O Ano Novo é uma festividade celebrada no mundo todo para marcar o início de um novo ano. É um momento de celebrar a união, o respeito, o amor e a esperança para a realização de sonhos e de metas. Além disso, a ceia de Ano Novo, que acontece na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro é o momento ideal para agradecer por toda a fartura e pela possibilidade de nos alimentarmos ao lado de quem mais amamos.
Em geral, a ceia é composta por um tipo de carne e por acompanhamentos para esse prato, que podem incluir arroz, feijão, cereais, batatas, molhos e frutas. Ainda que essa seja uma tradição seguida por muitas pessoas, existem outras possibilidades. Com a ascensão dos movimentos vegetariano e vegano, o consumo de carne está sendo reduzido até mesmo em datas comemorativas.
A tomada de consciência sobre os nossos hábitos de alimentação e sobre a indústria da carne, no entanto, não são sinais de que a ceia de Ano Novo não será comemorada de acordo com a tradição. Todos os sentimentos positivos que também marcam essa refeição continuam se fazendo presentes.
Ao entrar em contato com o vegetarianismo e com o veganismo, é possível conhecer uma variedade maior de alimentos que podem substituir a carne do prato principal da ceia. No caso do vegetarianismo, a alimentação não deve conter qualquer tipo de carne (vermelha, branca, suína, de peixe).
Para o veganismo, que é um passo além do vegetarianismo, qualquer alimento de origem animal deve ser evitado, o que inclui carnes, ovos, leites, mel e derivados desses produtos. É importante ressaltar que todo alimento vegano é também vegetariano, mas nem todo alimento vegetariano é também vegano.
O que pode parecer impossível para as pessoas que ainda não aderiram a algum desses movimentos já é uma realidade para outras. É possível fazer uma ceia saborosa e completa sem alimentos que são provenientes de animais. A seguir, você vai conferir algumas receitas para fazer nessa data especial. Que tal começar o ano experimentando uma refeição vegetariana ou vegana
Direto ao ponto
Receitas vegetarianas para a ceia de Ano Novo
1) Batatas assadas com cogumelo e queijo cremoso
Ingredientes
- 250g de cogumelos paris, shitake e shimeji fatiados
- 3 colheres de sobremesa de azeite
- Sal e pimenta do reino
- Sálvia
- ¼ de xícara de salsa picada
- 4 dentes de alho esmagados
- 1kg de batatas pequenas pré-cozidas e cortadas em gomos
- 200g de queijo Taleggio
Preparo
- Salteie os cogumelos em uma frigideira, temperando com azeite, sal, pimenta, sálvia e alho durante quinze minutos. Todos eles devem ficar dourados.
- Em uma assadeira, tempere as batatas com azeite, sal e pimenta. Cubra a assadeira com papel alumínio e a coloque na parte do forno mais perto da chama por quarenta minutos. As batatas ficarão tostadas, mas não queimadas.
- Misture as batatas e os cogumelos em uma travessa, para então adicionar o queijo por cima de tudo. Coloque a travessa no forno e aguarde três minutos para que a receita fique gratinada.
2) Ravioli com queijo de cabra e limão siciliano
Ingredientes
Recheio
- 400g de queijo de cabra fresco
- 100g de queijo grana padano ralado
- 1 limão siciliano
- ½ colher de café de sal
- ½ colher de café de açúcar
- Pimenta
Massa
- 400g de sêmola de trigo
- 200ml de água morna
- 30ml de azeite
- Molho
- 60g de manteiga sem sal
- Sálvia
- 50g de amêndoas torradas
- 120g de tomates em cubos, sem pele e sem semente
Preparo
Recheio
Com auxílio de uma peneira, deposite todos os ingredientes do recheio em uma travessa. Deixe as mãos limpas e então misture esses ingredientes até formar uma massa.
Massa
- Em uma vasilha, misture a água morna, o azeite e a sêmola. Você deve mexer esses ingredientes até que eles estejam consistentes a ponto de se soltarem da vasilha. Depois, usando um rolo, abra a massa até que ela tenha uma espessura de meio centímetro.
- Divida em dois essa massa esticada. Em uma das metades, você deve colocar o recheio em bolinhas distantes umas das outras. Com a outra metade, cubra a primeira parte da massa.
- Pressione a massa em volta das bolinhas e a recorte no formato que quiser (redondo ou quadrado, por exemplo, usando um cortador).
Molho
- Aqueça a manteiga em uma frigideira. Coloque a sálvia e a tempere com sal. Enquanto isso, pegue outra panela para cozinhar o ravioli em água fervente com sal. O ponto dessa massa é um pouco resistente. Assim que estiver pronto, escorra e os reserve.
- Na frigideira, acrescente o tomate e então coloque o ravioli. Leve essa mistura ao prato e jogue amêndoas torradas por cima.
