Espiritualidade

Preces espíritas para acalmar a mente e a alma

Silhueta de uma mulher orando em meio a natureza
jcomp / Freepik
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em um mundo onde tudo é cada vez mais urgente, a nossa mente não consegue descansar. Há um grande excesso de informações a nossa volta, e, mais cedo ou mais tarde, o nosso corpo nos obriga a desacelerar. As preces espíritas para acalmar irão te ajudar a se reequilibrar e encontrar a sua paz interior.

Não permita que a correria do dia a dia e os problemas roubem a sua paz. As preces espíritas conseguem acalmar a nossa mente e coração, levando-nos a um estado de harmonia e serenidade. Por meio desse estado mental e espiritual mais equilibrado, é possível ter uma qualidade de vida melhor e mais paz em suas relações.

Preces espíritas para acalmar

A construção de uma vida serena e harmoniosa leva tempo, não ocorre do dia para a noite. Chico Xavier, médium e renomado líder espiritualista, disse: “Não há progresso sem esforço, vitória sem luta, aperfeiçoamento sem sacrifício, assim como não existe tranquilidade sem paciência”.

Portanto tenha consciência de que a elevação da sua paz interior depende apenas de você. Dedique-se a ela. Gradualmente você verá a sua evolução espiritual e pessoal acontecer. Continue a sua leitura e surpreenda-se com belíssimas orações, preces e salmos que irão acalmar a sua mente e coração.

Acalma-te – Chico Xavier e Emmanuel

Francisco Cândido Xavier é um dos maiores médiuns da história. Dedicou-se particularmente à psicografia. Ele escreveu mais de 450 livros com o auxílio de seu mentor espiritual, Emmanuel. Em 75 anos de trabalho, Chico Xavier conseguiu fazer do Brasil a maior nação espírita do mundo. A prece espírita abaixo irá trazer paz aos seus pensamentos e espírito. Você também pode ouvi-la pelo YouTube, por meio deste link:

“Seja qual for a perturbação reinante, acalma-te e espera, fazendo o melhor que possas.
Lembra-te de que o Senhor Supremo pede serenidade para exprimir-se com segurança.
A terra que te sustenta o lar é uma faixa de forças tranquilas.
O fruto que te nutre representa um ano inteiro de trabalho silencioso da árvore generosa.
Cada dia que se levanta é convite de Deus para que Lhe atendamos à Obra Divina, em
nosso próprio favor.
Se te exasperas, não Lhe assimilas o plano.
Se te afeiçoas à gritaria, não Lhe percebes a voz.
Conserva-te, pois, confiante, embora a preço de sacrifício.
Decerto, encontrarás, ainda hoje, corações envenenados que destilam irritação e
desgosto, medo e fel.
Ainda mesmo que te firam e apedrejem, aquieta-te e abençoa-os com a tua paz.
Os desesperados tornarão à harmonia, os doentes voltarão à saúde, os loucos serão
curados, os ingratos despertarão…
É da Lei do Senhor que a luz domine a treva, sem ruído, sem violência.
Recorda que toda dor, como toda nuvem, forma-se, ensombra-se e passa…
Se outros gritam e oprimem, espancam e amaldiçoam, acalma-te e espera..
Não olvides a palavra do Mestre quando nos afirmou que a Deus tudo é possível, e,
garantindo o teu próprio descanso, refugia-te em Deus.”

Oração para acalmar a alma

Quando a nossa alma chora, é preciso ter fé e se conectar com Deus. Orar com todas as forças que nos restam e suplicar por perdão e ajuda. A oração abaixo é para momentos de aflição da alma, é um pedido sincero pela intercessão e misericórdia divinas. Se você busca por calma em sua alma, a prece abaixo irá te auxiliar.

“Meu Deus, meu Pai, aqui estou de joelhos dobrados na Tua presença. Para Te pedir perdão por meus erros, diante de Ti Senhor, e para Te agradecer por tudo que tens feito em minha vida, na vida de meus familiares e nesta terra. Agradeço a Ti pelas provações, pelas alegrias, por tudo, Pai amado, que tens feito pelo ser humano na face da Terra.

