Nutrição Nutrição Funcional

Alimentos funcionais: o poder da berinjela

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Existem muitos motivos pelos quais todos nós deveríamos apreciar e incluir a berinjela em nossas vidas. Com sabor único e agradável, a berinjela é pouco calórica, diurética, repleta de antioxidantes e carboidratos bons. Tudo isso e ainda auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) do nosso corpo. Então, por que não incluí-la na dieta?

Assim como o tomate, a berinjela é considerada um fruto e suas riquezas já começam na casca. A cor roxa de sua casca se deve à antocianina, que é um fitoquímico antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células do corpo.

A casca também possui vitaminas e sais minerais essenciais ao corpo humano, como as vitaminas B9 e B6, fósforo, magnésio e potássio (um mineral que além de combater câimbras e auxiliar no desenvolvimento muscular, também é excelente no combate à depressão).

O fruto é rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino e aumentando a sensação de saciedade.
A pectina, uma fibra solúvel, está bastante presente na composição da berinjela e é a fibra responsável pela redução da fome, pois ao entrar em contato com a água, a pectina forma uma camada gelatinosa que reduz o apetite. Ou seja, a berinjela também é indicada para pessoas que estão tentando controlar ou perder peso.

É muito rica, também, em vitamina B3, que estimula o metabolismo e dá mais disposição para a realização das tarefas diárias.

Suas propriedades anticolesterol são comprovadas cientificamente, embora não se saiba qual substância é a responsável pelo benefício.

Muito versátil, pode ser preparada de diferentes maneiras, seja grelhada, cozida, curtida no azeite ou recheada. Inclusive, podemos encontrá-la na forma de farinha ou até mesmo em cápsulas. Sua farinha pode ser adicionada a sopas, saladas, iogurtes e sucos.

Contudo, é válido ressaltar que o fruto deve fazer parte de uma dieta equilibrada, associada a um estilo de vida saudável para que seus benefícios sejam plenamente sentidos.

Receitas rápidas e deliciosas com berinjela:
Ratatouile

Ratatouile Berinjela

Ingredientes:

– 3/4 de cebola cortada em rodelas;
– 1 dente de alho amassado;
– 1 Col (sopa) de azeite extravirgem;
– 1 berinjela cortada em cubinhos;
– 1 abobrinha cortada em cubinhos;
– 1/3 de pimentão verde e vermelho cortado em cubinhos;
– 5 tomates maduros cortados em cubinhos;
– Sal e pimenta a gosto.

Preparo: Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Vá acrescentando os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.
Rende: 4 porções.
Calorias por porção: 52

Iscas de berinjela

Tiras de Berinjela

Ingredientes:

– 3 berinjelas médias;
– 1/2 xícara de salsinha picada;
– 1 dente alho picado;
– 3 colheres de molho de soja (shoyu);
– Azeite;
– Sal.

Preparo: Corte as berinjelas ao meio. Em uma assadeira untada com azeite, coloque as berinjelas e leve ao forno por 20 minutos até murcharem e ficarem escuras.
Corte-as em tiras pequenas. Em uma frigideira coloque azeite, frite as tirinhas de berinjela e acrescente o alho, shoyu e sal. Deixe esfriar, polvilhe a salsinha e bom apetite.
Rende: 4 porções.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]