Além da classificação das essências em sete grupos maiores, o Dr. Bach aprimorou o sistema, buscando na Natureza essências que auxiliariam de maneira eficaz a própria evolução do ser humano. Desta maneira, o sistema de florais do Dr. Bach foi além da cura das mazelas humanas, trazendo a possibilidade de desabrochar todas as nossas potencialidades.
Segundo o Dr. Bach, o ser humano saudável é o indivíduo que respeita sua natureza interna e convive harmoniosamente com a natureza externa, vivenciando a conexão entre a matéria (seu eu físico e o mundo tridimensional) em harmonia com o Eu Superior (parte sutil e elevada do seu ser). Desta maneira, a personalidade de cada um deve ser tratada, corrigindo-se o desequilíbrio emocional do campo energético de cada um. A doença é resultado do conflito da alma e da personalidade.
O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma manda a doença para nos corrigir, nos botar no caminho de novo. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar.
– Dr. Edward Bach
Assim, temos a classificação seguinte das essências florais em três tipos fundamentais:
- Essências curadoras
- Essências auxiliares
- Essências complementares
Essências curadoras
De acordo com as características físicas, emocionais e comportamentais dos seres humanos, o Dr. Bach classificou-os em 12 tipos e associou uma essência específica para cada um, para que pudessem cumprir sua missão de vida lidando melhor com suas próprias virtudes e defeitos.
Estas essências atuam de forma muito profunda, trazendo um forte poder de transformação, resgatando a maneira de ser natural e oferecendo um estado de ânimo positivo ao indivíduo:
- Impatiens – proporciona ritmo e perdão.
- Mimulus – segurança e empatia.
- Clematis – foco e ancoramento.
- Agrimony – paz interior.
- Chicory – amor incondicional.
- Vervain – respeito à opinião alheia.
- Centaury – força e poder interior.
- Cerato – confiança na intuição.
- Scleranthus – determinação.
- Water Violet – envolvimento e serviço ao próximo.
- Gentian – perseverança.
- Rock Rose – coragem.
É interessante notar que esta classificação foi utilizada pelo astrólogo Peter Damian, levando em conta as características dos doze signos astrológicos e relacionando uma essência curadora para cada um.
Essências auxiliares
Continuando suas pesquisas, o Dr. Bach nota que muitas pessoas continuavam com as mesmas queixas e não mudavam seu jeito de ser. Verificou que, para estas pessoas, as lições de vida eram situações muito difíceis e penosas, e em vez de serem vivenciadas como chances de aprendizado, acabavam deixando-as desestabilizadas. Para se protegerem, essas pessoas fogem das situações difíceis, criando mecanismos de defesa, impedindo assim sua própria evolução.
Para derrubar estes mecanismos de defesa, o Dr. Bach criou as essências auxiliares, de acordo com as respostas emocionais crônicas às experiências de vida e que devem ser usadas nos momentos em que ocorre a estagnação durante um tratamento:
- Gorse – traz de volta o otimismo.
- Oak – traz a consciência dos limites físicos e emocionais.
- Heather – torna a pessoa atenciosa e cooperativa.
- Rock Water – traz autorrealização e flexibilidade.
- Vine – desenvolve a liderança positiva.
- Olive – resgata a vitalidade.
- Wild Oat – clareia o rumo, o propósito de vida.
Essências complementares
As essências complementares possibilitam à pessoa reerguer-se e reatar a conexão com seu Eu Superior, obedecendo a sua individualidade e continuando seu processo evolutivo:
- Cherry Plum – serenidade e clareza.
- Elm – aceitação das responsabilidades.
- Aspen – calma e tranquilidade.
- Beech – perfeita tolerância.
- Chestnut Bud – autoconsciência e observação de si mesmo.
- Hornbeam – força interior.
- Larch – autoconfiança.
- Walnut – liberdade para mudar.
- Star of Bethlehem – paz , consolo.
- Holly – Amor e bondade.
- Crab Apple – Autoestima equilibrada.
- Willow – perdão e autorresponsabilidade.
- Red Chestnut – confiança nos outros.
- White Chestnut – mente tranquila.
- Pine – aceitação adequada das responsabilidades.
- Mustard – estabilidade e alegria de viver.
- Honeysuckle – viver o tempo presente.
- Sweet Chestnut – fé em encontrar consolo sempre.
- Wild Rose – entusiasmo e vitalidade.
Você também pode gostar
Desta maneira, além de tratar nossos desequilíbrios e proporcionar nossa liberdade emocional, os Florais de Bach nos auxiliam a entrar em contato com o principal objetivo da vida, a realização de nossa verdadeira missão neste planeta.
Fontes
“Tratado de Medicina Floral” – Ma. Cristina N. G. dos Santos – Madras Editora Ltda. – São Paulo – 1990.
“As Classificações das Essências Florais do Dr. Bach”. Disponível em: <http://gruposernatural.blogspot.com.br/2012/10/as-classificacoes-das-essencias-florais.html>.
Syntonia Alternativa – Manual Básico de Florais de Bach <http://www.syntonia.com/textos/textossaude/textosflorais/manualdeleonardo.htm>.