Senhor, venho diante de Ti, pedir misericórdia com a minha alma, Ó Senhor amado, acalma a minha alma diante da Tua presença. Dá-me paz. Pai amado, purifica a minha alma. Faze com que ela se acalme. A minha alma anseia por Ti, pelo Teu perdão e por Teu amor. Enche-a e purifica-a, para que ela fique em paz diante da Tua presença, Senhor. Tira qualquer aflição e qualquer coisa que tenha abatido a minha alma. Não deixes a aflição tomar conta de mim, Senhor, eu suplico, acalma a minha alma. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Paciência em Ti – Divaldo Franco e Joanna de Ângelispaci

Divaldo Pereira Franco é médium, escritor, orador, e filantropo brasileiro. Ele é um dos maiores divulgadores da doutrina espírita na atualidade. Suas preces espíritas são poderosas e trazem conforto e harmonia para as nossas almas. A prece abaixo retrata a paciência em Deus. Caso deseje ouvi-la, acesse o vídeo no YouTube:

“Sinal evidente de desequilíbrio emocional é a irritação.
A paciência, por sua vez, reflete a tranquilidade íntima, que se assenta na irrestrita confiança nos desígnios de Deus.
O conhecimento da verdade propicia calma, pois que enseja ao homem saber o que lhe está destinado e como lográ-lo.
Respeita o tempo, aplicando-o com correção e trabalhando sistemática e continuamente para alcançar as metas a que se propõe.
Em todas as circunstâncias, comporta-te com equidade, pois sabes que as ocorrências da vida obedecem à leis de Causalidade, assim submetendo-se-lhes sem deixar-se desarmonizar por fatores fortuitos, negativos.
Desencadeada a ação, advirão os resultados, conforme o tipo de movimento desenvolvido.
Irritar-se, impacientar-se, somente agrava o quadro dos acontecimentos que não podem ser alterados.
Desse modo, harmoniza-te com a vida, adquirindo o tesouro valioso da paciência.
Nas competições destrutivas, aguarda a tua vez.
Nas lutas de predomínio, espera no teu lugar.
Nos choques da ambição, permanece em paz.
Usa a paciência como instrumento de luta, não te desequilibrando quando os múltiplos convites ao desespero estiverem açodando as tuas resistências.
Cada experiência te brindará maior capacidade para outros cometimentos, forjando os metais dos teus sentimentos para vitórias mais amplas. Assim, fica alerta e paciente.
Conhecendo a ‘Lei de Justiça’, compreendes que somente te acontece conforme a necessidade da tua evolução.
Não te aflijas, nem te apresses.
Sem tardança, porém com paciência, atua sempre, aguardando o correto resultado das tuas realizações.
Com paciência conquistarás tudo, após te haveres conquistado a ti mesmo para o bem e para a paz.”

Oração para acalmar o coração

Quando o nosso coração é morada de Deus, a nossa alma encontra a paz. Apesar dos desafios da vida, com fé tudo se torna mais leve e tranquilo. A oração abaixo agradece a Deus por todas as bênçãos e pede por acalento e harmonia. Apesar de sucinta, é uma belíssima e poderosa prece que irá acalmar o teu coração.

“Senhor, meu Deus, venho a Ti hoje, para agradecer de puro e sincero coração por todas as bênçãos que derramaste em minha vida. O meu coração está feliz por poder Te servir e estar diante de Ti, louvando-Te e adorando-Te. Agradeço, Deus Pai, por teres me presenteado com a dádiva da vida e uma família. A minha gratidão é imensa, ó Pai!

Rogo a Ti, para que acalentes o meu coração com o Teu bálsamo divino e tragas harmonia para minha vida. Sei que estás presente e que escutas a minhas orações. Tu me provas, até nos mínimos detalhes, que estás me ouvindo e me vendo. Sei que estás agindo no que peço e que, no tempo certo, Tua bênção virá ao meu encontro. Meu coração está aberto a Ti e a Tua divina graça. Amém.”

Prece dos Aflitos – Chico Xavier e Emmanuel

A prece dos aflitos foi escrita pelo espírito Emmanuel e psicografada por Chico Xavier. É uma oração poderosa e abençoada. Em seus versos é retratado as aflições humanas em um belíssimo clamor a Deus. É uma das preces espíritas recomendadas para quando você sentir aflição e desesperança. Para ouvi-la, acesse o link do vídeo no YouTube:

“Senhor Deus, Pai dos que choram,
Dos tristes, dos oprimidos.
Fortaleza dos vencidos,
Consolo de toda a dor,
Embora a miséria amarga,
Dos prantos de nosso erro,
Deste mundo de desterro,
Clamamos por Vosso amor!

