Energia em Equilíbrio Saúde Integral Yoga

Kriya: yoga para os olhos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Melhoria na postura e fortalecimento da musculatura são apenas dois benefícios do yoga. Mas sabia que ele também faz bem aos olhos? Conheça a trataka kriya, o yoga para os olhos e aprenda alguns exercícios.

O que é Trataka Kriya?

No sânscrito, trataka é “ação purificadora” e kriya, “olhar atenta e fixamente”. Trataka Kriya significa “ação purificadora através do olhar fixo e atento”. A técnica mostra-se muito importante, principalmente nos dias atuais, onde aproximadamente 35% das pessoas ao redor do mundo têm miopia ou hipermetropia.

As causas de algumas doenças oculares estão relacionadas a tensões crônicas e problemas emocionais/ mentais. Os exercícios do Trataka Kriya mantêm a saúde dos olhos, protegendo-os contra a deterioração de estruturas, membranas e músculos associados aos movimentos e foco/nitidez das imagens. A técnica é realizada com o dedo ou a chama de uma vela e ajuda a amenizar sintomas das doenças citadas anteriormente.

Benefícios

A técnica não cura nenhum problema, porém, com regularidade, é possível notar melhora em alguns meses. Conheça alguns benefícios do Trataka Kriya:

  • Diminui dores de cabeça;
  • Melhora a visão e a memória visual;
  • Reduz a ansiedade;
  • Pode ser praticado no tratamento da depressão;
  • Para os adeptos da meditação, é um preparatório.
Como praticar o Trataka Kriya?

Existem alguns rituais para o Trataka Kriya, veja quais são:

  • Durante o dia, faça os exercícios de frente para o sol;
  • A posição geralmente é sempre sentado, com as pernas cruzadas e a coluna ereta, em esteira ou cobertor dobrado, mas existem exercícios feitos em pé e sentado com as pernas esticadas;
  • Respiração lenta e profunda para relaxar todo o corpo.

Fonte: The Art Of Living

Exercícios

Confira agora seis exercícios de Trataka Kriya:

  • Piscar

Repita 10 vezes o movimento de fechar os olhos rapidamente. Feche os olhos e faça 6 respirações profundas. Repita o exercício 5 vezes.

  • Palming ou apalpar

Com os olhos fechados, esfregue as palmas das mãos até elas esquentarem. Coloque-as nas pálpebras sem fazer pressão. O exercício melhora a circulação do líquido entre a córnea e o cristalino, o chamado humor aquoso, principalmente se realizado no nascer ou pôr do sol. Nesse caso, não olhe para o sol diretamente após a atividade. Repita o exercício 5 vezes.

  • Olhar próximo e distante

Fique em pé, perto de uma janela aberta onde você enxergue claramente o horizonte. Posicione seus braços retos e encostados ao corpo. Olhe para o nariz durante 10 segundos, depois olhe para o horizonte por 10 segundos. Feche os olhos e relaxe. Repita de 10 a 20 vezes.

  • Olhar para a ponta do nariz

Sentado com as pernas cruzadas, deixe o braço direito esticado na frente do nariz com o dedão para cima. Mantenha os olhos na ponta desse dedo. Flexione o braço devagar e leve-o para a ponta do nariz, mantendo o foco na ponta do dedo. Fique nesta posição por alguns segundos e estique o braço bem devagar. Inspire quando levar o dedão para a ponta do nariz e segure o ar quando o dedo estiver no nariz. Solte o ar quando esticar o braço. Repita 5 vezes.

  • Para cima e para baixo

Sentado com as pernas esticadas na frente do corpo, coloque os punhos sobre os joelhos e deixe os dedões para cima. Com o braço reto, levante o dedão direito e siga a movimentação sem mexer a cabeça. Volte o dedão para a posição inicial, acompanhando o movimento com a cabeça imóvel. Faça o mesmo com o dedão esquerdo. Repita 10 vezes, 5 para cada dedo. Quando levantar os olhos, inspire. Quando abaixá-los, faça o contrário. Ao término de cada sessão, feche os olhos e relaxe.

  • Olhar para os lados ou visão lateral

Sentado na mesma posição do exercício 4, leve os braços na altura dos ombros com as mãos fechadas e os dedões para cima. Escolha um ponto fixo na sua frente e ao nível dos olhos e mantenha sua cabeça nessa posição. Direcione seu olhar nessa ordem: dedão esquerdo, espaço entre sobrancelhas (olhando para cima), dedão direito, espaço entre sobrancelhas e dedão esquerdo.

Repita de 10 a 20 vezes, feche os olhos e relaxe após cada sessão.

O exercício é ótimo para relaxar as tensões oculares comuns a estudantes, pessoas que trabalham com leitura de documentos e ficam em locais fechados. Ajuda quem tem estrabismo.

Não se convenceu dos benefícios do yoga para os olhos? Talvez você ainda não tenha entendido o que representa essa milenar técnica. Conscientize-se lendo mais a respeito!


Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]