Nutrição

Como preparar a sua própria granola?

Tasty breakfast table with granola in vintage bowl and dark berries on grunge background. Copy space top view. Organic healthy food and diet concept.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A granola é um alimento indispensável para os amantes da vida saudável. O nome foi criado pelo fabricante de cereais americano W. K. Kellogg. A fórmula original era uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho, hoje a receita é um mix de sementes, frutas secas (uva passa, maçã desidratada e banana passa), cereais (aveia, linhaça e farinha de trigo), oleaginosas (castanha-do-pará e castanha de caju) e açúcar mascavo ou mel.

Granolas nutritivas possuem grande concentração de fibras, oleaginosas e açúcar e são fontes de vitaminas A, complexo B, C, ferro, cálcio, selênio e zinco, por isso fortalecem o intestino, o sistema imunológico, o coração, ajudam no emagrecimento e reduzem o colesterol. Contudo, suas versões com xarope de glicose, chocolate, óleo, açúcar e açúcar invertido tornam o alimento um vilão e são proibidas para diabéticos que devem consumir a versão diet.

Já a granola orgânica nem sempre é 100% saudável, pois algumas marcas incluem açúcar cristal no cereal. Para ser realmente orgânico, o cereal deve ter 95% de ingredientes orgânicos, ter açúcar mascavo e ser livre de agrotóxicos.

Como incluir na dieta?

A granola é ideal para um café da manhã saudável. Você pode consumir o cereal com iogurte, leite e frutas, nunca ultrapassando 20 gramas (uma colher e meia de sopa). Entretanto, você também pode misturar a granola com açaí, sorvetes e no preparo de mingaus e bolos.  

Granola feita em casa
  • Já pensou em fazer sua própria granola? Saiba que é muito fácil e fica uma delícia, confira a receita:
  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos (pode colocar 1 xícara de aveia e outra quinoa em flocos);
  • ½ xícara de melado;
  • ⅓ xícara de óleo vegetal (óleo de coco ou o ghee, manteiga mais saudável e sem lactose, para ficar mais crocante);
  • 1 colher de sobremesa de semente de girassol;
  • 1 colher de sobremesa de semente de linhaça;
  • 1 colher de sobremesa de semente de gergelim;
  • ½ xícara de chá de castanha do pará picada (se quiser, misture castanha, caju, amêndoa e nozes);
  • 1 colher sopa cheia de uva passa (ou outras frutas secas que gostar);
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de coco ralado;
  • Óleo para untar a forma.
Modo de preparo

Misture a aveia, a canela, o melado e o óleo vegetal. Espalhe tudo em uma forma untada, leve ao forno em temperatura 180º por 20 minutos. Tire do forno, adicione os demais ingredientes e deixe assar por 10 ou 15 minutos. Retire do forno, misture tudo e deixe endurecer.

Gostaram da receita? Super fácil de fazer, né?

Queremos saber o que vocês acharam do sabor.


  • Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]