Nas aflições do caminho,
Na noite mais tormentosa,
Vossa fonte generosa
É o bem que não secará…
Sois, em tudo, a luz eterna
Da alegria e da bonança
Nossa porta de esperança
Que nunca se fechará.

Quando tudo nos despreza
No mundo da iniquidade,
Quando vem a tempestade
Sobre as flores da ilusão!
Ó Pai, sois a luz divina,
O cântico da certeza,
Vencendo toda aspereza,
Vencendo toda aflição.

No dia de nossa morte,
No abandono ou no tormento,
Trazei-nos o esquecimento
Da sombra, da dor, do mal!
Que nos últimos instantes,
Sintamos a luz da vida
Renovada e redimida
Na paz ditosa e imortal.”

Prece de Cáritas – Madame W. Krell

Madame W. Krell foi uma admirável médium francesa que se destacou no mundo espírita como a intérprete que psicografou a versadíssima mensagem intitulada Prece de Cáritas. A palavra “cáritas” tem sua origem no latim e significa “caridade”. A prece é muito popular entre os espíritas e pode ser feita por todos que buscam se conectar a Deus. Para ouvir a oração narrada, acesse o link do vídeo no YouTube:

“Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!
Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!
Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.
Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.
Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.
Assim seja.”

Salmos para acalmar

Salmos – 91:1-16
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: ‘Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei’.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Deus pode nos proteger de todo o mal e, com a Sua bondade, nos livra de qualquer perigo e energias negativas. A fé é um dos melhores caminhos para acalmar a alma. Afinal, ter fé é crer em um Deus Todo-Poderoso que atuará em todas as nossas causas.

Salmos – 77:1-20
“Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.
Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.
De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.
Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração?
Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.)
E eu disse: isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.
O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?
Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.
Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.
As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte.
A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos.
Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.”

Aquele que crê é capaz de entender que Deus atua no seu próprio tempo. Por vezes, clamamos com urgência e podemos sentir que não fomos atendidos. Mas apenas Ele sabe de todas as coisas e conhece o que é melhor para os seus filhos. Tenha fé, Deus intervirá no tempo certo.

Bíblia fechada com um crucifixo de madeira em cima dela.
chandlervid85 / Freepik

Salmos – 42:1-11
“Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: ‘Onde está o teu Deus?’
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei pela salvação da sua face.
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Direi a Deus, minha rocha: ‘Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?’
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: ‘Onde está o teu Deus?’
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.”

Deus é o remédio da nossa alma. Com Sua misericórdia, Ele cura todas as nossas feridas e restaura a paz. Em momentos difíceis, podemos pensar que o Senhor nos esqueceu, mas isso jamais acontecerá. Deus sempre estará conosco e nos apoiando com a Sua divina bondade.

Salmos – 23:1-6
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

O Salmo 23 é uma das orações mais poderosas e conhecidas. Trata-se de um belíssimo clamor a Deus que traz paz e conforto aos nossos corações. Ele nos mostra que, apesar das dificuldades, o Senhor é conosco, e absolutamente nada faltará para aqueles que creem.

Pessoa acompanhando a leitura da Bíblia com os dedos.
Freepik / Freepik

Salmos – 28:1-9
“A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.
Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.
Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações.
Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa.
Porquanto não atentam às obras do Senhor, nem à obra das suas mãos; pois que ele os derrubará e não os reedificará.
Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.
Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.”

Não tenha vergonha de clamar e suplicar a Deus, principalmente em situações de aflição. Cultive a sua humildade e fé, converse com o Senhor, Ele te escutará e salvará. Quando estiver sem ânimo para continuar, lembre-se de que Ele será a sua força e escudo. Persista, e você alcançará a vitória.

Você também pode gostar:

A busca pela paz e serenidade é constante. Porém o mais importante é entender que, para haver harmonia em nossa vida, é preciso que haja paz em nossos corações. Portanto é necessário cultivar inteligência emocional e rituais que nos reequilibrem emocional e espiritualmente. As preces espíritas, orações e salmos são ideais para essa jornada de autoconhecimento e evolução.

Agora que você chegou até aqui, compartilhe este artigo com alguém que também irá se beneficiar com essas belíssimas preces para acalmar a mente e a alma.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br