Autoconhecimento

É impossível ser feliz sozinho?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Dia dos Namorados chegando e muita gente se perguntando por onde anda a sua outra metade da laranja, a tampa da sua panela ou a cereja do seu bolo. Mas, o contrário do que muitos dizem (até a música de Tom Jobim) é possível ser feliz sozinho sim! E muito feliz!

Ser sozinho não é sinônimo de ser solitário e infeliz. A felicidade está dentro de você, não a atribua como tarefa a outra pessoa. Fomos criados por uma geração que preza pela família e pelo ciclo da vida tradicional. Pessoas nascem, pessoas crescem, conhecem alguém, têm filhos e morrem. Ser solteiro é encarado pelos mais velhos como uma exceção e consequência, não como uma opção.

Você sabia que ser solteiro faz bem à saúde? Em um estudo publicado pelo Journal Marriage and Family, em 2006, foi comprovado que estar sozinho faz bem ao coração. A pesquisa acompanhou 9 mil adultos durante 8 anos e as doenças cardíacas foram menores entre aqueles que não haviam se casado. Além disso, cientistas descobriram que os que nunca se casaram fazem mais exercícios por semana e se preocupam mais com o bem-estar físico e mental.

shutterstock_277554929-2 Na Psicologia, os momentos de solidão intermedeiam a transição do passado para um novo recomeço. Por isso, optar por ficar sozinho em alguns momentos da vida não é uma atitude considerada nociva. A boa solidão é sentida como uma necessidade de estar só, a má solidão como uma impossibilidade de ficar sozinho.

Isso não significa que aqueles que optaram por uma relação (saudável, claro) são infelizes. Entenda que, como dito no início, a felicidade consiste em estar bem consigo mesmo e não no status de relacionamento. Dividir a vida e as experiências com alguém é um máximo, mas ser feliz sem depender de ninguém e viver a vida como preferir também é um máximo!

Entenda que, ter alguém em sua vida ou ficar sozinho é uma questão de escolha. Você não PRECISA de alguém, você apenas QUER ter alguém. E como diz a velha máxima: “Não encontre alguém que te complete, encontre alguém que te transborde”. Seja autossuficiente, tudo o que vier depois é para acrescentar.

Neste Dia dos Namorados, comemora a SUA felicidade!

Autora: Camila Caproni. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]