Saúde Integral

Dia Nacional da Saúde

Mulher branca se alongando numa grama verde.
yellowj / 123rf

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Esse dia foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, a data tem como objetivo a promoção da educação sanitária e conscientização sobres seus problemas. No Brasil, foi criada a Lei nº 5.352/1.967 para enfatizar a promoção da educação sanitária e despertar, no povo, a consciência do valor da saúde.

A data escolhida foi uma homenagem ao médico bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, Oswaldo Cruz (1872-1917). Ele foi pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental. A OMS estabeleceu 17 objetivos da agenda de 2030, que tem como objetivo alcançar metas factíveis para cada um dos itens até 2030 e dentre eles há o objetivo 3, que é a saúde e bem-estar; esse objetivo tem a meta de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades. Fonte: http://www.agenda2030.org.br/ods/3/

O que podemos dizer sobre a saúde hoje em dia? Ainda há muita preocupação sobre o novo coronavírus, o que é significativo, uma vez que ainda não conhecemos esse vírus como um todo, no entanto existem outras doenças que ainda existem e estão presentes em nossas vidas, como as doenças psicológicas, por exemplo. Muitas pessoas passaram a descuidar da sua saúde em detrimento da preocupação apenas do novo coronavírus. Conforme a OMS, ter saúde é ter bem-estar psíquico, biológico e social. Nesse sentido, a psicologia tem como objetivo a promoção da saúde mental levando ao bem-estar psíquico.

Mesa com frutas e vegetais.
Dan Gold / Unsplash

Na psicologia, um dos fatores analisados que tem como base de estudos a psicanálise é a somatização, que é a manifestação da ação sobre o corpo, ou seja, é a representação mental de sintomas físicos. De acordo com a psicologia, o corpo pode somatizar aquilo que a mente sente e não coloca “para fora”. Por isso é muito importante ter o apoio de um profissional da saúde para investigar melhor os sintomas e poder ter um diagnóstico mais assertivo.

Não estar com bem-estar psíquico pode acarretar diversos fatores, como medo, ansiedade e stress, o que pode resultar em outros danos à saúde física também. No mundo em que vivemos, onde se trabalha por muitas horas, raramente são feitas pausas para descanso, tem-se poucas horas de sono e a alimentação muitas vezes fica para segundo plano, tudo isso pode causar sérios danos à saúde.

Você também pode gostar

Esse dia, portanto, é muito importante para que todas as pessoas se conscientizem sobre como está sua saúde e o que têm feito para manter sua saúde em dia.

Sobre o autor

Beatriz de Andrade Silva

Sou psicóloga clínica, orientada pela psicanálise freudiana, pós-graduanda em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global. Pesquisadora assídua sobre as relações étnico-raciais, tenho especialização em diversidade nas organizações pela PUC-SP, e também atuo na área de recursos humanos e na área social em um grupo que busca colocar a diversidade em pauta e em ação.

Contatos
Email: psicologa.beatrizandrade@outlook.com.br
Facebook: Beatriz Silva
Instagram: @eupsicologabeatriz
Linkedin: Beatriz de Andrade Silva