Plant-Based Plantas Medicinais Saúde Integral

Kava-kava: saiba o que é e os benefícios dessa planta

Está procurando por mais informações sobre plantas medicinais que auxiliam no tratamento de diferentes tipos de condições, desde as físicas até as mentais, ou mesmo espirituais? Então você precisa conhecer a kava-kava!

Essa erva, também chamada cava-cava, kawa-kava ou apenas kava, é capaz de combater as mais variadas doenças, contribuindo para a saúde de seus consumidores.

Repleta de substâncias denominadas kavalactonas, ela age de forma parecida com os ansiolíticos. Isso porque elas se conectam aos neuroreceptores e ajudam a acalmar as pessoas. Sendo assim, se tornam uma excelente opção natural para quem sofre com ansiedade e agitação, por exemplo, atuando como sedativo, relaxante, tranquilizante, analgésico, antisséptico, anti-inflamatório e anticonvulsivante.

Nativa da Oceania e Pacífico Ocidental, ela pode ser encontrada em locais como Havaí, Taiti, Papua-Nova Guiné, Fiji, entre outros. Com folhas grandes, rígidas e verdes, essa planta medicinal pode chegar aos 3 metros de altura.

No Brasil, a kava-kava é adquirida em estabelecimentos de produtos naturais ou até mesmo supermercados e farmácias. Mas para o seu uso ser assertivo, é preciso entender bem as suas propriedades e vantagens — e é isso que você vai ver neste artigo. Vamos lá?

A kava-kava para a espiritualidade

A kava-kava é uma planta medicinal considerada sagrada em diferentes religiões. Por isso, desempenha um papel muito popular e importante em relação à espiritualidade das pessoas.

Por ser um calmante natural, acredita-se que essa erva ajude as pessoas a se conectarem com o seu eu interior de forma mais fácil e tranquilizadora, garantindo benefícios relacionados ao autoconhecimento.

A cerimônia da kava-kava, por exemplo, é um importante ritual no Fiji, realizado em diferentes tipos de ocasiões: funerais, casamentos e até mesmo em encontros casuais e políticos.

Nessa atividade, as pessoas se sentam no chão, no formato de um círculo, de pernas cruzadas e de frente à quem comanda a cerimônia. Esse chefe vai preparar a planta medicinal e servi-la em uma pequena tigela. Ele vai dar o primeiro gole e, depois, oferecê-la ao resto das pessoas que, vez a vez, batem palma uma vez, bebem o líquido em um só gole, batem palma mais três vezes e, depois, dizem “Bula!”.

Após esse ritual, as atividades transcorrem sem interrupções.

Benefícios da kava-kava?

O kava-kava é uma planta medicinal que ajuda as pessoas a se sentirem mais calmas e tranquilas por meio de seus ativos como kavapirona, compostos alfa-pirrônicos, flavokavinas A e B, alcaloides, mucilagens, glicosídeos, ácido benzoico e ácido cinâmico. Mas quais são os benefícios exatos dessa erva? Descubra:

  1. Diminui a ansiedade: como já vimos, a kava-kava tem propriedades calmantes e relaxantes. Por isso, auxilia na amenização dos sintomas da ansiedade.
  2. Melhora os sintomas da TPM: a ansiedade e irritabilidade são um dos principais sintomas da TPM. A kava-kava também auxilia a melhorar e diminuir esse tipo de sentimento negativo nesse período.
  3. Auxilia no tratamento de doenças renais: as propriedades da kava-kava ajudam no tratamento de doenças renais. Inclusive, a erva trata problemas como a infecção urinária, ou cistite, promovendo maior bem-estar para os seus usuários.
  4. Reduz a insônia: os efeitos calmantes da kava-kava auxiliam na redução da insônia. Isso porque, além de ser tranquilizante, a planta medicinal atua como um relaxante muscular.
  5. Aprimora as funções cognitivas: a kava-kava ajuda a clarear a mente de seus usuários. Por isso, aprimora as funções cognitivas das pessoas, eliminando sentimentos como a ansiedade e irritabilidade, o que torna possível que elas pensem e tomem decisões com mais atenção.
  6. Atua como antisséptico: essa planta medicinal também é conhecida por suas propriedades antissépticas. Sendo assim, por meio de compressas, pode ser utilizada para auxiliar na cura de cortes e outros machucados mais superficiais.
  7. Ajuda na luta contra o cigarro e o álcool: pessoas que estão tentando parar de fumar ou beber, muitas vezes, se sentem irritadas e ansiosas. A kava-kava ajuda a lidar com esses sintomas e, dessa forma, apoia esses indivíduos na luta contra o cigarro e o álcool.

Tabela nutricional

Água12%
Açúcar3,2%
Kavalactonas15%
Folhas de Kava Kava na natureza
ChameleonsEye / Shutterstock

Como consumir a kava-kava?

