Saúde Integral

Cuidados com a pele no verão

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com a chegada do verão, nada melhor do que sair para passear e tomar sol. Finalmente chegou a melhor época do ano para fazer atividades ao ar livre! Porém, alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar a pele. Se você não se preocupa muito com isso, saiba que é muito melhor pensar nisso agora do que sofrer com as consequências de manchas na pele, rugas, entre outros males que podem surgir pela falta de cuidado. Veja abaixo algumas boas dicas de como se prevenir e poder aproveitar essa estação do ano sem se prejudicar.

Fique atento à alimentação

young pretty african american woman naked taking care of her skin isolated on white background, healthcare people concept close up

Cuidado com os exageros. Ter uma alimentação desregrada é ruim durante o ano todo, mas no verão as consequências para a pele podem se agravar pelo excesso de açúcar e carboidratos no organismo. Isso acontece pela influência que esses alimentos podem ter no colágeno, o que, a longo prazo, pode influenciar o surgimento de rugas e também manchas amarelas na pele. Na dúvida do que comer e com qual frequência, consulte um nutricionista.

Evite bebidas alcoólicas

O álcool é um dos grandes vilões na desidratação. Ainda mais no verão, quando o corpo sua muito mais e você precisa repor líquidos. A desidratação deixa a pele ressecada e podem até surgir rachaduras e descamações que não são nada saudáveis. Por isso, o ideal é se hidratar com muita água, água de coco, sucos naturais e isotônicos.

Evite o horário de sol mais forte

Entre as 10 da manhã e as quatro da tarde, o sol está “mais forte”. Evite ficar exposto diretamente a ele nesse período para evitar queimaduras e insolação. Se tiver algum compromisso nesse período e não tiver opções, passe protetor solar de forma adequada e, se possível, use um chapéu ou boné para proteger a cabeça.

Bons sonhos

Outro fator que influencia na boa saúde da pele é a quantidade de horas dormidas durante a noite. É recomendável que você durma pelo menos seis horas por dia. Procure também dormir no escuro e com uma boa ventilação no quarto. Um corpo bem descansado também reflete na pele e por isso o descanso deve ser uma parte essencial da sua rotina.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]