Autoconhecimento

Aprendendo a libertar a sua mágoa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Lidar com as emoções é essencial para ser uma pessoa mais saudável e ter uma vida plena. Mas isso não significa que seja fácil controlar os sentimentos. É preciso ter muito autocontrole para não perder as estribeiras quando algo ruim nos acontece.

Lembre-se de que todos nós passamos por determinado momento da vida onde nos deparamos com a decepção e a injustiça. É justamente com essa situação que devemos ter mais cuidado. Libertar a mágoa não é a mesma coisa que explodir e magoar os outros.

Isso pode se tornar um ciclo vicioso, tome muito cuidado!

É necessário ter equilíbrio para não perder o foco no que realmente importa: o seu bem-estar e a boa convivência com as outras pessoas.

Até a pessoa mais zen do mundo tem seus momentos explosivos. Independente do ocorrido, segundo especialistas, a melhor coisa é não guardar para si o que não te pertence: a mágoa e todas as energias negativas que ela nos traz.

O que sentimos é fundamental para nossa saúde mental, guardar para si gera uma fonte de ansiedade e estresse, podendo até nos levar à depressão. Por isso, é preciso encontrar um caminho do meio entre a explosão e a omissão, para que você consiga expressar suas emoções sem se ferir ou ferir os outros.

Libertar a mágoa é necessário, portanto aqui vão algumas dicas para facilitar as coisas:

  1. Tenha tato

Pessoas não gostam de se sentir julgadas. Tenha tato na hora de falar sobre um assunto delicado, mesmo que a pessoa não tenha nenhum com você.

  1. Fale na hora certa

Não existe problema nenhum em se sentir magoado e falar abertamente sobre isso, mas é preciso saber onde, como e quando é possível tocar na ferida.

  1. Reflita

Refletir sobre o assunto antes é muito importante, pois reagir às situações instintivamente pode te levar a discussões. Respirar e colocar a cabeça no lugar antes de iniciar uma conversa te ajudará a pensar de forma mais racional, se expressar melhor e encontrar uma solução inteligente.

  1. Mostre o seu lado

Acusar o outro nunca é uma opção. Falar com cautela, mostrando o seu lado através de uma boa estratégia, não só facilita as coisas como te poupa tempo e energia.

  1. O que passou passou

Pior do que engolir mágoa é remoer e se tornar uma pessoa rancorosa. Não responda a grosserias, reconheça a impossibilidade de falar exatamente o que se passa na sua mente e tenha em mente que é preciso ter sempre uma estratégia para verbalizar os seus sentimentos. E, depois que tudo for resolvido, nada de ficar voltando ao assunto.

Se você tem um problema com alguém, não esconda. Alimentar mágoas só vai te fazer sofrer e conviver sem harmonia com as pessoas que te cercam. A melhor solução para tudo é o diálogo, principalmente quando o nosso emocional está abalado.

Liberte-se da mágoa e seja mais feliz!


Escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]