter efeitos gigantescos sobre a nossa vida. Aprender a controlar a sua mente e o seu humor pode ser muito mais fácil do que imagina.

Quando estamos em um humor ruim, com pensamentos ou energias negativas em nossa vida, fica difícil criar as oportunidades e enxergar a possibilidade de melhora. É como se estivéssemos presos em uma situação. Por isso, agir em passos pequenos, sabendo o que fazer a seguir, nos ajuda a dar um rumo para nossas mentes. É quase como se alguém nos pegasse pela mão e guiasse por uma estrada mais próspera e feliz.

Nos acompanhe nos passos seguintes e descubra como ter uma vida muito mais plena e em paz consigo mesmo.

1- Aceite e concorde com o fato de que você não quer mais ficar nesta situação

O primeiro passo para qualquer mudança é aceitar que a modificação é necessária. Algumas vezes, estamos tristes ou com raiva e queremos continuar assim por algum motivo. Mas, se quer sair dessa, você precisa dizer a si mesmo com convicção que é hora de mudar a situação. Caso contrário, nada dará certo. É necessária a certeza da necessidade da mudança!

2- Deixe claro qual emoção quer deixar para trás e qual quer atingir

Quando nos propomos alguma mudança, o ideal é que deixemos para trás a negação e o negativismo e passemos a ter foco no que desejamos obter. Nunca diga para si mesmo: “Quero deixar de ser pessimista”, mas sim: “Quero ser mais otimista”.
Nossa mente tende a ignorar o “não” e focar apenas na ideia, então podemos ter o efeito contrário ao desejado. Foque no que você quer para sua vida com convicção. É uma forma de influenciar sua mente. 

3- Chame a responsabilidade para você

É preciso ter a total compreensão de que a responsabilidade de sair dessa situação é única e exclusivamente sua. É chegada a hora de parar de culpar outras pessoas ou coisas pela sua infelicidade. Sua vida é um reflexo de suas decisões, escolhas e ações, então a única pessoa responsável sobre sua vida é você mesmo. Da mesma forma, pela sua mente.
Agora que você já sabe que precisa mudar sua situação e também já sabe qual objetivo quer atingir, é hora de saber com a mesma convicção que a mudança só depende de você. E o melhor: você pode fazer isso!

4- Se pergunte no que precisa focar para se sentir da forma que pretende

Usando o mesmo raciocínio de focar no lado positivo do que deseja, se pergunte o que precisa pensar e onde precisa focar para atingir o sentimento que deseja ou para mudar a situação que te incomoda.
Pense no que precisaria investir para conseguir um outro emprego já que o atual está te matando, por exemplo. Foque nas soluções e nunca nos problemas.
Leve o tempo que for necessário, mas obtenha respostas sólidas e foque nelas para a mudança.

5- Se pergunte o que precisa fazer para se sentir da maneira como pretende

Agora que você já sabe onde precisa focar, é hora de planejar as ações que vão te fazer atingir o objetivo. Da mesma forma que no tópico anterior, se pergunte e obtenha respostas que te mostrem conseguindo mudar a situação e chegando onde você pretende estar.

6- Pergunte a si mesmo: “Do que preciso me cercar para que me sinta da forma como pretendo?”

O ambiente ao nosso redor, a música que ouvimos, as pessoas com as quais nos relacionamos… Tudo isso tem um poder gigante sobre a forma que nos sentimos também. Dito isso, é importante que você descubra quais as características destas pessoas e coisas te façam bem e te ajudam a continuar focado na mudança que pretende.

Faça a quantidade de experimentações que for precisa, mas não hesite em se afastar de coisas que te coloquem para baixo quando você está tentando ser mais positivo, por exemplo. Tenha em mente que o ambiente é extremamente influenciador.

7- Descubra o que precisa dizer a si mesmo para conseguir o que pretende

Aprendemos por repetição, e é também dessa forma que nossa mente se acostuma e acredita em situações, sentimentos e padrões de comportamento.
Vale fazer de forma escrita, uma espécie de mantra que você repita a si mesmo sempre que sentir fraquejar. Escreva em um papel de forma que te convença todos as respostas das perguntas que fizemos acima. Convença a si mesmo que você é capaz e que tem as rédeas de sua vida e sua mente. Repita para si mesmo sempre que for necessário. Aos poucos, você será convencido e sentirá que as coisas começarão a mudar significativamente.


Escrito por Roberta Lopes da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]