Autoconhecimento

Hobbies que vão te tornar mais inteligente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ficar sentado na TV o dia todo acompanhando as séries e filmes favoritos é algo muito bom de se fazer, ainda mais quando se tem comes e bebes juntos. Aí a diversão e conforto são garantidos. Porém, sabemos o quanto essa e outras práticas sedentárias como ficar em frente o PC ou jogar vídeo game o dia todo fazem mal para nossa saúde. Para dar uma equilibrada nisso, recomendamos algumas atividades em que é possível você estimular melhor seu cérebro, confira:

Pratique algum esporte

Além de ser algo totalmente benéfico para a saúde física, sua mente ficará mais afiada e, com o tempo, suas tomadas de decisões serão mais rápidas e com a mesma qualidade de pessoas que costumam demorar para decidir. Isso porque os reflexos estarão mais ativos, assim, consequentemente, seu cérebro funcionará mais rápido.

Leitura

Parece algo óbvio, mas a leitura ativa o raciocínio, isto é, quando você toma a iniciativa de ler um livro, notícia ou jornal, diferente de ficar na frente da TV recebendo informações, seu cérebro passa a pensar com mais clareza ao fazer da leitura ativa uma rotina.

Colorir

Com certeza, você já viu ou ao menos já ouviu falar dos livros de colorir. Nos últimos dois anos tem sido uma tendência no mundo e no Brasil, e muitas pessoas estão aderido a essa terapia – principalmente os adultos. Colorir ajuda a desenvolver sua coordenação motora e a do seu cérebro, bem como estimular a criatividade.

Descanso

Dormir faz muito bem à saúde e é algo necessário, ainda mais nos tempos atuais em que fazemos várias coisas num só dia e costumamos dormir e nos alimentar de forma errada. Saiba que de 8 a 9 horas de sono diárias são suficientes para que seu cérebro se recupere de um dia corrido, assim como seu corpo.

Música

Tocar um instrumento garante mudanças positivas no cérebro, como os reflexos e a capacidade de raciocínio rápido, uma vez que você estará empenhado em tarefas que produzem normalmente sons e melodias. A música é um ótimo remédio para o estresse e outras doenças.

Conversar

Conversar amplia sua capacidade de novas linguagens, promove melhoria na comunicação, bem como o estímulo que o cérebro recebe ao ouvir informações, amadurecendo sua capacidade de resposta durante suas conversas e diálogos. Além disso, você passa a ser uma pessoa de maior empatia à medida que conhece mais indivíduos e está aberto a novas ideias e conversas.

Meditação

Ao entrar em contato com você mesmo quando meditar, naquele momento de silêncio profundo, sua mente e seu cérebro passam a relaxar, conseguindo descansar por breves ou longos momentos, dependendo do tempo de sua meditação. Tente e verá que após alguns dias, o resultado aparecerá.

Escreva

Pode ser um diário relatando suas experiências de vida, pode ser criando uma história com personagens interessantes, num mundo totalmente novo. A escrita amplia sua capacidade de criação, mesmo que seja para escrever sobre seu primeiro amor ou o quanto você tinha vergonha de algo. O importante é escrever. SEMPRE.


  • Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]