Para aproveitar todos os benefícios da kava-kava, é importante que você saiba como utilizá-la. Saber que sua parte mais nutritiva se encontra no caule, por exemplo, permite que você obtenha suas principais vantagens de forma segura e eficiente.

Nesse cenário, os rizomas da kava-kava são os ingredientes mais importantes no preparo de suplementos e chás, por exemplo, suas formas de consumo mais eficientes e comuns.

No caso dos suplementos, é possível adquirir os comprimidos em diferentes estabelecimentos, desde supermercados até farmácias.

Com maior concentração de suas propriedades, essa opção possui cerca de 50% e 70% de kavalactonas, oferecendo grandes benefícios aos seus usuários. Porém, é importante consultar profissionais antes de consumir os comprimidos.

Já no caso dos chás, é importante sempre utilizar somente os rizomas da planta medicinal no seu preparo, que é bastante simples e tradicional. O líquido pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia ou somente nos momentos em que você se sentir mais ansioso e/ou nervoso.

Outras formas de usar a kava-kava

Além dos usos mais tradicionais, é possível utilizar a kava-kava de outras formas.

A compressa, por exemplo, é bastante indicada para quem deseja aproveitar suas propriedades antissépticas e de cura.

Além disso, você também pode aproveitar os benefícios dessa planta medicinal em conjunto com a uxi amarela. É possível preparar chás especiais com esses dois ingredientes e, dessa forma, intensificar a sua ação em questões, principalmente, anti-inflamatórias e urinárias.

Existem contraindicações?

Sim! Assim como toda planta medicinal, a kava-kava também tem seus pontos de atenção.

Mulheres grávidas e lactantes, por exemplo, devem evitar o seu consumo. Isso porque não existem estudos para este grupo de indivíduos que elimina ou comprova efeitos colaterais referentes ao seu uso.

Além disso, quem tem doenças hepáticas, são portadoras do Mal de Parkinson ou têm menos de 12 anos devem evitar o seu consumo.

Quem faz tratamento com antidepressivos também deve ficar atento e não fazer um uso independente da planta, que pode ir contra os medicamentos ou até mesmo intensificar demais seus resultados.

Por fim, é interessante lembrar que o seu uso excessivo também pode acarretar problemas para a saúde. Use a kava-kava com moderação e cuidado.

Mitos e verdades sobre a kava-kava

“Não posso ingerir a kava-kava com bebidas alcoólicas” – VERDADE

Essa planta medicinal deixa as pessoas mais tranquilas e relaxadas. Se for ingerida com bebidas alcoólicas, pode intensificar ainda mais esses efeitos e causar problemas indesejados.

“A kava-kava é tóxica” – NÃO É BEM ASSIM!

Já foi encontrado um alcaloide tóxico na kava-kava. Porém, ele estava concentrado em partes da planta medicinal que não são utilizadas nem consumidas. Por isso, não é preciso se preocupar.

“Não posso ingerir a kava-kava com outros alimentos” – MENTIRA

Alimentos não interferem nos efeitos da kava-kava. Inclusive, a planta possui ativos lipossolúveis, ou seja, pode auxiliar na absorção de gorduras.

Receitas com kava-kava

Compressa de kava-kava

Para utilizar os princípios antissépticos e de cura da kava-kava, é indicado que se faça compressas com essa planta medicinal.

Ingredientes:

  • 1 saquinho de chá de kava-kava em pó
  • 500 ml de água
  • Pano

Modo de preparo:

Despeje a água em uma panela e ligue o fogo. Quando o líquido estiver fervendo, acrescente a kava-kava. Misture bem e deixe esfriar. Depois, molhe o pano na mistura, torça bem e aplique cuidadosamente no local machucado.

Chá simples de kava-kava

Quer saber como aproveitar as propriedades do kava-kava de forma clássica e prática? Temos a receita certa para você!

Ingredientes:

  • 1 saquinho de chá de kava-kava em pó
  • 200 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela e, depois, despeje-a em um copo. Coloque o saquinho no recipiente e espere por cerca de 5 minutos. Quando estiver morno, esprema o saquinho, misture o líquido e beba.

Suco de kava-kava

Quer se refrescar em um dia mais quente enquanto fica mais calmo e tranquilo? O suco de kava-kava ajuda você nessa missão — e ainda é delicioso!

Ingredientes:

  • 100 ml de suco fresco de abacaxi
  • 100 ml de suco fresco de limão
  • 100 ml de chá de kava-kava
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:

Em um copo, misture todos os líquidos. Acrescente o gelo a gosto e misture bem. Você pode decorar com fatias de limão e abacaxi. Agora, é só aproveitar!

Você também pode gostar:

São muitos os benefícios e usos do kava-kava, não é mesmo? Mas, assim como tudo na vida, é importante aproveitar as vantagens dessa planta medicinal com moderação e, é claro, acompanhamento médico. Utilize este artigo como um guia, mas saiba interpretar o seu próprio organismo e suas particularidades para uma vida mais plena, pacífica e muito agradável!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br