Nutrição Receitas de Nazaré Uniluz

Kibe de forno: uma opção mais saudável para seu cardápio

Nazaré Uniluz
Escrito por Nazaré Uniluz

Umprato típico do Oriente Médio, o kibe consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, geralmente recheado com carnes, escarola ou outros ingredientes de sua preferência.

Esta receita tem como sugestão de recheio a escarola. Rica em fibras, essa verdura possui uma substância chamada inulina, que facilita o trânsito intestinal e também tem efeito protetor contra o câncer de cólon.

A escarola pode ser considerada praticamente como um complexo vitamínico, pois é rica em vitaminas A, do complexo B, C e E, e nos minerais, como o cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, selênio e zinco.
Outra vantagem é que, por não trazer óleo em seus ingredientes, essa receita de kibe traz ainda mais benefícios para a saúde, pois ele não precisa ser frito.

Escolha essas duas sugestões de recheio ou use a sua criatividade com outros tipos recheios!

RECHEIO DE ESCAROLA

2 pés de escarola
½ cebola picada
1 colher pequena de orégano

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque a cebola e um fio de azeite. Deixe dourar e junte a escarola picada, refogue até murchar, depois adicione o orégano e sal a gosto.

RECHEIO COLORIDO

2 tomates picados sem sementes
1 pimentão pequeno picado
1 a 2 cenouras raladas cruas
½ xícara de salsa picada
½ xícara de cebolinha picada
¼ de xícara de azeitonas picadas
1 colher de azeite de oliva

Modo de fazer:

Misture numa tigela os ingredientes picados e acrescente o azeite e o sal. Prove. Se quiser, acrescente salsa picada e misture.

MASSA

250 gramas de trigrilho (trigo de kibe)
1 litro de água
1 cebola
½ xícara de hortelã picada
1 colher de azeite
2 colheres de suco de limão
Sal e cheiro verde a gosto
2 colheres de iogurte ou o necessário para dar liga à massa.

Modo de fazer:

Deixe de molho o triguilho por duas horas ou coloque em água quente por meia hora até absorver a água e ficar hidratado. Em seguida, adicione os temperos: a cebola, a hortelã, o cheiro verde, o azeite, o sal e o suco de limão. Para dar liga use o iogurte.

OBS: O triguilho tem que estar sem excesso de água.

MONTAGEM DO KIBE

Unte a forma só com óleo. Ponha a metade da massa do kibe. Espalhe por cima o recheio escolhido e cubra com a outra camada de massa. Alise a superfície, finque o garfo em vários pontos da massa e derrame um fio de azeite nos buraquinhos. Asse em forno médio por 35 minutos

Sobre o autor

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz é um espaço de aprendizagem contínua que oferece vivências, cursos e práticas meditativas, promovendo o autoconhecimento e o despertar da consciência.

O aprendizado acontece ao se estimular a convivência grupal, a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, a conexão com a natureza e o trabalho voluntário.

Localizado no município de Nazaré Paulista e envolto pela mata atlântica, o campus nos inspira a perceber que somos parte de uma única teia da vida. Estar em Nazaré Uniluz significa participar de uma rede interativa e criativa de pessoas que se apoiam mutuamente e seguem um ritmo cadenciado de atividades, nas múltiplas formas de aprendizagem: estudos sobre temas diversos e prática de meditação, da liderança grupal e compartilhada e da espiritualidade.

Também faz parte dessa experiência a prática do silêncio como forma de cultivar uma atitude meditativa que facilita a livre expressão da alma.

Nazaré Uniluz é uma instituição sem fins lucrativos, não está associada a organizações religiosas ou filosóficas e, há mais de três décadas, nutre e é nutrida por cada indivíduo que a visita e busca uma forma verdadeira e amorosa de se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a totalidade da vida.

Aqui, no Blog Eu Sem Fronteiras, você encontra algumas das deliciosas receitas servidas em Nazaré Uniluz.

Site: nazareuniluz.org.br
E-mail: [email protected]
Telefones:(11) 4597 7103 / (11) 96473 2851
Obs: É necessário discar o código 11 mesmo estando em São Paulo.
Facebook: Nazaré Uniluz
Instagram: @nazareuniluz
Youtube: Nazaré Uniluz