Espiritualidade Religiões

Desenvolva seu lado espiritual com a Prece de Cáritas

Silhueta de um homem com os braços abertos para o céu no meio da natureza
Tonktiti / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A prece de Cáritas é uma das mais importantes do espiritismo. Além de estimular a caridade, ela pode trazer acolhimento, humildade e proteção para quem a repete. Sendo assim, aproveite todas as vibrações positivas que a prece tem a oferecer, aprendendo mais sobre ela. Sinta o poder da fé!

No espiritismo, a prece de Cáritas é uma das mais conhecidas, por estimular a caridade. Mas quem é Cáritas, que nomeia a oração? De acordo com Allan Kardec, ela foi uma mulher chamada Irene, que se tornou santa em Roma no ano 305, quando os cristãos começaram a ser perseguidos.

Por causa da perseguição, Irene foi denunciada ao imperador Diocleciano. Encontraram exemplares da Bíblia na casa dela e a levaram para um interrogatório. Como Irene não negou a própria fé, acabou sendo punida com a morte. Entretanto continuou sendo referenciada como Cáritas, com a oração que você vai conhecer agora.

Qual é a prece de Cáritas?

Para se aprofundar na prece de Cáritas, vamos descobrir o que essa oração diz:

“Deus, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai forças aqueles que passam pela provação, dai luz àqueles que procuram a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus! Dai ao viajante a estrela-guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai! Daí ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor! Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé!

Deus! Um raio, uma centelha do Vosso amor pode iluminar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas se secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, ó! Bondade, ó! Beleza, ó! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa misericórdia.

Deus, dai-nos força, ajudai o nosso progresso a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, a humildade; dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade, que fará de nossas almas o espelho onde se há de refletir a Vossa Divina Imagem! Que assim seja!”

Observando cada uma das frases que integra a prece de Cáritas, observamos que ela é um pedido a Deus para a humanidade que tem como objetivo nos trazer uma série de benefícios, como:

1) Incentivo à caridade

A caridade é o principal benefício da oração de Cáritas. A partir desse gesto, podemos nos conectar a Deus e a outras pessoas, construindo uma sociedade mais acolhedora e justa.

Pessoa rezando com as mãos juntas perto do peito
Deemerwha studio / Shutterstock

2) Fortalecimento da fé

Por meio da prece de Cáritas, é possível olhar para a religião de um jeito novo, reconhecendo o poder de acreditar que alguém está olhando por nós.

3) Acolhimento e segurança

Quem está trilhando um novo caminho ou ainda não encontrou a própria rota pode contar com o acolhimento e com a segurança que só a fé pode oferecer, como diz a prece.

4) Paz de espírito e esperança

A paz de espírito e a esperança são trazidas pela oração que pede a piedade de Deus e o auxílio para que as energias negativas sejam afastadas das nossas vidas.

5) Desenvolvimento da humildade e da simplicidade

A humildade e a simplicidade são estimuladas pela caridade, pela constante busca pela sabedoria e pelo reconhecimento de que Deus é o nosso maior guia e exemplo.

Considerando tudo que a prece de Cáritas pode fazer por você, não faltam motivos para experimentá-la. Ao fazer a oração, você deve limpar os seus pensamentos e se concentrar nas ideias que ela traz. Para isso, faça a prece em um ambiente tranquilo, sem distrações.

Como a prece de Cáritas é usada no dia a dia?

Quando você incorporar a prece de Cáritas como um hábito na sua vida, vai notar algumas transformações. É possível que você sinta mais vontade de ajudar quem está ao seu redor sem pedir algo em troca. Você também terá mais facilidade para perdoar e para manter a calma em situações difíceis, sabendo que tudo ocorre de acordo com os planos de Deus.

O que fazer para melhorar a sua experiência de prece de Cáritas?

Para fazer a prece de Cáritas da melhor forma possível, é importante que você crie um ambiente favorável para a reza. Sendo assim, você pode acender uma vela ao orar, mentalizar o que precisa mudar na sua vida e até ler algum salmo da Bíblia. Dessa maneira, você terá diferentes estímulos para focar a sua mente na reza que está fazendo.

Você também pode gostar:

Depois de aprender todos os detalhes sobre a prece de Cáritas, você já pode compartilhar o conteúdo que apresentamos com os seus amigos. Use a sua generosidade e a sua solidariedade para causar um impacto positivo no mundo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br