Energia em Equilíbrio Mantras

Mantras para amamentar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nós mulheres, temos por regra, alimentar nossos filhos através dos nossos corpos, considerado nossa máquina mais perfeita. O seio feminino produz leite, e a criança já nasce com o reflexo e a intenção de sugar.

Mas, a prática é bem diferente da realidade. O nosso país, possui uma das taxas mais baixas no que se refere a aleitamento materno. De acordo com recentes pesquisas, o bebê deve ser amamentado até completar seis meses de vida, mas o que acontece é que acabam sendo amamentados apenas nos 54 primeiros dias de vida.

breastfeeding. mother breast feeding her baby toddler

Quem escolhe se vai amamentar ou não é a própria mãe. Todas nós, mulheres, somos capazes de amamentar nossos bebês, salvo é claro, algumas exceções.

A ausência de sucesso na amamentação está intimamente ligada a um contexto histórico e cultural. Em geral, o desmame precoce é causado pela falta de profissionais de saúde que sejam especializados no próprio tema, na ausência de uma lei que apoie o processo de amamentação nas maternidades, as pressões da sociedade e as culturais e o marketing exagerado de indústrias que fabricam substitutos para o leite.

Depois de tomarmos a consciência de que nosso corpo é capaz em toda a sua plenitude, de nutrir seu filho, é hora de realizar escolhas boas. Uma mãe que opta por amamentar seu filho, tem que passar a adotar algumas práticas que tenham como prioridade esse momento, e não aquelas que a coloquem em perigo.

A frustração mora na distância entre a ação e o desejo.

As interferências culturais, externas e da sociedade são razões que podem causar o desmame. Maridos, médicos, sogras, rivais, vizinhas e amigas devem ter seus comentários, seus julgamentos e opiniões avaliados com cuidado, e em seguida, elas devem ser vistas apenas como meras ferramentas de apoio.

Apesar do apoio ser algo essencial, é necessário se lembrar que o trabalho, a entrega, o ônus, o esforço, a dedicação e a responsabilidade são da mãe. Nem mesmo um marido muito participativo e nenhum serviço especializado consegue resolver problemas com a amamentação, caso não haja uma integral responsabilidade e comprometimento da própria mãe. Podemos dizer, que o leite, é a dádiva da vida.

E quando estiver amamentando foque sua mente nestes mantras:

  • Amamentar é uma escolha
  • Amamentar é se cercar de ajuda
  • Amamentar é se responsabilizar

  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]