Maternidade Consciente

Dicas de uma mãe e empresária para a hora de colocar as crianças na cama

Mãe lendo para seu bebê.
evgenyatamanenko / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A maternidade é, de fato, um momento mágico para a maioria das mamães. Mesmo assim, há dificuldades diversas enfrentadas pelas mulheres no dia a dia de se cuidar de um bebê que, muitas vezes, não são trazidas em pauta até hoje.

Colocar uma criança para dormir, por exemplo, não é sempre um momento maravilhoso de sossego e canções de ninar; e pode ser um verdadeiro pesadelo para mães, principalmente aquelas que enfrentam rotinas cansativas de trabalho e negócios.

Para ajudar as mulheres em relação a isso, a mãe e empresária Annabella Daily escreveu para o blog MindBodyGreen uma série de dicas para a hora de ninar os filhotes. Confira a seguir algumas delas!

1) Defina uma intenção

Em seu artigo, Annabella Daily relata que costumava tomar uma taça de vinho para se preparar para a desafiadora hora de colocar as crianças para dormir, mas que ela aprendeu que definir intenções trazem mais segurança à conduta materna nesse momento. Estabelecer para si mesma afirmações como “Hoje, respondo apenas com abraços” ou “Hoje, respiro fundo antes de reagir” fazem com que você controle emoções de raiva ou agitação e volte para o objetivo inicial da rotina de sono das crianças.

Mas lembre-se: se você não for totalmente fiel às suas intenções, isso não significa que você falhou; em vez disso, pense que isso ajuda você a parecer mais como a mãe que você realmente quer ser, uma noite de cada vez.

2) Repita um mantra

Assim como definir intenções para lembrar-se do seu objetivo de conduta diante das crianças, é importante ter um mantra para repetir em voz alta em momentos como esses. A empresária Annabella diz que seu mantra mais reconfortante diz “É assim que está agora”, porque a faz aceitar o momento como ele é e lidar com ele sem julgamentos.

3) Faça uma pose de poder

Apesar de muitas pessoas não acreditarem nisso, dizendo que é como um efeito placebo, fazer uma pose de poder com o corpo é capaz de instantaneamente alterar o seu estado emocional. Diante de desafios na hora de colocar as crianças para dormir, Annabella conta que gosta de fazer a pose da Mulher-Maravilha; em pé, com um braço para cima e uma mão fechada. Isso faz com que ela se lembre de que é uma “Super-Mãe” e que tem as ferramentas ideais para lidar com o que está acontecendo.

4) Acalme o cérebro emocional

A aromaterapia é uma aliada e tanto para a hora de colocar as crianças para dormir. A mãe e empresária blogueira relata que o quarto de seus filhos é cheio de óleos essenciais e incensos, com aromas de camomila, lavanda, sândalo e ylang-ylang. Esses aromas são capazes de produzir dopamina e serotonina no cérebro, acalmando tanto as crianças quanto a própria mãe no momento de se estabelecer a rotina do sono.

5) Faça um ritual de emergência

Para as noites mais difíceis, Annabella Daily conta que guarda um ritual de emergência para lidar com as crianças. Ela acende uma madeira de palo santo e entra no quarto das crianças purificando todas as energias negativas que podem rondar o ambiente, afirmando palavras de positividade e permitindo que as vibrações do sono zen preencham o espaço.

Você também pode gostar

Estabelecer uma rotina de sono para as crianças não é uma tarefa fácil, principalmente se uma mãe enfrenta essa tarefa sozinha e conciliando com uma rotina cansativa de trabalho e negócios. Com as dicas da empresária e blogueira Annabella Daily, porém, você pode olhar esse momento por outro ângulo e aprender a lidar melhor com esse desafio diário. Pense positivo e siga em frente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br