Yoga

Dia Internacional da Yoga

Mulher fazendo Yoga no chão
123RF
Rafael Souza
Escrito por Rafael Souza

O Yoga Day ou Dia Internacional da Yoga é celebrado em todo o mundo no dia 21 de junho. A data tem o objetivo de conscientizar o mundo sobre os benefícios da yoga como forma de melhorar a saúde e ampliar a relação com a espiritualidade.

A yoga é uma prática que surgiu na Índia com objetivo de unir o desenvolvimento físico com a meditação de modo a melhorar o bem-estar daqueles que são adeptos.

Por isso, trouxemos algumas informações sobre a yoga, tais como seus benefícios, e também algumas dicas para começar a praticar em casa em tempos de isolamento social e coronavírus.

Conheça os benefícios da yoga para a saúde

Veja alguns dos benefícios de praticar yoga, uma atividade que você pode fazer na sua casa e melhorar muito o seu bem-estar.

Diminui o estresse e a ansiedade

Mulher fazendo yoga em um estúdio
Carl Barcelo/Unsplash

Ao praticar yoga, você precisa estar conectado ao presente, de forma a esvaziar a mente de problemas do passado e do futuro.

Promove o condicionamento físico

Na yoga você trabalha todos os músculos em diferentes posições. Com isso você aumenta o condicionamento físico, o ganho de massa magra e a força muscular.

Ajuda no emagrecimento

Mulher fazendo movimento de yoga em um espaço aberto
Rawan Yasser/Unsplash

O exercício ajuda no emagrecimento, controlando a ansiedade, além de aumentar a quantidade de calorias consumidas antes, durante e depois da atividade.

Melhora o sono

O nível de relaxamento e tranquilidade aumenta, além de o exercício estimular a produção de melatonina, o hormônio regulador do sono.

Alivia dores corporais

Existem posições dentro da yoga que ajudam no tratamento de dores corporais como as lombares, entre outros tipos. O ideal é você conhecer o que mais incomoda para saber como a yoga pode ajudar a aliviar.

Existem muitos outros benefícios relacionados à prática de yoga, tais como flexibilidade, controle da pressão e controle de batimentos cardíacos.

Como começar a praticar yoga em casa

Mulher fazendo movimento de yoga em sua sala
Gmb Monkey/Unsplash

Começar a praticar yoga é muito simples e pode ser, com certeza, feito em casa, você estando sozinho ou com a ajuda de um instrutor via videoconferência.

Você pode começar encontrando um lugar tranquilo para fazer sua atividade. Como a yoga é uma atividade física relacionada com a meditação, é preciso um lugar calmo para que você possa se concentrar.

Um dos primeiros passos para praticar yoga é saber se alongar. Com o alongamento você já vai se acostumando com os exercícios e posições que estão por vir.

Você também pode gostar

Providencie um tapetinho de yoga ou encontre algo que possa substituí-lo em sua casa mesmo. A partir daí, é só criar um ritual, separar um tempo todos os dias e se dedicar à prática.

Se você ainda não tem condições de pagar um instrutor, opte por utilizar as aulas gratuitas disponíveis na internet. No YouTube você encontra muitas dicas para dar os seus primeiros passos na yoga.

O importante é começar e persistir

Se você não tem costume algum de praticar yoga, pode aproveitar a quarentena para se inteirar mais sobre o assunto e aprender posições diferentes.

Comece devagar, não se cobre tanto e persista, criando uma rotina de prática diária. Com o tempo você vai sentir os benefícios e não vai querer parar mais.

Sobre o autor

Rafael Souza

Rafael Souza

Meu nome é Rafael Souza, sou estudante de administração e apaixonado pela escrita. Trabalho hoje como redator web com textos voltados para a área de marketing e administração. Sou também um autodidata no estudo dos sonhos, hoje mais conhecido como “ciência dos sonhos lúcidos”. Com esses estudos mantenho um blog falando sobre esse assunto ainda tão misterioso.

Como não gosto nenhum pouco de ficar sem aprender algo novo, já me preparo para estudar também sobre astrologia, outro assunto que me deixa muito curioso.

Na vida sou pai de duas cachorrinhas lindas e estou esperando ser contemplado com a benção da paternidade “de verdade”.

Contato:
Email: [email protected]
Sites: sonhodasorte.com l palavradodia.com.br