Nutrição Nutrição Energética

Canela e cardamomo para os dias de inverno

canela e cardamomo
Juliana Luz
Escrito por Juliana Luz
O inverno nos coloca em contato com uma forte energia yin (feminina). Nos pede recolhimento, introspecção e isolamento. Inconscientemente, buscamos mais as nossas “cavernas”, falamos e nos relacionamos menos, nos vestimos mais, buscamos alimentos mais quentes e calóricos.

Mas diferente do que acontece na natureza, não podemos hibernar durante a estação fria. É preciso seguir a rotina estafante mesmo que o corpo clame por mais horas de sono. Assim, surgem as tristezas do inverno, já que a energia é mais densa e regida pelo elemento água que atua em nossas emoções.

Aparecem também as infecções, inflamações e dores no corpo, sinais de que a natureza interna não está sendo respeitada. Ocorre uma queda natural do elemento fogo, responsável pela energia da alegria e do entusiasmo.

A preguiça domina a nossa rotina e acarreta um déficit em nosso elemento terra, que nos traz a força de realização. No inverno, os elementos fogo e terra ficam em queda natural, enquanto a água, abundância natural. O resultado desse desequilíbrio consiste em melancolia, mágoas, desânimo e desatenção.

A alimentação pode (e deve) ser utilizada para auxiliar no reequilíbrio energético durante esse período. As especiarias e suas funções “mágicas” são nossas grandes aliadas durante os dias de inverno, em especial a canela, fonte de elemento fogo, e o cardamomo, rico em elemento terra.

canela e cardamomo

As duas em conjunto são a combinação perfeita para acender o nosso fogo interno e ancorar os nossos pés no chão, aquela súbita vontade de pular da cama antes do despertador tocar. É exatamente essa energia que trabalha essa dupla de especiarias. O recolhimento e a introspecção são, sim, necessários no inverno, inclusive para que a nossa energia, planos e emoções sejam transformados e possam germinar fortalecidos na primavera.

Mas passar por esse período com menos sofrência e preguiça não faz mal para ninguém! Concorda?

Chocolate quente para os dias de inverno

  • 200ml de leite de amêndoas (ou leite de vaca se preferir);
  • 20g de chocolate 50% cacau em pedaços;
  • 1 ramo de canela em pau;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 1 semente de cardamomo levemente amassada;
  • 1 colher de sobremesa de melado de cana.

Derreta o chocolate no leite de amêndoas, em fogo bem baixo, acrescente a canela em pau e o cardamomo. Quando ferver, desligue o fogo e adicione o melado e a canela em pó.

Dica para quem curte café: acrescente ao pó de café uma pitada de canela e outra de cardamomo em pó. Além de trazer um aroma especial e sabor incrível, o cafezinho vem turbinado de energia.

 

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Juliana Luz

Juliana Luz

Nutricionista, terapeuta holística e astróloga. Atende em consultório com aconselhamento terapêutico, é facilitadora de cursos de gastronomia saudável, nutrição energética, autoconhecimento e círculos de mulheres, sendo uma das idealizadoras do projeto “Lua Azul - Despertar do Feminino”.

Pioneira em Nutrição Energética no Brasil e uma das sócias da empresa Cozinha da Iaiá – Geleias Terapêuticas .

Difunde a ideia de que o alimento nutre, não somente o corpo físico, como também fortalece a alma, por meio do equilibro físico, emocional e energético.

Contatos:

E-mail: [email protected]
Facebook: Cozinha da Iaiá | Julliana luz
Instagram: @cozinhaiaia
Celular : 11 9 9951 3398 (WhatsApp)
Site: www.nutricaoenergetica.com.br (Em breve)