Yoga

21 de junho – Viva o Dia Internacional do Yoga!

Giselli Duarte
Escrito por Giselli Duarte

Todo mundo fala sobre yoga por aí, mas você já parou para pensar o que realmente significa yoga e o motivo pelo qual ele está tomando rapidamente o mundo?

O crédito de coletar, sistematizar e codificar toda a filosofia do yoga é de Patañjali.” – Bks Iyengar

A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita “yuj”, que significa “unir ou integrar”. O Yoga tem como um de seus principais objetivos a harmonização do corpo com a mente, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (asanas) e meditação (dhyana). Sendo uma das realizações mais extraordinárias da “invenção humana”, o yoga existe há mais de cinco milênios e sua existência até os dias de hoje deve-se às habilidosas adaptações a diferentes contextos sociais e culturais.

mulher branca jovem e homem moreno jovem, ambos vestindo roupas de ginástica, sentados na grama, praticando yoga

Hoje é um dia muito especial para a comunidade do yoga e eu tenho uma excelente notícia para te dar: O yoga é para todos. Se você quiser, ele pode ser para você. Sabe por quê?

Não existem restrições geográficas, preferência social, limite de idade, diferença de gêneros nem mesmo a saúde são impedimentos.
“Tudo o que é necessário para o êxito no yoga é alegria, perseverança, coragem, conhecimento correto das técnicas a aplicar, moderação nos hábitos de vida e fé na prática do yoga. Então os efeitos da prática iogue são enumerados pelos sábios: beleza e força, clareza de fala e expressão, tranquilidade dos nervos, melhora no poder digestivo e boa disposição, que se revelam em um rosto cheio de sorrisos.” – BKS Iyengar

mulher jovem, bronzeada, praticando yoga na natureza, em frente à um lago, em um dia ensolarado

Homenageado pelo solstício de inverno no hemisfério sul e pelo solstício de verão no hemisfério norte, dia 21 de junho é comemorado o Dia Internacional do Yoga. A data foi oficializada pela ONU em dezembro de 2014, embora muitas confederações de Yoga pelo mundo já comemoravam esse dia tão especial como “O Dia Mundial do Yoga”, desde 2001.

A importância de manter a data atualizada em nossos calendários diz respeito à conscientização aos benefícios da prática de yoga para a saúde da população mundial. Adotando um estilo de vida mais saudável e com mais consciência por meio do yoga, podemos promover uma boa saúde psíquica e emocional.

As práticas iogues auxiliam as pessoas em todo o mundo a controlar a ansiedade, diminuir o nível de estresse e aliviar sintomas de depressão. A lista é bem grande, na verdade.

Yoga é uma opção popular para cultivar a força física e mental. Tornou-se um estilo de vida para aqueles que buscam viver mais conscientes do momento presente.

Se você nunca praticou yoga, ou já praticou, mas por algum motivo não o fez mais, o momento é agora. Você não caiu nesse artigo por acaso, hein. (risos). ☺

Grupo de seis mulheres vestidas em roupas de acadêmia, praticando yoga

Para comemorarmos todos juntos, conectados em um só propósito, te convido agora a buscar o evento mais próximo de você para participar de uma prática. Muitos locais prepararam aulões em comemoração ao Dia Internacional do Yoga. Dá uma conferida no calendário aqui do Portal.

Depois você volta para contar como foi? Se você voltar e compartilhar comigo a sua experiência, prometo compartilhar a minha. ☺

Namastê.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Yoga, um caminho rumo à transformação

Sobre o autor

Giselli Duarte

Giselli Duarte

Sempre gostei muito de escrever, mas antigamente eu falava sobre outros temas. A partir do momento que eu me permiti trilhar o caminho do autoconhecimento, tudo começou a fazer mais sentido e ficar muito mais leve.

Hoje gosto de escrever e compartilhar aquilo que pode fazer sentido para alguém.

Às vezes faço uma coletânea de pensamentos ou experiências próprias, e em outros momentos utilizo um quê de inspiração de pessoas maravilhosas espalhadas pelo mundo.

Sinto que tudo o que busquei para me especializar e atuar em certas áreas me ajudou bastante. Sou formada em marketing e gestão de negócios e atuei em mercados distintos, os quais moldaram meu lado profissional. Todavia, gosto de pensar que toda a bagagem que aprendi em cursos como hatha yoga, reiki, aromaterapia, florais de Bach, fitoterapia, naturopatia e em tantos outros me deu o contraponto que eu precisava. Não à toa amo ler e intercalar livros de empreendedorismo e negócios com os de espiritualidade e autoconhecimento.

Fique à vontade para ler meus textos e comentar aquilo o que sentir no coração.

Acesse os links abaixo:

Email: giselli.du@outlook.com
Site: : giselliduarte.com.br I insighttimer.com/giselli/
Facebook:: @giselli.d
Instagram : @giselli.d
Twitter : @gisellidu
Linkedin : Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento