Alimentação consciente Beleza Natural Nutrição Saúde Integral

Como fazer uma rotina de skin care para acabar com a acne?

O sonho de uma pele perfeita não é nada atual, afinal quem não odeia sair de casa com uma espinha chamando atenção ou não fica frustrado ao ver que sua pele não é lisinha como as das mulheres nas redes sociais?

Se você também sofre com essas questões, vamos compartilhar com você algumas formas de prevenir e diminuir as acnes no rosto, mas é importante se lembrar de que toda pele tem textura e os rostos perfeitos que vemos em nossas redes são resultados de maquiagens, iluminação e/ou edições.

Portanto, é importante refletir sobre isso para que a busca por uma pele melhor vise à sua saúde, mas não se torne motivo de frustração!

Agora vamos às dicas:

Rotina de skin care para combater a acne

Passo 1 – A limpeza

Lave o rosto com sabonetes próprios para a região de 2 a 3 vezes ao dia no máximo!

Mulher limpando o rosto para skin care
Sora Shimazaki / Pexels / Canva

Se você tiver a pele oleosa pode se sentir tentado(a) a lavar mais vezes, mas isso pode causar o efeito rebote, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo.

Uma sugestão para esse passo é o gel de limpeza da Sallve, marca vegana e que aposta no uso de ingredientes que não prejudicam a pele.

Passo 2 – A hidratação

Geralmente a hidratação deve ser feita pela manhã e antes de dormir, mas isso pode variar conforme o seu caso. Para hidratar você pode apostar em cremes de sua preferência ou usar os óleos como o de malaleuca, por exemplo.

Esse óleo é bactericida e cicatrizante, por isso auxilia no tratamento das espinhas. Você pode utilizá-lo à noite, aplicando-o em cima das espinhas, e no dia seguinte elas estarão secas ou quase secas.

Algumas sugestões de cremes próprios para acne e que são veganos são o Hidratante Facial Orgânico Copaíba e o Hidratante Facial Natural e Vegano Bálsamo de Lavanda Livealoe.

Pessoas com pele oleosa podem pensar que a hidratação piora a situação, mas na verdade, hidratar é um dos passos que mais controlam a oleosidade da pele.

Passo 3 – Protetor solar, por favor!

Além de também ajudar a controlar a produção excessiva de óleo, o protetor solar é fundamental para garantir a beleza de todos os tipos de pele, então não se esqueça de passá-lo pela manhã.

É importante usar o protetor mesmo quando ficar em casa, porque a luz dos aparelhos eletrônicos também prejudica a nossa pele.

Essa rotina varia para cada pessoa, porque há pessoas que gostem de inserir mais produtos na hora do skin care, mas esses 3 passos são os fundamentais para garantir a beleza da pele e, nesse caso, o controle da acne.

Você também pode optar por tratamentos mais profundos e pontuais durante a semana, como o uso de argilas. Algumas argilas atuam na diminuição do sebo, que é o responsável pelo excesso da acne. A argila verde é a mais recomendada, mas você pode escolher a que mais lhe agrada.

Mas o skin care não é tudo. Se você deseja se livrar da acne, há outros pontos importantes que devemos levar em consideração. Vamos falar sobre eles a seguir!

Invista também em novos hábitos alimentares

Sozinho, o skin care pode até mudar a nossa pele, mas se tomamos cuidados com a alimentação, é possível perceber uma melhora muito maior.

Mulher comendo tigela de frutas sentada no sofá
erikreis / Getty Images Pro / Canva

A primeira transformação alimentar é aumentar o consumo de água e diminuir o consumo de gorduras, açúcares, processados e alimentos industrializados.

Além disso, há também alguns alimentos específicos que, quando consumidos, ajudam-nos nesse processo. Entre eles temos:

  • Os peixes como sardinha, atum e salmão, ricos em ômega-3;
  • Os grãos integrais, como o arroz integral, quinoa, farinha integral, aveia etc.;
  • Cenoura, mamão, espinafre, manga e gema de ovo, ricos em vitamina A;
  • Limão, laranja, abacate e brócolis, que entram com as vitaminas C e E.
  • Para quem não consome carne, duas ótimas fontes de ômega-3 são a linhaça e a chia.

Autocuidado também é cuidar do emocional

Nem todo mundo sabe, mas algumas emoções podem causar o surgimento de problemas de pele, como o estresse.

Além disso, há um significado espiritual para as espinhas, segundo Cristina Cairo. Para a psicóloga especialista nas causas emocionais das doenças, espinhas e outros problemas de pele podem revelar que a pessoa guarda no coração a podridão do mundo.

Geralmente o excesso de raiva por si, por outra pessoa ou por alguma situação também pode levar ao aparecimento da acne.

Portanto, se desejamos ter uma pele mais saudável, devemos focar no cuidado da saúde integralmente, olhando também para os aspectos emocionais e hormonais que podem estar gerando a acne.

Além disso, é importante consultar um dermatologista para entender o seu caso e, se preciso, consultar um endocrinologista para averiguar se não são questões mais profundas que estão causando as espinhas em seu corpo. Essa atenção ao físico, somada aos produtos de skin care e a uma alimentação mais saudável, com certeza lhe trará resultados positivos em algum tempo!

Você também pode gostar

Em tempos como esses, em que desejamos ser perfeitos como as pessoas que vemos no Instagram, skin care se tornou um tema muito popular, mas também muito polêmico pelas inúmeras receitas caseiras ou dicas dadas por pessoas que não são especialistas no assunto, que podem prejudicar ainda mais nossa pele. Além disso, começamos a associar muito o autocuidado ao cuidado do físico apenas, o que gerou outro debate sobre o boring self-care, um autocuidado focado apenas em produtos e formas de cuidar do nosso exterior.

Porém, não há nada de errado em buscar uma pele mais saudável. Mas, procure não pensar que isso é o principal para a sua beleza. Todas as peles são belas com suas cores, tonalidades e texturas. Portanto, cuide de si, mas aproveite sua beleza também!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br