Receitas veganas para a ceia de Ano Novo
1) Berinjela ao vinho
Ingredientes
- 3 berinjelas médias cortadas em rodelas, com casca
- 50ml de vinagre branco
- ¼ de xícara de chá de azeite
- Sal e pimenta branca
- Ervas
- 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
- 3 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã picadas
- 10 dentes de alho picados
- 1cm de pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
- 1 colher de sobremesa de sal
- ½ xícara de chá de azeite extravirgem
Finalização
- 75g de nozes torradas e picadas
- 100ml de vinho tinto seco
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Deixe as berinjelas de molho por vinte minutos em uma mistura de dois litros de água, uma colher de sopa de sal e vinagre branco. Lave as rodelas em água corrente e as esprema para temperar com sal e pimenta.
- Unte com azeite uma assadeira baixa e espalhe as berinjelas sobre ela. Coloque azeite em cada rodela e leve ao forno pré-aquecido durante vinte minutos, até que a berinjela esteja macia.
- Depois despeje as ervas misturadas sobre as berinjelas e acrescente as nozes picadas e o vinho. Deixe no forno por dez minutos. O ideal é que você sirva no dia seguinte, com tomates cerejas e ervas frescas.
2) Spaghetti de pupunha com shimeji
Ingredientes
- 400g de fios de pupunha
- 100g de shimeji
- 100g de shitake
- 1 abobrinha cortada em cubos
- 1 erva-doce fresca cortada em cubos
- 1 tomate cortado em cubos
- 1 dente de alho amassado
- Azeite ou óleo de coco
- Sal, pimenta e ervas para temperar
- Castanha de caju
Preparo
Em uma frigideira, comece refogando o alho no azeite. Depois coloque todos os ingredientes da receita, com exceção das castanhas. Em dez minutos, a sua receita já estará pronta. Se você quiser legumes mais macios, eles irão soltar água. É provável que a mistura perca o sabor original. Coloque as castanhas por cima para trazer crocância.
3) Sorvete de paçoquinha com amendoim torrado
Ingredientes
- ½ xícara de açúcar demerara
- 10 paçoquinhas
- 2 xícaras de leite de coco
- 1 xícara de leite de amendoim
- Amendoim torrado
Preparo
Em um liquidificador, misture todos os ingredientes, com exceção do amendoim torrado até formar uma mistura homogênea. Coloque tudo em um recipiente de inox e tampe. Deixe no congelador por quatro horas. Em seguida, bata no liquidificador novamente e leve ao congelador somente para deixar consistente. Use o amendoim torrado para decorar.
4) Pavê de pêssego
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de leite de amêndoas
- 4 colheres de sopa de açúcar demerara
- ¼ de colher de chá de extrato (ou essência) de baunilha
- ½ xícara de chá de água com 4 colheres de sopa de amido de milho
- ½ xícara de chá de leite de coco
- 1 lata de pêssegos em calda picados
- 1 pacote de bolachas veganas do tipo maisena
Preparo
- Coloque uma panela em fogo médio e adicione o leite de amêndoas, o açúcar e a baunilha. Aguarde ferver para então abaixar o fogo e acrescentar a mistura de água e amido de milho. Assim que engrossar, adicione o leite de coco e misture novamente.
- Umedeça as bolachas na calda do pêssego e monte o pavê. Para fazer isso, você deve mesclar camadas de bolacha, de creme (mistura feita anteriormente) e de pêssego em calda picado. Deixe na geladeira por no mínimo oito horas antes de servir.
A ascensão dos movimentos vegetariano e vegano demonstra uma mudança na forma como encaramos a celebração. No entanto, essa mudança não sugere o fim das comemorações tradicionais. Pelo contrário, ao explorar o vegetarianismo e veganismo, abre-se um grande leque de alternativas para substituir a carne no prato principal da ceia.
Tanto o vegetarianismo, que exclui qualquer tipo de carne, quanto o veganismo, que vai além e evita todos os alimentos de origem animal, proporcionam a oportunidade de criar uma ceia saborosa e completa sem alimentos provenientes de animais. Portanto, a celebração de Ano Novo pode continuar, oferecendo uma experiência culinária diversificada e consciente para todos.
Assim, ao considerar a mudança para uma ceia vegetariana ou vegana, abrimos as portas para um novo ano repleto de possibilidades gastronômicas. A diversidade de receitas vegetarianas e veganas disponíveis hoje permite que cada pessoa crie uma refeição especial e deliciosa, alinhada aos seus valores e preferências alimentares.
Você também pode gostar
Portanto, que tal iniciar o ano novo com uma experiência culinária diferente, explorando novos sabores e texturas que não apenas satisfazem o paladar, mas também contribuem para um mundo mais sustentável e compassivo? A ceia de Ano Novo pode ser uma oportunidade não apenas para celebrar, mas também para refletir e agir em prol de um futuro mais saudável para nós e para o planeta.