Comportamento Convivendo

Como lidar com uma decepção?

Quantas vezes você já se decepcionou na vida? Talvez isso tenha acontecido quando esperava algo de uma pessoa, e ela tomou outra atitude. Ou, então, você queria ter se saído melhor em um projeto e acabou se decepcionando consigo mesmo. Em todos os casos, houve uma quebra de expectativa, certo?

Devido aos sentimentos ruins que a decepção causa, todos nós queremos evitá-la. Infelizmente as decepções fazem parte da vida. Então o melhor que podemos fazer é aprender a lidar com elas. A seguir, encontre maneiras de fazer isso!

O que é a decepção?

De maneira simples, decepção é o sentimento negativo decorrente de uma quebra de expectativa. Ou seja, você estava esperando que algo acontecesse de um jeito, e, no fim, aconteceu de uma maneira que te desagradou. Além disso, a decepção pode acontecer em relação a outras pessoas ou em relação a você mesmo.

Para a Psicologia científica, decepção é o ato de termos sido levados a crer em algo que não era verdadeiro. Isso significa que a decepção é como descobrir uma mentira. É aquela sensação de “eu tinha imaginado que seria de outro jeito”, que causa tanta frustração.

Por outro lado, a psicóloga Marisa de Abreu Alves defende que o risco de sofrer uma decepção está em tudo que fazemos. Afinal, até mesmo não encontrar o que você quer no mercado é uma decepção, bem como se surpreender com o comportamento de uma pessoa.

Menina com celular na orelha e olhando para computador com cara espantada
Dean Drobot / Canva

Então, ao unir essas definições, concluímos que uma decepção pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer situação. Não existe uma maneira totalmente eficiente de evitá-la, mas é possível superá-la seguindo algumas dicas.

Como superar uma decepção

Se você não aguenta mais sofrer por uma decepção, seja ela grande ou pequena, está na hora de tomar uma atitude. Com os tópicos a seguir, lide melhor com as decepções que você nutre em relação a você e a outras pessoas.

1) Buscar o equilíbrio

A psicóloga Helena Martinelli recomenda que uma pessoa decepcionada avalie bem esse sentimento. Ao mesmo tempo em que a decepção deve receber atenção, será que a causa dela é mesmo tão importante? Ou estamos deixando a dor tomar conta da nossa visão sobre isso? Encontre o equilíbrio nos seus sentimentos!

2) Praticar a compreensão

De acordo com o psicanalista Giuliano Rocha Andrade, é importante ter compreensão ao lidar com a decepção. Se você se decepcionou com a atitude de outra pessoa, tente entender o lado dela. Se a decepção é com você, reconheça que esse erro não te resume. Desse jeito, é mais fácil perdoar o que foi cometido e seguir em frente.

3) Encontrar a raiz do problema

Ainda segundo Andrade, outro ponto essencial ao superar uma decepção é encontrar a raiz desse sentimento. Para isso, veja se existem padrões nas suas decepções, se elas são causadas sempre pelo mesmo motivo. Talvez você precise trabalhar melhor os seus relacionamentos ou a sua relação consigo mesmo.

4) Procurar auxílio psicológico

Homem sentado em um sofá e com a cabeça abaixada. Na sua frente, a terapeuta escreve em uma ficha
Pressmaster / Canva

Para Martinelli, um jeito fundamental de atenuar a decepção é buscando auxílio psicológico. Como a terapia é um espaço seguro e livre de julgamentos, você poderá falar sobre o que está sentindo sem culpa ou vergonha. Dessa forma, será mais simples compreender esse sentimento e superá-lo.

5) Lembrar das suas vitórias

A decepção pode nos trazer desesperança e baixa autoestima, segundo Andrade. Então o psicanalista avisa que devemos nos lembrar das nossas vitórias quando esse sentimento se manifestar. Inclusive você pode pensar nos momentos nos quais superou uma dificuldade ou recuperou um bom relacionamento, para se inspirar.

6) Trabalhar sua autoestima

Deve existir um equilíbrio no nível de autoestima de uma pessoa decepcionada, de acordo com a visão de Andrade. Isso porque uma baixa autoestima faz com que um indivíduo aceite cada vez menos do que merece e acredite que é normal se decepcionar. Por outro lado, uma autoestima alta pode trazer arrogância e o pensamento de “como isso foi acontecer comigo?”. É primordial trabalhar sua autoestima!

7) Compreender os ciclos

Quando passamos por uma decepção, acreditamos que fracassamos na vida ou que o relacionamento com quem nos decepcionou deu errado. No entanto, Martinelli ensina que todo mundo passa por essa situação, mesmo as pessoas de muito sucesso e bem relacionadas. Logo, devemos compreender os ciclos da nossa vida, formados por alegrias e tristezas.

Você também pode gostar:

8) Controlar as expectativas

Embora seja difícil evitar uma decepção, há uma atitude que pode ajudar. Andrade explica que controlar as expectativas é um meio de se decepcionar menos. Quanto mais você se preparar para os imprevistos, mais fácil será lidar com eles, caso ocorram. Portanto lembre-se de que dá para resolver quaisquer problemas gerados por você ou por outras pessoas, com criatividade e paciência.

Levando em consideração cada um dos pontos apresentados, aprendemos que as decepções são inevitáveis. Apesar disso, podemos lidar melhor com elas, seguindo algumas dicas simples. Siga os nossos conselhos para viver de forma mais plena e tranquila, reconhecendo que decepções e surpresas fazem parte da vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br