Comportamento Convivendo

Como manter a calma em situações de estresse

Mulher meditando em sua mesa de trabalho enquanto dois homens ao gritam ao redor dela.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Sempre que nos vemos em situações de estresse ou nervosismo, acabamos agindo por impulso, o que pode gerar desfechos ainda piores do que a situação inicial. Por isso é preciso manter a calma na maior parte do tempo de nossas vidas, para que tenhamos controle sobre as nossas reações e não tornemos aquilo em algo maior e mais prejudicial a nós mesmos e a quem está ao nosso redor.

Algumas técnicas, como a meditação e o mindfulness, são muito conhecidas quando se fala em manter a tranquilidade interior para lidar com diversas situações, mas a maioria das pessoas acredita que sua prática é muito complicada ou nem mesmo as conhecem. Contudo é possível aprender alguns “truques” para saber se acalmar quando algo estressante te afligir e, desta forma, tomar apenas boas decisões. Estas práticas acabam exigindo uma mudança na sua rotina, como fazer pequenas pausas ao longo do dia para mudar sua forma de pensar e reagir a determinadas situações, o que beneficia seu bem-estar mental e físico.

Mulher com os olhos fechados respirando fundo.

A primeira coisa que você pode tentar fazer ao se encontrar num momento estressante é mentalizar que o que te causa o estresse é algo mínimo.
 O exercício propõe visualizar a situação ou a pessoa estressante e “diminuir” essa imagem na sua cabeça até que a pessoa ou o cenário fiquem bem pequenos. O cérebro reage a problemas grandes e próximos, portanto, ao minimizar a imagem, o cérebro se acalma e se sente menos ameaçado por aquilo que está acontecendo. Outra forma de lidar prontamente com algum problema é se esforçar para olhar o que está acontecendo por outro ângulo, dando outras interpretações além da sua reação inicial; assim sendo, o que está acontecendo pode se tornar um desafio positivo, que te auxiliará no futuro.

Você também pode gostar de:

Vindos lá da famosa meditação, parar um pouco, contar até dez e respirar fundo são soluções realmente eficazes para acalmar a mente estressada. Isso ajudará você a colocar as coisas em perspectiva e proporcionará a pausa necessária para que a vontade de reagir de imediato recue, para que seja possível escolher mais racionalmente o que fazer. Após uma situação estressante, ficamos mais propensos a perder a paciência mais rapidamente no futuro, por isso é muito importante focar nas partes boas do seu dia, ao invés de perder o dia todo por causa de uma coisa ruim que aconteceu.

Homem negro em sua mesa de trabalho braços para cima e expressão de paz.

Assim como situações estressantes podem causar uma “cadeia” de acontecimentos estressantes em seguida, pessoas negativas ao seu redor também podem atrair coisas ruins para você. O humor de outras pessoas pode ser contagioso e acabar estragando seu dia, mesmo que você não tenha nada a ver com os problemas delas. Desta forma, evite pessoas esquentadas e que agem por impulso. Evite também agir assim, pois esta atitude pode ajudar seus colegas a quebrar o círculo vicioso da negatividade. É imprescindível ter em mente que, mesmo que aconteça algo extremo no seu ambiente de trabalho, por exemplo, isso não deve ser levado para o lado pessoal, porque o problema pode começar a aumentar cada vez mais.

Para completar, não fuja da meditação! É comprovado por centenas de estudos que a prática regular da meditação ajuda a atingir estados mais relaxados enquanto você medita. Esta prática também pode trazer benefícios ao seu estado mental enquanto você não está meditando, para que você passe o dia mais tranquilo e não perca a calma facilmente quando estiver sob pressão. Além de ajudar a diminuir o estresse e facilitar na escolha do melhor jeito de reagir a alguma situação, a meditação é o segredo para uma vida mais equilibrada e feliz.

Escrito por: Julia Delgado Santos da equipe EuSemFronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]