Convivendo

Meditação Shamatha e seu poder de cura com foco nos 5 lungs

meditação
Verônica Chagas
Escrito por Verônica Chagas
“Aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nessa vida.” — Sogyal Rinpoche.

Eu falo que a meditação é como colocar uma câmera em um tripé, regular o obturador, a exposição e a luz para tirar uma boa foto.

Então, não tem segredo, é só começar e deixar a foto ser feita, com tranquilidade, ela ficará magicamente bela.

A técnica de Shamatha com foco nos 5 lungs (ou Shamatha com foco na energia dos cinco elementos: éter, ar, fogo, água, terra e espaço).

As práticas de Shamatha deixam a mente focada, flexível (obediente) e nítida.

Eu venho utilizando essa técnica e vem me ajudando muito, por isso que queria compartilhar esse artigo com vocês, amigos.

Como estou bastante no meio digital, baixei o aplicativo lojong e lá consegui iniciar esse processo de meditação. Têm vários vídeos na internet que também ajudam, mas pelo aplicativo achei mais simples.

Mas como então seria a meditação Shamatha?

Ela é focada na atenção plena, sendo um meio essencial para a prática espiritual porque, não importa qual técnica espiritual nós seguimos, temos que nos permanecer presentes e nos aprofundar com o nosso eu interior.

meditaçãoNa meditação de atenção plena, ou Shamatha, tentamos adquirir estabilidade e calma para a nossa mente e começamos a descobrir que, com calma e harmonia, podemos desenvolver essa atenção conforme o tempo vai surgindo, com leveza e no dia a dia, essa linda descoberta nos ilumina cada vez mais.

É claro que exige esforço e muita dedicação, pois as nossas mentes sempre vagam e saem “voando” para obterem a atenção plena.

É importante ressaltar que os seus pensamentos saltarão como um “macaco insano”, principalmente no começo da técnica.

Você pensa no passado, futuro, pessoas, sobre o que está acontecendo no serviço, podem até dar umas coceiras, tudo para distrair, mas calma, pois é normal, ok?

Não acontece só com você, mas com todos… Apenas não tente resolver o que aparecer, não alimente nada, nem rejeite, apenas volte para o foco da atenção (a energia dos elementos).

E tente parar de dar um de perfeitinho, não precisa. Volte calmamente sua atenção, sem se cobrar ou criticar, para o objeto de sua concentração. Relaxe

Só sorria, acene e continue com a meditação.

Só de pensar que o seu pensamento está fora do foco já é um mega avanço, sem resistir, continue… Não fique tentando não pensar em nada. Os pensamentos virão e passarão naturalmente. Apenas os observe, sem deixar de notar nenhum deles. Mas não há objetivo. Não há meta. Se frustrar não é o caminho, é tudo em paz e sem esforço, cada vez mais relaxado você vai continuando até que a cada dia sua evolução vai vindo e tudo flui conforme o seu corpo, você precisa.

Mas cada dia que passa você sente que vai fluindo e você cada vez se sente mais conectado com você mesmo.

meditação

É importante ressaltar que essa meditação não deixa a mente em branco, como muitos podem achar, pelo contrário, você fica muito mais alerta e sente seu eu interior com uma profundidade muito maior e fortalecido para lidar com diversas questões da vida.

Ter um ambiente agradável para fazer a prática é interessante, pois a harmonia do lugar ajuda nessa concentração. Eu medito de manhã para que o meu dia já comece grandioso, mas isso vai de pessoa para pessoa, o importante é querer estar e se manter nesse foco.

Se você reconhecer que está aprisionada aos hábitos comuns da sociedade e que não consegue dominar esse animal selvagem que é a sua mente, você conseguirá entender isso que estou dizendo e só assim compreenderá toda essa conexão com o mundo, com você e com o universo

Essa era em que vivemos nos distancia de nós mesmos, mas precisamos ver isso, sair da matrix e tentar focar, sem deixar ser manipulado pelo mundo adentro.

Nosso eu interior é o mais sagrado e mais importante que temos, precisamos respeitar isso e tentar meios que nos levem a essa iluminação
.

Um abraço! Eu espero ter passado com leveza esse tema. Qualquer dúvida, é só me chamar!

Fiquem com toda energia pura e linda desse universo, muita iluminação para vocês nesse belo e lindo dia!

Namastê!

 


Você pode gostar de outro texto da autora: Escutar música clássica pode ser um poderoso meio de nutrir a alma com felicidade

Sobre o autor

Verônica Chagas

Verônica Chagas

Sou libriana, amo arte desde que nasci, e vivo para me inspirar nesse caminho.

Teatro, cinema, fotografia e música, tudo que envolve estar de corpo e alma é o que me motiva a continuar. Tenho experiência como designer gráfico e sou praticante de meditação.

Atualmente estou com um projeto do sagrado feminino, que visa a cura interior da mulher, chamado Círculo Lunar. Convido a todas que entrarem no Instagram a acompanhar nossos posts e fazer parte dessa fraternidade!

Sou muito curiosa com coisas relacionadas ao bem-estar físico, mental e espiritual. Estar aberta ao mundo e à sensibilidade do ser humano me encanta.

Também gosto de uma dose de bom humor e isso fica bem nítido nos meus posts e na minha vida, :) Gosto muito de pessoas que emanam essa vibe positiva.

Tenho formação em artes visuais e também cursei Meta Practitioner em PNL, coach para líderes e reiki.

Tenho muita gratidão à mãe Natureza e ao pai divino do Universo.

Gratidão a meu amado Andry, a meus pais, aos amigos, aos leitores e a todos do portal Eu sem Fronteiras.

Um abraço a todos vocês deste mundo tão iluminado e feliz.

E-mail: [email protected]
Behance: veronicaamoramar
Instagram: @veronicaamoramar @circulolunarfeminino
@amoramarstudio