Energia em Equilíbrio Florais de Bach

Conheça o floral que cura cada signo da astrologia

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

Como já vimos anteriormente no artigo anterior, o Dr. Edward Bach aprimorou a classificação das essências florais, sempre em busca do alívio e da cura das mazelas que nos afligem.

De acordo com cada tipo de personalidade, Bach chegou à classificação das essências florais em 3 tipos fundamentais: curadoras, auxiliares e complementares.

Notamos que o primeiro tipo, as essências curadoras, estão ordenadas em doze categorias, e estas correspondem – em grande medida – à cura dos principais problemas e dificuldades que cada signo astrológico pode apresentar, conforme notou o astrólogo Peter Damian.

Temos as seguintes essências, portanto: Impatiens, Mimulus, Clematis, Agrimony, Chicory, Vervain, Centaury, Cerato, Scleranthus, Water Vioket, Gentian e Rock Rose.

A Astrologia é o estudo da influência dos astros na vida humana. Desde antigas épocas, os seres humanos procuravam nos céus as respostas para os acontecimentos na Terra. No firmamento, notamos que certas constelações (grupamentos de estrelas) circundam a Terra como uma grande faixa, a que se deu o nome de Zodíaco.

O Zodíaco é a base da Astrologia e nele estão contidos os doze signos que correspondem às constelações astrais proeminentes no céu em cada época do ano. O Zodíaco exprime significados esotéricos, mágicos, religiosos e cármicos. Deste modo, há um “ano” astrológico que se inicia em 21 de março a 20 de março do ano seguinte – época do início da primavera no Hemisfério Norte, divididos em 12 signos: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Vamos analisar a possível correspondência entre as essências curadoras e signos:

Impatiens e Áries

Os arianos são pessoas muito criativas e se adaptam a qualquer situação. Teimosos e um tanto precipitados, gostam de ocupar posições de comando, liderança e autoridade. Não gostam de diminuir seu ritmo, ficando profundamente irritados se alguém ou algo surge em seu caminho, atrasando-os. Por isso, amam a independência. São impulsivos e ambiciosos. O sexo é de extrema importância para eles, se jogam nos relacionamentos com ardor; porém, muitas vezes podem se tornar egoístas, sem se preocupar com as necessidades de seus parceiros.

Impatiens walleriana flower

Impatiens é a essência que transforma a precipitação e impetuosidade natural deste signo em energia criativa positiva, desenvolvendo a virtude da paciência. Acalma a inquietação interna, trazendo também a amabilidade, a delicadeza e a cortesia, sutilizando a libido e trazendo o equilíbrio nos relacionamentos, harmonizando os ritmos internos.

Gentian e Touro

Os nativos deste signo são pessoas de grande fibra e tenacidade. São obstinados e mais teimosos que os arianos; tem um grande sentido de praticidade. Procuram obter segurança e estabilidade, preocupando-se em assegurar o acúmulo de posses. Seus medos são bem conhecidos, e as experiências passadas que deram errado aumentam sua insegurança – por esta razão, fazem progressos na vida de maneira muito lenta. Muitas vezes a dúvida e o desânimo os vencem. No amor, é leal e fiel, sendo um parceiro confiável; porém, em seu aspecto negativo, pode se tornar possessivo e ciumento, um reflexo de sua insegurança pessoal, que os faz sentirem-se desconfiados.

Stemless Gentian (gentiana Acaulis)

Gentian dá a oportunidade de combater a teimosia e favorece a entrega, a doação para o mundo, combatendo a possessividade. Fortalece a fé e o entendimento da missão de vida, fazendo com que o taurino não se preocupe exclusivamente com suas necessidades materiais neste mundo podendo ser exemplo para outras pessoas de grande força espiritual. Combate o ciúme, restabelecendo a confiança nas pessoas e incrementando sua autoestima. Fortalece a persistência e o ânimo para alcançar suas metas.

Cerato e Gêmeos

Os geminianos são imaginativos e generosos; bons comunicadores, versáteis, estão sempre em constante mutação. Por conta de se sentirem constantemente atraídos para novas experiências, podem acabar dispersando suas energias. Seu grande poder intelectual pode ser mal direcionado, pois sendo muito curiosos, não se dedicam em profundidade a nenhum assunto. Não tendo confiança em si mesmos, podem aderir aos conselhos dos outros. Se apaixona facilmente e não dá muita oportunidade ao parceiro pois não tem muita paciência para escutar o outro. No aspecto mais negativo, é inconstante no amor, tendo necessidade de mais de um relacionamento (não necessariamente sexual).

cerato

Cerato pode trazer a confiança em si mesmo que tanto necessitam os geminianos, incrementando sua própria intuição. Traz equilíbrio interno, impedindo que mudem constantemente de opinião, proporcionando o encontro à sua real direção na vida. Desenvolve a paciência para desenvolver seu potencial pleno, dedicando-se a um assunto de cada vez, sem mais correr atrás de qualquer novidade, favorecendo a concentração. Cerato irá favorecer também o serviço às pessoas necessitadas – combatendo o egoísmo.

Confira toda a série Florais e a Astrologia
Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4

 


Referências

Os Signos do Zodíaco – http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/jv/jv2/horos.html
Tratado de Medicina Floral – Maria Cristina G. dos Santos – Editora Madras Ltda, 2010

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel